segunda-feira, 25 de fevereiro de 2019

ROY BUDD - PLAYS THE MUSIC OF GILBERT O' SULLIVAN (1973)

O pianista e compositor britânico de jazz Roy Budd (Roy Frederick Budd) nasceu em 14 de março de 1947, em South Norwood, no sul de Londres e morreu em  7 de agosto de 1993. Era conhecido pela realização de várias trilhas sonoras de filmes, incluindo “Get Carter” e “The Wild Geese”.

Roy Budd começou a se interessar por música desde cedo e começou a tocar piano quando tinha dois anos de idade, inicialmente de ouvido e copiando várias melodias que ouvia do rádio.

Quando ele tinha seis anos, dois especialistas em música austríaca o visitaram em casa e depois de vários testes, descobriram que ele tinha o tom perfeito. Em 1953, ele fez sua estreia no concerto público no London Coliseum. Com a idade de oito anos, ele tocava o órgão Wurlitzer e quatro anos depois ele apareceu na televisão no London Palladium. Embora amplamente considerado um pianista autodidata, ele também recebeu lições de piano de uma senhora chamada Sax, que também morava em Mitcham.

Em 1950 e 1951, ele apareceu no show Carroll Levis no rádio e também venceu uma competição de talentos em um programa de televisão apresentado por Bert Weedon em 1952. Ele cantou algumas músicas de Jerry Lee Lewis quando tinha onze anos com seu irmão Peter e um amigo no Sutton Granada, sob o nome de The Blue Devils.

Ele formou o Roy Budd Trio com o baixista Peter McGurk e seu primo, o baterista Trevor Tomkins, antes de deixar a escola e embarcar em uma carreira como pianista de jazz. Roy mais tarde reformou o trio, com Tony Archer ou Jeff Clyne no baixo e Chris Karan na bateria. Clyne foi depois substituído por Pete Morgan, criando um line-up que foi mantido até a sua morte.

Ele conheceu o compositor Jack Fishman enquanto trabalhava no clube Bull's Head, em Londres. Em 1965, Fishman conseguiu assinar com Pye, que lançou o primeiro e único single Birth of the Budd.

Em 1967 lançou o álbum “Pick Yourself Up”, com Peter McGurk no baixo e orquestra e Dave Holland no baixo nas quatro faixas com o trio sem orquestra. Chris Karan estava na bateria e Tony Hatch e Johnny Harris organizaram as faixas orquestrais. Em suas anotações, Hatch menciona o desempenho de Budd no programa de David Frost, na televisão, em fevereiro de 1967, tocando a composição de Frank Loesser, I’ve never been in love before, que está no álbum.

Na mesma época, ele também gravou um álbum chamado simplesmente “Roy Budd” apresentando Ian Carr no trompete; Dick Morrissey no sax tenor; Trevor Tomkins na bateria; e com o colega pianista Harry South fazendo os arranjos.

A carreira cinematográfica em trilhas sonoras de Roy Budd é extensa. Em 1967, Budd forneceu a música tema para a série Mr. Rose, da TV Granada, estrelada por William Mervyn. Em 1970, Budd fez sua estreia no cinema para o diretor Ralph Nelson, que estava à procura de um compositor inglês para seu polêmico filme, o americano “Soldier Blue”.

Budd gravou uma fita de sua própria interpretação da música dos compositores Jerry Goldsmith, John Williams, Max Steiner, Dimitri Tiomkin e Lalo Schifrin. O “Soldier Blue” foi filmado principalmente no México e se baseou, em uma batalha que aconteceu em Sand Creek em 1864, quando centenas de índios Cheyenne foram brutalmente mortos. Apesar de ser pretendido como um 'antiviolência' ocidental, o filme foi fortemente criticado por sua violência. Além do tema principal, baseado no hit de Buffy Sainte-Marie com o mesmo título, compôs toda a música necessária para o filme e conduziu a Royal Philharmonic Orchestra nessa empreitada.

Em 1971, ainda com vinte e poucos anos, compôs uma de suas melhores obras conhecidas, a música do filme “Get Carter’. Escrito e dirigido por Mike Hodges, Get Carter estrelou Michael Caine, John Osborne e Ian Hendry. Nesta trilha tocava piano elétrico e cravo ao mesmo tempo. Nos anos 1970, gravou álbuns para a gravadora Pye.

Em 1981, a Liga Humana cobriu o tema de Get Carter em seu álbum multimilionário Dare. Mais tarde, trabalhou para o produtor Euan Lloyd em filmes, incluindo “Paper Tiger (1975)”, “The Wild Geese (1978)”, “The Sea Wolves (1980)”, “Who Dares Wins (1982)” e “Wild Geese II (1985)”. Ele também forneceu as adaptações para a versão cinematográfica de 1971 de Kidnapped e para o ocidental Yul Brynner, de Catlow.

Budd foi convidado por Ralph Nelson para compor a música para Flight of the doves, estrelando Ron Moody, Jack Wild e Stanley Holloway. Budd trabalhou com Dana, que cantou o tema do filme. Em 1972, Budd gravou a partitura para Fear is the key, baseada no romance de Alistair MacLean. Enquanto gravava a partitura, Budd foi influenciado por Ronnie Scott, Tubby Hayes e Kenny Baker, dando à música um tema de jazz. Scott tocou o saxofone para a sequência de perseguição de carros, que aconteceu ao longo do rio Mississippi. Nos anos 1980, seu trabalho incluiu as variações para o filme Mama Drácula.

Fonte: Wikipedia/Fev. 2019

Nesta postagem, apresentamos o álbum solo instrumental “Plays The Music of Gilbert O’ Sullivan”, lançado na Inglaterra, em 1973, pela gravadora Pye, pelo selo AD Series. 

A seleção do disco é composta das seguintes canções:

01. I hope you'll stay;
02. In my hole;
03. Alone again (naturally);
04. Ooh-wakka-doo-wakka-day;
05. What could be nicer?;
06. Too much attention;
07. Nothing rhymed;
08. Clair;
09. Who was it;
10. Matrimony;
11. No matter how I try;
12. Get down.





















Links:






Nenhum comentário:

Postar um comentário