2018

2018

sábado, 1 de dezembro de 2018

KELLY GORDON - DEFUNKED - BIG BLUES PARTY (1969) - REPOST

Atendendo a pedido, reapresentamos o álbum "Defunked", do cantor Kelly Gordon, lançado nos  Estados Unidos, em 1969,  pela gravadora EMI, pelo selo Capitol.  Esse disco não foi lançado no Brasil.

Pelo que percebi, poucos conhecem esse cantor, até porque gravou apenas um álbum e praticamente não obteve o sucesso que esperava. Confesso que eu também não conhecia. Mas vale a pena ouvir o álbum "defunked". O que me chamou a atenção nesse artista foi a intensidade da sua voz, que a principio quando a ouvi, pensei que era de um cantor negro. 

Não encontrei muita informação sobre o cantor, apenas que ele, na sequência, foi produtor musical, tendo trabalhado nos discos da cantora Dobbie Gentry e de outros.  Acredito que merecia ter mais sucesso como cantor.

Em minha opinião, os destaques desse álbum são as músicas Games People Play, He Ain't, He's My Brother e That's Life, que considero uma "jóia"

Por sinal, a música He Ain't Heavy, He's My Brother é a mesma canção gravada pelos "The Hollies" e Elton John no piano, que posteriormente estourou nas paradas de sucesso em todo o mundo. Em 1970, 0 cantor americano Neil Diamond também viria a gravá-la. Entretanto, descobri que a versão do Kelly Gordon foi gravada anteriormente, em 1969 e por ironia, não emplacou nas paradas.

Para quem não conhece, acho que vale a pena contar um pouco da história da canção He Ain't Heavy, He's My Brother, tema escrito por Bobby Scott e Russell Bob, que é considerada um dos hinos da década de 1960 e 1970, com a sua mensagem de amor, sacrifício, devoção e serviço. 

A história, por trás deste tema conta-se muito rapidamente: em 1918, um menino chamado Howard Loomis foi abandonado pela sua mãe numa instituição católica, o "Home for Boys " do Padre Flanagan, que acabara de abrir um ano antes. 

Howard tinha poliomielite e usava aparelhos corretores nas pernas, para que  pudesse locomover-se, já que as próteses eram muito pesadas, e andar era muito difícil para ele, especialmente quando tinha que subir ou descer os degraus. Os seus colegas mais velhos, por solidariedade, andavam com ele "nas costas"  por todo o lado. Um dia, o padre Flanagan, perguntou a Reuben Granger, um desses rapazes mais velhos, se carregar o amigo Howard não era difícil. Reuben respondeu:
"Father, He Ain't Heavy, He's My Brother (Padre, ele não é pesado, é meu irmão)". 

A seleção do disco é composta das seguintes canções:

1. Teeny boppin child; 
2. Games people play; 
3. Independently poor; 
4. He ain't heavy, he's my brother; 
5. Some old funky blues thang; 
6. Ain't that the truth ruth; 
7. Picadilly Willie; 
8. Love took my heart and mashed that sucker flat; 
9. If that don't get it, it ain't there; 
10. That's life.





 Capa (Front) - Versão Lp - 1969






 Contra Capa (Back Cover) - Versão Lp - 1969





 Contra Capa (Back Cover) - Versão Cd LaPlaya 2012






 Selo (Label) - Versão Lp - 1969





 Capa (Front) - Versão Compacto Simples - 1969





 Capa 2 (Front) - Versão Compacto Simples - 1969





Selo (Label) - Versão Compacto Simples - 1969

Links:








5 comentários:

  1. Olá amigo, você postou no seu blog boby de Carlos Lp 1968 e Joelma Lp 1970 mais o link está invalido é possível corrigir

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Reginaldo
      Seja bem vindo ao blog. Assim que puder, eu postarei. Final de ano é muito trabalho.
      Um abraço
      Hedson

      Excluir
  2. Olá amigo Hedson!

    Tudo bem? Seu blog é divino!!! Poderia postar na sua lista de blogs favoritos meus 2 blogs? Um é o Mistura Brasileira, somente de música brasileira e fica no https://amisturabrasileira.blogspot.com

    O outro blog é somebnte de discos natalinos, tanto nacionais quanto internacionais. Fica no https://christmasinbrasil.blogspot.com1

    Tanto em um blog quanto no outro há muitas raridades postadas, sejam antigas ou novas. Espero que curta os meus blogs!!!

    Abraços,

    Rafael

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Rafael
      Obrigado pelo apoio. Já estou divulgando os seus blogs. Um grande abraço e vida longa aos blogs.
      Hedson

      Excluir
  3. Hedson, outra excelente notícia para você e os visitantes do teu blog:

    Eu estarei inaugurando na próxima sexta, dia 07/12, o meu primeiro programa de MPB, pop, bossa nova, rock, samba, sertanejo, jazz, etc. na rádio Super Túnel no www.supertunel.net

    O programa se chama "Café, Música E Companhia" e terá 1 hora de duração, e será exibido todas as sextas-feiras de 22 horas às 23 horas. Gostaria muito de que vocês ouvissem o programa. Também será exibido um programa especial de Natal na noite do dia 24 de dezembro somente com músicas natalinas, seja nacional ou internacional.

    O programa de Natal será exibido de 22 horas do dia 24 de dezembro às 0 horas do dia 25 e se chamará "Natal Legal".

    Conto com a sua audiência e participação!

    Participe e compartilhe nas redes sociais esta importante informação!!! Quem não tem PC, pode baixar o aplicativo no site da Google Play Store e escutar no celular!

    Att,

    Rafael Molive
    Pesquisador Musical/Produtor Musical/Radialista

    ResponderExcluir