quinta-feira, 3 de maio de 2018

ROCK N' ROLL - GUITAR CLASSICS - GREAT INSTRUMENTALS FROM THE 50'S AND 60'S (1990)

Nesta postagem, resgato o final dos anos 1950 e início dos anos 1960, onde predominou as leituras instrumentais individuais e em bandas ou conjuntos como eram chamados na época.

Eu sou suspeito em comentar sobre esse período, pois sou fã, principalmente dos The Ventures e The Shadows. Considerando as limitações dos recursos de guitarra e de mesa de som daqueles tempos, conclui-se o quanto eram bons na hora de executar os solos das guitarras.

Sem contar com os conjuntos locais, que tinham muita qualidade e em termos de recursos sofriam mais do que os grupos dos países mais desenvolvidos. 

No Brasil, era um tempo de guitarras Giannini, violões DiGiorgio e outros instrumento feitos artesanalmente, como por exemplo, dos Mutantes. A felicidade era quando as bandas estrangeiras chegavam no Brasil para shows e vendiam o seus equipamentos para as bandas tupiniquins. 

O álbum desta postagem é uma compilação de grandes nomes da música instrumental daquela época, como The Ventrues, Duane Eddy, Dick Dale, Santo & Johnny, The Chantays, entre outros, lançado nos Estados Unidos, em 1990, pela gravadora K-tel. 

O disco contém apenas 11 músicas, ficando de fora muitos outros conjuntos e instrumentistas dessa época. Sempre fiquei indignado quando via discos no formato Compact disc - Cd, com poucas músicas e espaço de sobra. 

Para completar essas faixas, segue como bônus do blog LaPlayaMusic, mais duas músicas instrumentais, sendo Gerônimo, dos The Shadows, que acho incrível e Milionário (The Millionaire), na versão de Os Incríveis, que considero melhor do que a original. Poderia ter mais, mais quem sabe fica para uma próxima coletânea de minha própria seleção. Que acham?

As músicas e intérpretes desse álbum são as seguintes:

01. Walk don't run (The Ventures);
02. Rebel rouser (Duane Eddy);
03. Rumble (Link Wray & His Ray Men);
04. Memphis (Lonnie Mack);
05. Guitar boogie schuffle (The Virtues);
06. Sleep walk (Santo & Johnny);
07. Let's go rippin' (Dick Dale & His Del-Tones);
08. Stick shift (The Duals);
09. Pipeline (The Chantays);
10. Straight flush (The Frantics);
11. Wham! (Lonnie Mack);

Bônus:

12. Gerônimo (The Shadows);
13. O milionário - The Millionaire (Os Incríveis).



















Um comentário: