sexta-feira, 11 de agosto de 2017

POP 5 - FESTIVAL DE SUCESSOS - 1967 - REPOST

O resgate do álbum desta postagem, intitulado "Pop-5 - Festival de Sucessos" é devido as manifestações da família de um dos integrantes do grupo que lançou o disco, Mauricio e Sra. Lenice Urban, que complementaram as informações que dispúnhamos.

Este disco é uma raridade e acredito que fomos um dos primeiros a postá-lo na rede em março de 2012. Posteriormente, em 2013, o blog SintoniaMusikal o reapresentou com um material de áudio superior. Por sinal, como sempre, agradeço o Chico, já que aproveitei o material dele de áudio e substitui o meu que era limitado, devido a origem do material.  

Com base nas informações que coletei na época, nos anos 1960, o grupo Pop-5 costumava participar dos circuitos de festivais da Música Popular Brasileira. Uma participação destaque foi no III Festival de Música Popular Brasileira , realizada pela TV Record, no ano de 1967, com a música Gabriela. 

Além disso, fizeram muito sucesso, tocando muito em bailes por todo o interior de São Paulo e também em outros estados.  

O grupo era formado por Mário (guitarra solo), Paulo (bateria e ritmo), Umberto Urban (órgão, celeste e arranjos), Walter (contra baixo) e horácio (guitarra base). 

De acordo com com a família Urban, que gentilmente nos contatou pelo blog, Umberto Urban faleceu em 08 de novembro de 2015, após uma vida dedicada a música, realizando muitos trabalhos, principalmente como regente arranjador, por 38 anos, do Coral AABB, de São Paulo, que atualmente se chama Umberto Urban AABB SP. Também deixou um vasto acervo de arranjos para coral, instrumentais e composições inéditas.

O álbum desta repostagem, acredito que deve ser o único LP gravado pelo grupo. Foi lançado em 1967, pela gravadora Som Maior. O disco foi dividido em duas partes. 

A primeira com sucessos de festivais de  música brasileira, com destaque para as músicas Alegria, Alegria, de Caetano Veloso, Belinha, de Toquinho e Vitor Martins, Roda Viva, de Chico Buarque, Maria, Carnaval e Cinzas, de Carlos Paraná, que no festival foi interpretado por Roberto Carlos e Gabriela, de Maranhão. 

Na segunda parte, seis sucessos internacionais, em formato instrumental, com leve backing vocal, com destaques para as músicas Mellow Yellow, de Donovan e The Shadow Of You Smile, de Johnny Mandel e Paul Francis Webster. 

A seleção das músicas do disco são as seguintes:

1. Alegria, alegria; 
2. Belinha; 
3. Gabriela; 
4. Roda viva; 
5. Maria, carnaval e cinzas; 
6. Manhã de primavera; 
7. Mellow yellow; 
8. Windy; 
9. Stasera mi butto; 
10. Lullaby to Tim; 
11. Dio, come ti amo; 
12. The shadow of you smile.




















Links:






Nenhum comentário:

Postar um comentário