sexta-feira, 25 de maio de 2018

CARAVELLI - BUTTERFLY (1971) REPOST

A orquestra Caravelli é mais uma das grandes orquestras francesas, que surgiu no final da década dos anos 1960, em uma época que predominou o gosto por orquestras, criando o estilo “Easy Listening”. 

Seu arranjador era o maestro, compositor e arranjador Claude Vasori, nascido em Paris, no dia 12 de setembro de 1930, filho de um pai italiano e mãe francesa. Aos sete anos de idade iniciou na música, com ajuda de sua mãe, que o ensinou a tocar piano, vocalizar e harmonizar as canções.

Aos 13 anos de idade começou a frequentar o Conservatório de Paris. Aos 20 anos trabalhou em turismo, acompanhando cantores ao piano. Finalmente aos 26 anos iniciou a sua carreira de maestro de orquestra.

Na década de 1960 iniciou a trajetória de sucesso da Orquestra Caravelli. Sua característica principal era a execução de arranjos orquestrados da música popular que estava nas paradas de sucesso, independente da sua origem, da mesma forma que faziam as  outras orquestras francesas, tais como Franck Pourcel, Paul Mauriat e Raymond Lefreve. 

O destaque dessa orquestra foi a predominância de violinos harmoniosos e o tom melodioso dos arranjos, se assemelhando a Orquestra de Franck Pourcel. Sua discografia é vasta, composta de dezenas de álbuns, muitos já postados na internet, inclusive aqui no blog LaPLayaMusic Oldies.

O álbum desta repostagem tem como título homônimo a canção Butterfly, do francês Danyel Gérard. Foi lançado no Brasil em 1971, pela gravadora CBS, pelo selo Epic, juntamente com o álbum "She's a Lady". 

Desse disco destaco três músicas da dupla "Simon and Garfunkel", sucesso da época, com as músicas Mrs RobinsonThe Boxer e Sound of Silence, sem contar a música francesa título do disco.

A ótima seleção é composta das seguintes faixas:

1. Butterfly; 
2. Mamie Blue; 
3. Mets ta main dans la main; 
4. Sound of silence; 
5. On laisse toujors quelqu'un derriere soi; 
6. Au temps du cinema muet; 
7. The foul; 
8. Je t'aime je t'aime; 
9. The boxer; 
10. Jesus; 
11. Me voy muy lejos; 
12. Mrs. Robinson.

















 Versão Alternativa








Claude Vasori (Caravelli)

Links:







Nenhum comentário:

Postar um comentário