Nesta postagem, apresento o álbum "O Melhor do Chorinho ao Vivo", do grupo Época de Ouro & Armandinho, lançado no Brasil, em 1997, pela gravadora CID - Companhia Industrial de Discos.
O grupo Época de Ouro foi um conjunto regional de choro fundado, em 1966, pelo instrumentista Jacob do Bandolim e teve grande importância no movimento de resistência do choro na década de 1960, época em que a Bossa Nova reinava quase absoluta.
A formação do Época de Ouro neste disco era composta por Dino (Violão de 7 cordas), Toni (Violão de 6 cordas), Cesar Farias (Violão de 6 cordas), Jorginho do Pandeiro (Pandeiro), Jorge Filho (Cavaquinho) e Ronaldo do Bandolim (Bandolim).
O instrumentista, cantor e compositor Armandinho que participa como um dos protagonistas do disco nasceu na cidade de Salvador, Bahia, em 22 de maio de 1953 e é filho de Osmar Macedo (da dupla Dodô e Osmar), músico e idealizador do trio elétrico e da guitarra baiana.
Paralelamente, no final dos anos 1970, Armandinho formou o grupo "A Cor do Som", que inicialmente serviu de banda de apoio a Moraes Moreira.
Ao lado de Dadi (Baixo vocal), Mú Carvalho (Teclados e vocal) e Gustavo Schroeter (bateria), a banda lançou seu primeiro disco em 1977 e se notabilizou pela alta qualidade instrumental, mesclando sonoridade de rock, jazz e música brasileira.
Em meados de 1979, Ary Dias (percussão e vocal) passa a integrar o grupo e apresentam canções inéditas no álbum "Frutificar", tais como: Beleza pura, Abri a porta e Zanzibar.
Em meados de 1981, Armandinho deixa a banda para se dedicar à carreira solo e seu projeto com Dodô e Osmar.
Ao longo dos anos seguintes, tem dado continuidade a seu trabalho instrumental, voltado para o choro e outros gêneros musicais, gravando e se apresentando ao lado de músicos como Raphael Rabello, Paulo Moura, Época de Ouro Moraes Moreira, Pepeu Gomes, Caetano Veloso, Yamandú Costa, entre outros.
As músicas que compõem a seleção musical do álbum da postagem são as seguintes:
01. Lamentos;
02. Sai do caminho;
03. Siri tá no pau;
04. Cabuloso;
05. Aguenta seu Fulgêncio;
06. Assanhado;
07. Czardas;
08. Samba do avião;
09. Diabinho maluco;
10. Noites cariocas;
11. Barracão;
12a. Apanhei-te cavaquinho;
12b Brasileirinho.