quinta-feira, 13 de dezembro de 2018

LUÍS BORDON - A HARPA E A CRISTANDADE - VOLUME 1 (1969)

Apesar de já ter sido postado por inúmeros blogs brasileiros, não poderíamos deixar de lembrar das músicas interpretadas por Luis Bordon em sua harpa paraguaia,  cuja performance é reconhecida mundialmente, pelo seu álbum “A Harpa e a Cristandade!”, volumes 1 e 2. 

Luis Bordon nasceu em Guarambaré, no Paraguai, no dia 19/08/1926 e faleceu em 2006. Foi um reconhecido músico intérprete de harpa paraguaia. Desde a infância teve o incentivo dos pais para se dedicar à música. Começou a estudar harpa paraguaia e logo se tornou um exímio nesse instrumento.

Em 1950, iniciou na orquestra de Julian Rejala, fazendo várias apresentações no Paraguai e no Brasil. Em 1959, gravou o seu primeiro álbum “Harpa Paraguaya em Hi-Fi”. 

Nessa época se transferiu para o Brasil onde morou por vários anos e gravou o disco o tornaria conhecido “A Harpa e a Cristandade”, com canções de Natal, tais como Jingle Bells e Noite Feliz. Durante vários anos foi sucesso de vendas nas festas natalinas e de réveillon.

Em 1970, esse álbum ganhou uma nova versão em formato estereofônico, contando com novos efeitos sonoros. Em 1972, foi lançada o Volume 2, com estilo mais moderno para a época, lembrando um rock progressivo. 

Mudou-se para os USA, onde morou por três anos antes de retornar ao Paraguai, onde morreu em 2006, aos 80 anos. Gravou um total de 34 discos.

Fontes: Wikipedia, 2018.

Reapresentando a nossa postagem de 06 de Dezembro de 2012, segue o famoso e clássico álbum “A Harpa e a Cristandade - Volume 1”, que foi lançado no Brasil em 1969 e relançado em 1970 e 1975, pela gravadora Chantecler, com o selo Alvorada. 

Nesse disco se destacam as canções compostas por brasileiros, tais como: O Velhinho (Otavio Babo Filho), Natal das Crianças (Blecaute), Natal Festivo (Mario Rinaldo), Fim de Ano (Francisco Alves e David Nasser) e principalmente a linda e tocante Boas Festas, composta por Assis Valente. 

As músicas que compõem a seleção natalina desse álbum são as seguintes:

01. Jingle bells; 
02. Noite silenciosa; 
03. Natal de paz; 
04. O velhinho; 
05. Natal das crianças; 
06. Arvore de natal; 
07. Boas festas; 
08. Pinheirinho agreste (O Tannebaum); 
09. Oração de natal; 
10. Feliz navidad; 
11. Natal festivo; 
12. Fim de ano.

2 comentários:

  1. Caro Hedson,

    Se você dispuser do Volume 2, seria possível fazer um upload para os fans?

    Muito obrigado pela prontidão.

    ResponderExcluir
  2. Interessante, versão aprimorada mas a original persiste (Mono); Saudações!

    ResponderExcluir