segunda-feira, 11 de junho de 2018

ENSAIO - JOGO DOS PSEUDÔNIMOS - MAURO CALDAS (2008/2009)

A pedido do blog Vinylmaniac, estou repostando o artigo de Mauro Caldas, intitulado "Ensaio - Jogo dos Pseudônimos", que merece ser compartilhado.

Já há algum tempo obtive o ensaio “O Jogo os Pseudônimos”, elaborado por Mauro Caldas, especialmente para o projeto Músicos do Brasil: Uma Enciclopédia, patrocinado pela Petrobras, por meio da Lei Rouanet. 

Li, achei muito interessante e contributivo para a memória da música brasileira. Tenho utilizado esse material (paper) nas informações que posto no blog LaPlayaMusic Oldies. 

Mas acho que todo o ensaio merece ser compartilhado com todos que acompanham e se interessam pela música dessa época.

Nas décadas de 1950, 1960 e 1970, gravadoras, maestros, grupos e músicos participaram de uma espécie de jogo com o público. 

Foi nesse período que, por razões comerciais, contratuais ou até por brincadeira, surgiram personagens musicais fictícios que existiram apenas nos estúdios de gravação e nas capas dos discos. Entre eles, estavam alguns dos mais importantes instrumentistas brasileiros.

A finalidade do ensaio é investigar 50 pseudônimos, sondar os motivos que levaram à sua criação, desvendar quem estava por trás deles, caracterizar seus estilos e relacionar as suas discografias de maneira que os ouvintes atuais possam fazer uma viagem de descoberta musical a um período de grande riqueza na música brasileira.

O autor, Mauro Caldas, é músico amador (contrabaixo), tendo atuação de destaque na cena musical brasileira da década de 1980, participando da pioneira banda punk carioca Coquetel Molotov. 

Durante mais de 15 anos atuou como consultor em tecnologia da informação nas principais empresas do setor, no Brasil e no exterior. Nos últimos anos, dedicou-se ao estudo e criação de comunidades virtuais em torno da música do Brasil, criando a maior comunidade da música brasileira na Internet, o Loronix, no qual recebe, através de seu personagem zecalouro, milhares de visitantes diários, reunidos em mais de 140 países.

Espero que apreciem esse material e manifestem as suas opiniões ou discordâncias e contribuam para que possamos ampliar esse leque de pseudônimos. 

Pretendo levantar se existem mais pseudônimos na música instrumental e orquestral das décadas de 1950 a 1980. Caso saiba de mais pseudônimos, por favor, me repasse para que eu possa posteriormente compila-los e adicionar nesse ensaio.

Para finalizar, quero deixar os meus parabéns pelo trabalho do Mauro Caldas.



Links:




Nenhum comentário:

Postar um comentário