quinta-feira, 27 de outubro de 2022

HIT PARADE 70 - VARIOUS ARTISTS (1970 FRANCE)

Nesta postagem, apresento mais uma coletânea pop. Desta vez, resgato a rara fita cassete intitulada "Hit Parade 70", que foi lançada na França, em 1970, pela gravadora Philips.

Para mim, algumas canções são novidades e como destaque eu cito a canção The Fifth, do grupo holandês de rock progressivo "The Ekseption", que  atuou no período de 1967 a 1989.

A seguir, a lista das músicas e intérpretes que compõem a fita cassete apresentada nesta postagem:

01. Sympathy (Rare Bird);
02. Jésus Christ (Johnny Hallyday & Orchestre E. Vartan));
03. Na, na hey, kiss him goodbye (Steam & vocal de Garrett Scott);
04. Colombe ivre (Serge Prisset & Orchestre J. Cl. Petit);
05. Let me love, let me live (Aphrodite's Child);
06. Balapapa (Rika Zaraï & Orchestre Lenjard Karz);
07. The Fifth (The Ekseption);
08. Comme un pont sur l'eau trouble - Bridge Over Troubled Water (Nana Mouskouri);
09. Toute la pluie tombe sur moi - Raindrops keep falling on my head (Paul Mauriat);
10. Mademoiselle Ninette (The Soulful Dynamics);
11. Et mourir de plaisir (Michel Sardou & Orchestre J. Cl. Petit);
12. Dix ans déjà (Enrico Macias & Orchestre Jean Claudric).







Links: 





segunda-feira, 24 de outubro de 2022

FM CAIOBÁ CURITIBA - VARIOUS ARTISTS (1997)

Nesta postagem, apresento um disco de compilação de sucessos soft pop, editado pela Rádio FM Caiobá. O álbum foi lançado no Brasil, em 1997, pela gravadora EMI. 

A FM Caiobá é uma estação de rádio brasileira, sediada na cidade de Curitiba, Paraná, que opera na frequência 102.3 MHz e pertence ao Sistema Integrado de Rádios. 

É conhecido, toda manhã, de segunda a sexta feira, o popular programa da Revista Caiobá, para os ouvintes da região metropolitana e de Curitiba.

Além das 14 canções do disco, inclui mais 3 bônus, da mesma época e da carteira da mesma gravadora. Destaco o belo design da capa e contracapa do disco. 

A seguir a lista das músicas que compõem a seleção do disco da postagem:

01. Please don't go (KC & The Sunshine Band);
02. Eyes without a face (Billy Idol);
03. Don't dream it's over (Crowded House);
04. Sharing the night together (Dr. Hook);
05. Lovin' you (Minnie Riperton);
06. True (Spandau Ballet);
07. Year of the cat (Al Stewart);
08. Bluer than blue (Michael Johnson);
09. These dreams (Heart);
10. Slave to love (Bryan Ferry);
11. You are so beautiful (Joe Cocker);
12. Right here waiting (Richard Marx);
13. Classic (Adrian Gurvitz);
14. Is this love (Whitesnake);

Bônus:

15. Build (The Housemartins);
16. Hold On My Heart (Genesis);
17.  Just Another Day (Jon Secada).

















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quinta-feira, 20 de outubro de 2022

ORQUESTRA SERENATA TROPICAL - O SOM DO SUCESSO (1973)

Hoje, eu resgato o raro álbum "O Som do Sucesso", da Orquestra Serenata Tropical, que foi lançado no Brasil, em 1973, pela gravadora CBS, com o selo Entré. Certamente, o amigo Adilson irá apreciar esta postagem. 

Para quem não sabe, a Orquestra Serenata Tropical foi mais uma daquelas orquestras formadas por músicos de estúdio, neste caso em específico, da gravadora CBS. A orquestra obteve relativo sucesso no Brasil e principalmente na América Latina, com as suas versões para boleros e rumbas.

Nessa mesma gravadora, outras famosas orquestras de estúdio se destacaram, entre elas a Orquestra Brasileira de Espetáculos e a Orquestra Tropicana, que era lançado com o selo Tropicana, que se enquadrava em um apelo mais popular.

A Orquestra Serenata Tropical era comandada pelo maestro Henrique Gandelman, pai do saxofonista brasileiro Leo Gandelman e era composta por músicos da gravadora CBS, os mesmos que acompanhavam a gravação de vários artistas do elenco da gravadora.

Henrique Gandelman era advogado, especialista em direitos autorais, maestro, violinista e diretor artístico da gravadora CBS do Brasil. 

Foi também o idealizador e diretor do selo "Plaza Discos", onde  lançou outros dois discos de sua orquestra, denominados "Boleros Solamente Boleros" e "Rumbas Solamente Rumbas", Posteriormente, lançou o álbum "Beguine Solamente Beguine". Além dos álbuns de boleros e rumbas lançou vários Lps, com versões de sucessos populares. 

A seguir, a lista das canções que fazem parte da seleção do disco da postagem:

01. Pillow talk;
02. Music and me;
03. Window;
04. Carinhoso;
05. Forever and ever;
06. Do you love me;
07. Eu quero um xodó;
08. Soul makossa;
09. Vaya con Dios;
10. O menino da gaita (El chico de la armonica);
11. Dio, come ti amo;
12. O show já terminou.




Capa (Front) Edição Lp CBS - Brasil 1973

 



Contra Capa (Back Cover) Edição Lp CBS - Brasil 1973






Contra Capa CD (Back Cover) Edição LaPlayaMusic - Brasil 2022







Selo (Label) Edição Lp CBS - Brasil 1973






Capa (Front) Edição Fita K7 CBS - Brasil 1973

 

Links:

ORQUESTRA SERENATA TROPICAL - O SOM DO SUCESSO (Mp3)


CBS / ENTRÉ - BRASIL 1973 (Flac) - Colaboração by Denys


terça-feira, 18 de outubro de 2022

LOS 5 LATINOS - COM LÚCIO MILENA E SUA ORQUESTRA - DOCES 16 ANOS (1960) REPOST

Atendendo ao pedido do amigo Heribert, reapresento o raro álbum "Doces 16 Anos", do grupo vocal Los 5 Latinos e Lucio Milena & Orquestra, que foi postado anteriormente aqui no blog em dezembro de 2013.

O disco da postagem foi lançado no Brasil, em 1960, pela gravadora CBS, com o selo Columbia.

Los 5 Latinos foi um grupo vocal-instrumental da Argentina, formado em 1957. Considerado por muitos como o grupo vocal latino mais famoso de todos os tempos, sendo pioneiros do rock latino e no estilo “Doo wop” dos The Platters.

Era liderada por uma mulher, Estela Raval, algo incomum na época de sua origem, e seu marido, o trompetista Ricardo Romero, junto com Hector Buonsanti, Mariano e Francisco Jorge Crisiglione Pataro, este último substituído em 1960 por Carlos Antimori.

Em 1957, eles gravaram seu primeiro single com a Columbia, chamado Young Love (Abrir as janelas) e em 1958 seu primeiro álbum, intitulado “Wonderful, Wonderful”, lançado pela gravadora Columbia, acompanhado pela orquestra de Waldo de los Rios, tendo como grande sucesso a canção Recordándote, que alcançou o segundo lugar no ranking da Discomania Mundo, programa transmitido para toda a América (WRUL Nova York), Young Love e a famosa Only You (Só você).

Imediatamente o grupo alcançou sucesso internacional, sendo mantida por muitos anos. Eles fizeram shows ao redor do mundo, se apresentaram no famoso programa de Ed Sullivan Show, onde dividiram o palco com o espetacular The Platters. Seu maior hit foi Ballad of a trombeta.

No início de 1959, eles lançaram seu segundo álbum intitulado "You Tell Me", lançado pela gravadora Columbia. Foi escolhido como o primeiro tema rock roll composto por autores sul-americanos, tornando-se sucesso internacional. 

Naquele mesmo ano, fez sua primeira turnê internacional para o Uruguai, Chile, Colômbia, Equador, Venezuela, México (onde permaneceram por seis meses), Costa Rica e Porto Rico. Na Venezuela teve seu próprio show. No México ficou em primeiro lugar durante quatro meses, como figuras centrais do então famoso programa de televisão “Siempre en Domingo”, liderada por Raul Velazco.

Em 1960, o grupo foi para a Espanha onde a sua chegada foi um evento nacional, aparecendo no Parque Flórida. Eles viajaram por todo o país por um ano e meio, incluindo uma performance histórica conjunta com o The Platters, no dia 29/junho/1960, na praça de touros em Valência, diante 35.000 pessoas.

Em 1961, Los 5 Latinos apareceu no Olympia de Paris com Gilbert Becaud, sendo assistido por artistas no público, como Judy Garland, Charles Aznavour e Édith Piaf. A turnê continua por Portugal, Italia, Grécia, Egito, Israel, Líbano Inglaterra e novamente na Espanha para atuar ao lado de Frank Sinatra, em um programa especial do Festival.

Depois de viajar por toda a Europa, o grupo foi para a América, visitando a Los Angeles, San Francisco, Hollywood e Las Vegas.

Em 1969, ainda no auge do sucesso foi anunciado a dissolução da banda e o lançamento da carreira solo da cantora Estela Raval. A despedida foi realizado no luxuoso Hotel Hermitage, de Mar del Plata, fechando o desempenho com uma entrega inesquecível e embalada de You Are My Destiny, que Estela Raval não pode deixar de chorar, a ponto de não conseguir cantar. 

Após a separação, Estela Raval desenvolveu uma carreira solo, acompanhada por seu marido, Ricardo Romero, mas sem alcançar o reconhecimento que recebeu na banda. O outro integrante, Mariano Crisiglione criou seu próprio ensemble vocal, Charles Antinori fundou sua própria orquestra e Buonsanti Hector se dedicou a arranjos de sons.

Em 1982, os organizadores da Copa do Mundo, conseguiram que o grupo Los 5 Latinos se reunissem novamente, algo que eles concordaram em fazer sob o nome "Estela Raval y Los Cinco Latinos", com os mesmos membros que compunham do grupo entre 1961-1970, com exceção do Buonsanti Hector, que foi substituído por Augusto Granatta. 

O regresso da "Estela Raval y Los Cinco Latinos" foi finalizado em 30/junho, em um show chamado "A reunião dos 5 Latinos", no mesmo local onde foram realizadas na Espanha, pela primeira vez em 1960, "O Parque Flórida” . O concerto foi um dos eventos mais significativos durante as celebrações da Copa do Mundo.

Em seguida, realizou-se uma turnê europeia e posteriormente incluiu Porto Rico, Venezuela, República Dominicana e Cuba. Na República Democrática do Congo realizaram quatro espetáculos no teatro Karl Marx (ex Tropicana), de Havana, que mais tarde foi lançado em um álbum.

Nos anos seguintes, Los 5 Latinos continuaram a realizar shows pela América e Europa, incluindo apresentações ao lado de Alberto Cortez e Paloma San Basilio, gravando mais alguns álbuns. Em sua carreira, como “5 Latinos” gravaram 22 álbuns e como “Estela Raval & Los Cinco Latinos” mais 19 discos.

Fonte: Wikipedia

A seguir, a seleção das músicas que compõem o disco da postagem:

01. Te dire (Ti diró);
02. Tiempo tormentoso (Stormy Weather);
03. Pequeña flor (Petite fleur);
04. Tu eres mi destino (You are my destiny);
05. Las hojas muertas (Les feuilles mortes);
06. Naciste tarde (Born too late);
07. Solamente tu (Only you - And you alone) - com Frankie e seu conjunto;
08. Los dulces 16 años (Heartaches at sweet sixteen);
09. Hay humo en tu ojos (Smoke gets in your eyes);
10 Mi madre querida (My Yiddishe mamme);
11. Yo creo (I believe);
12. Hymno al amor (Hymne à l'amour);
13. Que bonito amor;
14. Mi oracion (My prayer)


















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domingo, 16 de outubro de 2022

CURIOSIDADES 14: O NOME U2

 DE ONDE A BANDA U2 TIROU O SEU NOME?


De uma lista de dez sugestões elaborada pelo amigo e colaborador Steve Averrill, que seria também responsável pelo design das capas dos álbuns da banda.

O grupo havia se formado em 1976 com o nome de "Feedback", alterado em ano depois para "Hype".

Ao se classificar para a final de uma competição entre bandas iniciantes, os integrantes pediram a Averrill  ideias novas para um novo nome, de preferência curto e gráfico, com mais de um significado.

U2 era a última opção de sugestão da lista e, apesar de ser o nome de um famoso avião militar americano, não era essa a referência pretendida por eles, mas "um sentido de interatividade com a platéia", já que a letra e algarismo de U2 soam como a expressão you too (você também).  






sexta-feira, 14 de outubro de 2022

OS CARBONOS - OS CARBONOS (1976) REPOST

Atendendo a um pedido anônimo, reapresento o álbum do grupo Os Carbonos que foi postado aqui no blog em março de 2012, intitulado "Os Carbonos".

O disco foi  lançado no Brasil em 1976, pela gravadora Beverly Discos, com o selo AMC. Neste disco em particular, é visível a evolução, mudança de estilo e formato em relação aos lançamentos  anteriores. 

O que chama atenção é a mistura de ritmos e novos arranjos para músicas já conhecidas. Há de discoteca, forró modernizado e até românticas bem popular, pra não dizer "brega", apesar de não gostar desse termo, uma vez que considero um termo pejorativo e de rótulo de mau gosto. 

Por exemplo, achei muito interessante a versão deles para a música Paraíba. Além dessa canção, destaco as músicas Sobre as OndasMarieSó Você e Secretária da Beira do Cais

As canções que compõem a seleção do álbum da postagem são as seguintes:

01. Sobre as ondas; 
02. Se acanha mocinha; 
03. Paraíba; 
04. Rosinha namorada; 
05. Mamacita; 
06. Nossa canção de amor; 
07. Noite cheia; 
08. Não vou lhe deixar em paz; 
09. Dia de alegria; 
10. Pombinha branca; 
11. Marie (Nunca diga adeus); 
12. Só você; 
13. Noite branca; 
14. Secretaria da beira do cais.









 












Links:

OS CARBONOS - OS CARBONOS


BEVERLY DISCOS / AMC - BRASIL 1976 


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segunda-feira, 10 de outubro de 2022

O FINO DA MÚSICA - JOVEM PAN VOLUME 2 (1977)

Para quem gosta de música instrumental brasileira dos anos 1960 e 1970, apresento o ótimo álbum "O Fino da Música - Jovem Pan Volume 2", lançado no Brasil, em 1977, pela gravadora RCA.

O disco foi uma promoção da Radio Jovem Pan do show realizado no Palácio das Convenções do Anhembi, em São Paulo, no dia 27 de junho de 1977, com produção de Nilton Travesso, direção criativa de Osmar Zan e coordenação de montagem de Zuza Homem de Mello.

Contou com a participação do maestro Severino Araújo e sua Orquestra Tabajara, Paulo Moura e o Conjunto Fina Flor do Samba, Caçulinha e Regional e o virtuoso Waldir de Azevedo.

A seleção do disco da postagem foi contemplada com as seguintes músicas instrumentais e respectivos intérpretes:

01. Tico-tico no fubá (Severino Araujo & Orquestra Tabajara);
02. Mirando-te (Orquestra Tabajara & solo de Severino Araujo);
03. Sufoco (Caçulinha & Regional);
04. Reflexo (Orquestra Tabajara & solos de Heraldo e Maurílio);
05. Você, carinho e amor (Waldir de Azevedo, Caçulinha & Regional);
06. Duda no frevo (Severino Araujo & Orquestra Tabajara);
07. Notícia (Paulo Moura & Conjunto Fina Flor do Samba);
08. Carinhoso (Severino Araujo & Orquestra Tabajara);
09. Ingênuo (Paulo Moura & Conjunto Fina Flor do Samba);
10. Espinha de bacalhau  (Paulo Moura & Conjunto Fina Flor do Samba);
11. Teclas pretas(Severino Araujo, Orquestra Tabajara & solo de Zé Bodega);
12. Está chegando a hora(Severino Araujo, Orquestra Tabajara, Waldir Azevedo, Paulo Moura & Caçulinha).












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NOVA POSTAGEM BLOG LAPLAYABEATLES  

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sábado, 8 de outubro de 2022

WALTER CARLOS (WENDY CARLOS) - SWITCHED ON BACH (1969) REPOST

Atendendo a pedidos, reapresento a postagem de julho de 2015, com o álbum "Switched on Bach", de Walter Carlos, ou Wendy Carlos, como passou a se chamar posteriormente. 

O disco foi lançado nos Estados Unidos em 1968 e no Brasil em 1969, pela gravadora CBS, com o selo Masterworks.

É um disco que aprecio muito e guardo de forma especial, principalmente pela forma como ele me impactou na primeira vez que eu o ouvi. 

Naquela oportunidade, eu não tinha noção nenhuma do que seria a música eletrônica. No entanto, quando ouvi os primeiros acordes nesse estilo, das músicas clássicas Jesus Alegria dos Homens e Ária, de Bach, fiquei impressionado. 

A compositora e musicista Wendy Carlosantigamente conhecido como Walter Carlos nasceu em 14 de novembro e 1939, na cidade de Rhode Island, EUA. Foi uma das pioneiras da música eletrônica dos Estados Unidos, uma das primeiras artistas a utilizar sintetizadores na música.

A educação musical de Wendy Carlos começou com o piano, aos seis anos de idade. Sua educação formal incluiu a Universidade de Brown, onde estudou música e física, bem como a Universidade de Columbia, onde se tornou mestre em música. Em Columbia, Wendy foi estudante de Vladimir Ussachevsky, um pioneiro da música eletrônica.

Após a graduação, encontrou Robert Moog e foi uma das primeiras pessoas a utilizar-se de seus produtos, fornecendo considerações sobre o produto para futuras versões do sintetizador Moog. Por volta de 1966, Wendy encontrou Rachel Elkind, que produziu seus primeiros álbuns. Desde 1962, passou a morar em Nova Iorque.

Suas primeiras gravações foram lançadas com o nome Walter Carlos. Em 1972, Wendy passou por uma cirurgia de transgenitalização. O primeiro lançamento creditado como Wendy Carlos foi “Switched-On Brandenburg”, lançado em 1979. 

Sua primeira aparição pública após a cirurgia foi em uma entrevista, realizada em maio de 1979, para a Revista Playboy, uma decisão que ela se arrependeu posteriormente, devido à publicidade negativa que isso trouxe para sua vida pessoal. Em seu site oficial, sua transição foi discutida em um documento.

“Switched-On Bach” foi talvez o primeiro álbum a demonstrar o uso de sintetizadores como instrumentos musicais genuínos. Como uma pioneira do primeiro instrumento de Robert Moog disponível comercialmente, Wendy ajudou a difundir a tecnologia, que era muito mais difícil de ser manuseada que atualmente.

As gravações de múltiplas trilhas foram críticas no processo de criação desse álbum lançado em 1968, e ele tornou-se o primeiro álbum erudito a vender 500 mil cópias, recebendo disco de platina pela entidade RIAA - Recording Industry Association of America (Associação da Indústria de Gravação da América)

Uma sequência de música barroca sintetizada, "The Well-Tempered Synthesizer" foi lançada em 1969. Seu título é um trocadilho com a obra de Johan Sebastian Bach "Well-Tempered Clavier". Apesar de moderado sucesso comercial, não atingiu o mesmo sucesso do álbum anterior.

O álbum lançado em 1972, intitulado “Sonic Seasonings” era duplo, com um lado dedicado a cada uma das quatro estações, e cada lado consistindo de uma única faixa longa. Estava presente uma mistura entre sons gravados e sons sintetizados, sem melodias, para criar um efeito ambiente. Apesar de não tão popular quanto os álbuns anteriores, o álbum influenciou outros artistas na criação da chamada “Música Ambiente”.

No mesmo ano, Wendy compôs e gravou a excelente trilha sonora para o filme "Laranja Mecânica - A Clockword Orange". Sua gravação da Nona sinfonia de Beethoven também foi usada na introdução da apresentação de David Bowie, de 1973, em "Ziggy Stardust & The Spiders From Mars". 

Em 1982, Wendy gravou a trilha do filme "Tron"lançado pelos Estúdios da Disney. A obra incorporou orquestra, coro, órgão, e sintetizadores analógicos e digitais. Algumas de suas trilhas foram substituídas por uma canção da banda de rock Journey

Já o álbum “Digital Moonscapes”, de 1984se caracterizou pela substituição dos sintetizadores analógicos pelos sintetizadores digitais. O álbum incluiu alguns dos materiais rejeitados na trilha sonora de “Tron.

Em 1998, Wendy processou o músico escocês Momus pela canção satírica Walter Carlos, do álbum "The Little Red Songbook", que sugeria que se Wendy pudesse voltar no tempo ela iria casar-se com Walter. Com o caso resolvido, Momus aceitou retirar a canção do álbum.

No início da década de 2000, a maioria do catálogo de Wendy Carlos foi remasterizado. Em 2005 foi lançada uma coletânea em dois volumes, denominado “Rediscovering Lost Scores, apresentando material fora de catálogo e inéditos, tais como a trilha sonora de "The Shining", a trilha sonora de “Woundings” e material para o filme “Tron” e “A Clockwork Orange” descartados nas trilhas originais desses filmes.

Os álbuns que foram lançados entre 1968 e 1975 foram originalmente lançados com o nome "Walter Carlos". Relançamentos e álbuns posteriores já foram lançados com o nome "Wendy Carlos" e contraídos para "W. Carlos".

A seguir, a lista das músicas compostas por Bach e contidas na seleção do álbum da postagem:

01. Sinfonia da cantata nº 29;
02. Ária na corda do sol;
03. Invenção a duas vozes em fá menor;
04. Invenção a duas vozes em si bemol maior;
05. Invenção a duas vozes em ré menor;
06. Jesus, alegria dos homens;
07. Prelúdio e fuga nº 7 em  mi bemol maior (de O cravo bem temperado - Caderno I);
08. Prelúdio e fuga nº 2 em  dó menor (de O cravo bem temperado - Caderno I);
09. Prelúdio coral - Wachet auf;
10. Concerto Brandeburgo nº 3 em sol maior - primeiro movimento;
11. Concerto Brandeburgo nº 3 em sol maior - segundo movimento;
12. Concerto Brandeburgo nº 3 em sol maior - terceiro movimento.

Bônus:
13.  Initial Experiments (narrative Wendy Carlos).





Capa (Front) - Edição Brasil - Lp CBS 1969




Contra Capa (Back Cover) - Edição Brasil - Lp CBS 1969




Selo (Label) - Edição Brasil - Lp CBS 1969




Capa (Front) - Edição USA - Lp CBS 1968




Contra Capa (Back Cover) - Edição USA - Lp CBS 1969




Selo (Label) - Edição Brasil - Lp Columbia 1968




Moog 921





Wendy Carlos




Walter Carlos (Wendy Carlos)







Johann Sebastian Bach


Links:

WALTER CARLOS (WENDY CARLOS) - SWITCHED ON BACH (MP3)


COLUMBIA / CBS - BRASIL 1969 (FLAC)