segunda-feira, 29 de março de 2021

CLAUDIA TELLES - INTERPRETA NELSON CAVAQUINHO & CARTOLA (1995)

Nesta postagem. apresento um álbum que aprecio muito, da cantora brasileira Claudia Telles, intitulado "Claudia Telles - Interpreta Nelson Cavaquinho & Cartola", lançado em 1995, pela gravadora CID (Companhia Industrial de Discos) e relançado em 2001, na mesma gravadora, pela série "A Arte de... Vol. 5". A produção foi realizada por Roberto Menescal e Raymundo Bittencourt, enquanto que os arranjos foram de Luiz Avellar.

A cantora, compositora e instrumentista Claudia Telles de Mello Mattos, nasceu no Rio de Janeiro, no dia 26 de agosto de 1957 e faleceu de insuficiência cardíca, no dia 21 de fevereiro de 2020 e durante a sua carreira interpretou canções românticas, fazendo sucesso, principalmente, com as canções Fim de tarde e Eu preciso te esquecer..

Ela era filha do violinista, compositor e advogado Candinho e sua mãe foi uma das precursoras da bossa nova, a cantora Sylvia Telles. Ela ficou órfã aos nove anos, sendo criada pelos seus avós maternos, tendo tido pouco contato co o pai. Aos 16 anos, após ter perdido os avós, foi viver sozinha no apartamento que era de sua mãe, em Copacabana, no Rio de Janeiro. Já nessa época trabalhava em musicais no teatro.

Sua iniciação musical foi realizando coro para artistas famosos em suas gravações, entre eles The Fevers, Roberto Carlos, José Augusto, Gilberto Gil, Jerry Adriani, Jorge Ben, Belchior, Simone, Rita Lee, Fafá de Belém, entre outros. Sua chance ocorreu, quando uma amiga do Trio Esperança, a Regina, precisou se afastar do grupo por causa da gravidez e Claudia Telles a substituiu em gravações e shows, ganhando experiência de público. A partir disso, ela se dedicaria completamente á arte da música.

Além das gravações em estúdio, Claudia foi crooner do conjunto de Chiquinho do Acordeon, durante um ano. Saiu do grupo quando Walter D'Avila Filho, ao ouvir uma música nova de seu parceiro e produtor da CBS, Mauro Motta, se lembrou da sua voz, um pouco parecida com a da mãe, mas com um timbre mais metálico, diferente das vozes que havia no mercado e lhe deu, a título de experiência, a interpretação da música Fim de tarde, que foi sucesso imediato.

A partir desse sucesso, de 1976, os convites vieram de todos os cantos para programas de televisão, shows e para gravar a música em inglês e espanhol. Foram vendidas mais de 500 mil cópias do disco compacto, lhe valendo o primeiro disco de outro da carreira

Apesar do grande sucesso com as músicas românticas pop, em seus shows, ele cantava de samba a bolero. Mas, a grande paixão de Cláudia Telles era a Bossa Nova, chegando a ser considerada a mais perfeita intérprete da canção Dindi, uma das músicas que havia sido sucesso na voz de sua mãe, uma celebridade e unanimidade nacional e internacional.

No seu primeiro álbum Lp, em 1977, Cláudia Telles regrava a canção Dindi, composição de Antonio Carlos Jobim e Aloysio de Oliveira, como homenagem a sua mãe, já que foi o grande sucesso dela. Outras músicas que fizeram sucesso foram: Eu preciso te esquecer e Aprenda a amar.

Na sequencia de sua carreira, Claudia Telles viria a gravar vários álbuns, incluindo bossa nova, tributo a Tom Jobim e outros de música popular brasileira, não se restringindo apenas a músicas românticas.

Para quem não conhece a obra dessa cantora, apresento nesta postagem o álbum tributo a Nelson Cavaquinho e Cartola, uma seleção de músicas de "tirar o chapéu", a seguir listadas:01. Folhas secas: 

Faixas:

01. Folhas secas;
02. As Rosas não falam
03. O mundo é um moinho;
04. O sol nascerá;
05. A flor e o espinho;
06. Acontece;
07. Alvorada;
08. Pranto de poeta;
09. Rugas;
10. Quando eu me chamar saudade;
11. Corra e olhe o céu;
12. Luz negra;
13. Basta de clamares inocência;
14. Minha festa





Capa (Front) - Album Cd - CID - Brasil 1995





Contra Capa (Back Cover) - Album Cd - CID - Brasil 1995






Selo (Label) - Album Cd - CID - Brasil 1995






Capa (Front) - Album Cd - CID - Brasil 2001





Contra Capa (Back Cover) - Album Cd - CID - Brasil 2001







Claudia Telles


Links:




Nenhum comentário:

Postar um comentário