quinta-feira, 29 de setembro de 2016

LOS TROPICANOS - VOLUME 3 - REPOST

Apesar da demora, a pedido do amigo Luiz Eduardo, reapresentamos o  o álbum "Los Tropicanos - Volume 3", lançado em 1969, pela gravadora EMI/Odeon, com o selo Pharlophone Nova Fase. 

No final dos anos 1960, Los Tropicanos era uma banda orquestra como tantas outras surgidas de bailes e de estudios Era comum as gravadoras criarem grupos de estúdio para vender discos e aproveitar a onda de musicas orquestradas, que eram muito bem aceitas pelo público da época. 

Geralmente o nome da orquestra remetia nomes estrangeiros, que tinha maior apelo comercial e induzia o ouvinte a acreditar que era estrangeiro. Era composta por diversos músicos, que variavam conforme a época e a disponibilidade deles. (Veja as postagens anteriores de outros álbuns). 

O disco continha sucessos internacionais da época, mesclados com musicas nacionais. As músicas do disco são:

1. Light my fire;
2. By the time I get to Phoenix;
3. Do you wanna dance;
4. le Bruit des vagues;
5. The music played;
6. The look of love;
7. Hey Jude;
8. L' amour est bleu (Love is blue);
9. Quero lhe dizer cantando;
10. Delilah;
11. O tempo vai apagar;
12. those were the days.

PAUL MAURIAT TRIBUTE - COVER VERSIONS - 2002

Sempre comento a respeito do descaso das gravadoras, por ocasião de seus lançamentos, no que se refere a informações da obra. Muitas gravadoras lançaram discos anônimos, não constando nenhuma informação no encarte, principalmente, dos músicos participantes.

É o caso deste álbum "Paul Mauriat Tribute", lançado no Brasil, em 2002, pela gravadora Paradoxx, que visou apresentar canções a estilo da Orquestra Paul Mauriat. Em minha opinião, o principal objetivo da gravadora era meramente comercial e direcionar o disco para os amantes dessa orquestra ou do próprio estilo "Easy Listening".

Para quem não sabe ou não lembra, a gravadora Paradoxx foi fundada no inicio dos anos 1990, por Silvio Arnaldo Calligaris, encerrando as sua atividades em 2005. Se notabilizou como pioneira em lançamentos de discos do estilo "dance".

Mas retornando ao objeto da nossa postagem, cujo trabalho anônimo foi competente e assim achei conveniente compartilhar com os amigos do blog. Se possível, gostaria de ouvir opiniões a respeito desse trabalho.

A seleção do disco foi composta por canções consagradas do maestro Paul Mauriat, incluindo a famosa Love is Blue.  As musicas do álbum são as seguintes:

1. Love is blue;
2. Lara's theme (Somewhere my love);
3. Michelle;
4. El condor pasa;
5. Mrs. Robinson;
6. Raindrops keep fallin' on my head;
7. Let it be;
8. The windmills of your mind;
9. I say a little prayer;
10. Eleanor rigby;
11. Sunny;
12. Guantanamera;
13. Theme from Love Story;
14. San Francisco (If you're going to).

















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terça-feira, 27 de setembro de 2016

OS DEVANEIOS - OS DEVANEIOS - 1972

Os Devaneios foi um grupo vocal e instrumental pós movimento Jovem Guarda, lançado em 1968, no Rio de Janeiro, pelos irmãos Jorge Prazeres, órgão, e Luiz Prazeres, vocal solo e integrado ainda por Almir (voz), Dum Dum (pistom), Eraldo (voz), Edmilson (bateria), Luiz (guitarra), Marivaldo (tumbadora), Netinho (sax), Simões (trombone), Soneca (bateria) e Tico (baixo).

Seguindo o estilo samba-rock, além de apresentações solo por vários clubes da cidade do Rio de Janeiro e interior do estado, costumavam acompanhar outros artistas que atuavam na área do baile carioca, como Bebeto, Lady Zu, Gérson King Combo, Carlos Dafé, entre outros.

Em 1969, o grupo lançou seu primeiro álbum LP intitulado "Devaneando", pelo selo Master Sound, interpretando músicas como Devaneio, de Djalma Ferreira e Luiz Antônio, Vai pecadora, de Heron Tavares, Sou Feliz com Mamãe, de Roberto Carlos e Erasmo Carlos, Gosto do Jeitinho dela, de Niquinho e Othon Russo, Esqueça, de Marck Anthony, Comprei um Karman Guia, de Heron Tavares, Mary Baby Samba, Devaneando, Céu Azul, Tema em Fá, Tema Nº 2 e Bossa Nova For You.

Em 1972, lançou, pelo selo Okeh/CBS, o álbum LP "Os Devaneios", disco produzido por Renato Barros, que incluiu as músicas Menina Avançada e Saudade Louca, de Romildo Bastos e M. Santana, Deixe Andar, Você Não Me Deixou Falar, Tenho Pena de Você e Você Pra Mim Não Serve Mais, as quatro da dupla Gil e Jean, Quero Lhe Dizer Agora e Esquema, ambas de Carreiro, e Um Dia Eu Chego Lá, de Fernando Sanxo, além de mais três composições de Getúlio Cortes: Último Aviso, Camisa Colorida e Qualquer Semelhança.

Em 1978, lançou, agora pela EMI/Odeon, o álbum LP "O conjunto que faz você vibrar". Nesse disco, o grupo gravou vários sucessos da época, bem como músicas inéditas: Entre as primeiras estão Não existe pecado ao sul do Equador, de Chico Buarque e Ruy Guerra, Dancin' days, de Ruban e Nelson Motta, enquanto no grupo das inéditas estavam Tá na hora, de Bedeu, Pagar pra ver, de Romildo e Toninho Nascimento, Sem essa, de Simões e Velasco, Embalo Diferente, de Pedrinho, Seu Marciano, de Ronaldo, Tô C'a Cachorra, de Simões e Velasco, Vou Me Mandar, de Serafim Adriano e Celso Castro, Catarina, de Edmilson AP e Jorge Prazeres, Mamãe Não Quero, de Hélton Menezes e Orlandivo, e A Sorte, de Luis Carlos, Clevio Araújo e Jorge Prazeres, além de dois pot-pourris: “Homenagem a Ed Lincoln e Seu Conjunto”, com as músicas Waldemar, de Devel e Orlandivo, É o Cid, de Ed Lincoln e Silvio César, e Na Onda do Berimbau, de Oswaldo Nunes, e o ''Pot-pourri do Amor'', com as músicas Amor de Verdade, de Flávio Moreira e Liette de Souza, Tempestade de Amor, de Totonho, Mestre Alfredo e Paulinho Resende, Bom Dia Amor, de Joel Teixeira, Pedro Antônio e Marcelo, Amor de verdade, de Flávio Moreira e Liette de Souza, e Tempestade de amor, de Totonho, Mestre Alfredo e Paulinho Rezende.

Nesse disco, o grupo apresentava a seguinte formação: Dum Dum, no Piston, Netinho, no Sax, Simões, no Trombone, Luis, na Guitarra, Tico, no Baixo, Edmilson e Soneca, na Bateria, Almir e Eraldo, na Voz e Marivaldo, na Tumbadora.

No ano seguinte, o conjunto lançou o disco "Raça, suor e suingue", pela mesma gravadora, no qual incluiu Decisão, de Noca da Portela e Daniel Santos, A beleza é você, menina, de Bebeto e Rubens, Beira D'água (A Festa), de Marku Ribas e Erasmo Carlos, Mulher de Trinta, de Luis Antônio, Minha Deusa Minha Flor Menina, de Augusto César e Rossini Pinto, Samba da Minha Terra, de Dorival Caymmi, Mocinho Bonito, de Billy Blanco, Vai Outra Vez, de Rossini Pinto e José Augusto, Vazio (Está Faltando Uma Coisa Em Mim, de Nelson Rufino, Palhaçada, de Luis Reis e Haroldo Barbosa, Acreditar, de Dona Ivone Lara e Délcio Carvalho, Se Acaso Você Chegasse, de Lupicínio Rodrigues e Felisberto Martins, Nosso Samba, de Lourenço, Paulo C. Cruz e Leonel, e Pois É, de Ataulfo Alves.

Em 1989, participaram do álbum LP "No Balanço dos Bailes - Devaneio, Brasil Show e Copa 7", da gravadora CID, disco no qual interpretaram as músicas Meu Pau-Brasil, de Lúcio Machado, Mongo, de Darci da Cruz, e Devaneando, de Jorge de Souza.

Em 1992, participaram do álbum LP "O Melhor dos Bailes", da Polydor, que contou com diferentes artitsas e no qual interpretaram Vou Me Mandar, de Serafim Adriano e Celso Castro, Nega, de Vevé Calazans, e Estamos Aí, de Durval Ferreira, Maurício Einhorn e Regina Werneck.

Em 2002 o grupo apresentou-se em diversos clubes suburbanos e da Zona Oeste do Rio de Janeiro. No ano de 2003, fez temporada com o Baile-show Os Devaneios no tradicional Clube Cordão do bola Preta, na Cinelândia, no centro do Rio do Rio de Janeiro.

No ano de 2005 continuou a fazer apresentações semanais regulares no Clube do Bola Preta. Em 2013, ainda atuando o grupo tinha a seguinte formação: Jorge dos Prazeres, teclado, Luis dos Prazeres, guitarra, Paulinho, bateria, José Carlos, contra baixo, Vinicius, trombone, Rodrigo Carvalhaes, piston, Luciano Ramos, saxofone, e Elizabeth, Cristina, Clarisse Vargas e Sidnei Ribeiro nos vocais.

Nesta postagem, pela primeira vez na rede, apresentamos o raro álbum “Os Devaneios”, lançado em 1972, pela gravadora CBS, com o selo (label) Okeh, sob direção de Renato Barros. O disco contém as seguintes canções:

1. Menina avançada;
2. Deixe andar;
3. Você não me deixou falar;
4. Quero lhe dizer agora;
5. Um dia eu chego lá;
6. Tenho pena de você;
7. Último aviso;
8. Você pra mim não serve mais;
9. Esquema;
10. Saudade louca;
11. Camisa colorida;
12. Qualquer semelhança.









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segunda-feira, 26 de setembro de 2016

ASTROS DA YOUNG - VOLUME 1 - 1951 a 1960 - REPOST

Atendendo a pedidos, reapresentamos a postagem dos "Astros da Young - Volume 1", referente aos discos lançados pela gravadora brasileira Young, pioneira do rock brasileiro.

Desse grupo de astros da gravadora Young, muitos são desconhecidos do grande público e há pouca informação sobre eles. Será que alguém sabe alguma coisa sobre The Devils, The Cupids, The Jester Tigers, Lucy Perrier, Antonio Claudio, Carlos David ou Freddie Davis? Eu confesso que desconheço.

Ao ouvir esse material nos deparamos com trabalhos, que podemos considerar limitados tecnicamente aos olhos da atualidade. Entretanto, algumas interpretações são muitos boas, esforçadas e interessantes, normalmente covers de sucessos de 1958 a 1960. Também há composições próprias cantadas em inglês. Outro ponto que não podemos ser exigentes, é quanto ao inglês da rapaziada, exceto do cantor Freddie Davis, que nos parece ser de origem estrangeira. É bem tupiniquim.

Ao analisar as interpretações, achei consistente as gravações de Hamilton Di Giorgio, que posteriormente gravaria uma versão Anjo Azul, da música Blue Angel, de Roy Orbison. Nas canções de Nick Savoya há uma tendência para imitar os originais, como por exemplo as músicas cantadas por Neil Sedaka, Johnny Ray e Bobby Darin. Em minha opinião, Bad Boy é a melhor canção interpretada por Nick Savoya. 

Uma curiosidade é a canção Hold Me So Fight, cantada por Demetrius (que descaradamente tentava imitar Elvis Presley), que é composição de Hamilton Di Giorgio. Outro que aparece é o desconhecido Antonio Claudio que canta bem em inglês e proporcionou boas interpretações. Já Carlos David e Lucy Perrier apresentam um inglês mais fraco e uma seleção de músicas limitadas. Considerando a raridade desse material, ressaltamos as canções do instrumentista Gatto (com dois "tt" mesmo), que canta bem e já demonstrava um grande talento, pouco aproveitado pelas gravadoras e mídia.

Mas tirando as limitações da qualidade de áudio, tudo isso vale a pena pela raridade desse material e pela representação que isso tem na evolução da música pop rock brasileira. No próximo número da série compartilharemos o material dos principais grupos do selo Young. 

As músicas do disco são:

1. I'm gonna get married (Hamilton Di Girgio & The Devils);
2. Teenage sonata (Hamilton Di Girgio & The Devils);
3. My heart is a open book (Hamilton Di Girgio & The Devils);
4. We got to love (Hamilton Di Girgio);
5. Hiccups (Nick Savoya & The Scarletts);
6. Cry ( Nick Savoya);
7. Bad boy (Nick Savoya & The Rebels);
8. I go ape (Nick Savoya & The Rebels);
9. Make the knife (Nick Savoya);
10. Since you're been gone (Nick Savoya & The Scarletts);
11. That's all (Nick Savoya);
12. Dream lover (Antonio Cláudio & The Jester Tigers);
13. where were your on our wedding day  (Antonio Cláudio & The Jester Tigers);
14. I can't live (Lucy Perrier & The Cupids);
15. Kiss me honey honey kiss me (Lucy Perrier & The Cupids);
16. My search (Freddie Davis);
17. You were mine (Freddie Davis);
18. In my heart (Carlos David);
19. The angels listened (Carlos David);
20. Hold me so fight (Demetrius & The Devils);
21. Young an in love (Demetrius & The Devils);
22. Paradi da juventude (Gatto)
23. Paris Belfort (Gatto);
24. What'd I say (Gatto);
25. Danny boy (Dori Angiolella);
26. I love I do (Marcos Roberto)

























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sábado, 24 de setembro de 2016

JOHNNY RIVERS - DO YOU WANNA DANCE? - EP 1973

Conheci Johnny Rivers por meio de um compacto duplo, que continha 4 sensacionais canções, que ouvi até quase furar o disco. Acredito que essas musicas representam o que há de melhor na carreira desse cantor.

A partir dessa experiência passei a acompanhar seus lançamentos, na grande maioria de versões de canções consagradas do cancioneiro popular da época. 

Apesar de já ter sido postado em outros blogs, apresento o disco que foi lançado no Brasil, em 1973, pela gravadora Som, com o selo (label) United Artists. A seguir, as canções do disco:

1. Whiter Shade of pale;
2. Do you wanna dance?
3. Poor side of Town;
4. Summer rain

 











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HITS OF THE 70s - VOLUME 2 - S/DATA

Nesta postagem, apresentamos uma coletânea internacional, que abrange a música pop da década de 1970. O álbum foi lançado nos anos 1990, na Inglaterra, pela gravadora Tring International, com o selo Mcps.

A seguir as canções do disco:

01. Let's get together (The Glitter Band);
02. Sugar baby love (The Rubettes);
03. Ballroom blitz (Sweet)
04. Driftway - Dobie Gray);
05. Get dancin' (Disco Tex & The Sex-o-lettes);
06. Rock your baby (George McCrae);
07. Patches (Clarence Carter);
08. Come & get it (Badfinger);
09. Bad luck (Harold Melvin & The Bluenotes);
10. Reflections of my life (Marmalade);
11. Love grows (Edison Lighthouse);
12. In the summertime (Mungo Jerry);
13. If don't know me by now (Harold Melvin & The Bluenotes);
14. Black skinned blue eyed boys (The Equals);
15. Yellow river (Christie);
16. Open up (Mungo Jerry);
17. Freedom come, freedom go (The Fortunes);
18. Angel face (The Glitter Band);
19. Build me up buttercup (The Foundations);
20. More more more (Andrea True Connection);
21. Sandy (John Travolta).










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HITS OF THE 70s



VOLUME 2


TRING INTERNATIONA - MCPS


domingo, 11 de setembro de 2016

TRIBUTO A VINICIUS DE MORAES - 1998

Vinicius de Moraes, nascido Marcus Vinicius de Moraes (Rio de Janeiro, 19 de outubro de 1913 — Rio de Janeiro, 9 de julho de 1980) foi um diplomata, dramaturgo, jornalista, poeta, cantor e compositor brasileiro.

Poeta essencialmente lírico, o que lhe renderia a alcunha "poetinha", que lhe teria atribuído Tom Jobim, notabilizou-se pelos seus sonetos. Conhecido como um boêmio inveterado, fumante , apreciador de uísque, e também por ser um grande conquistador. O poetinha casou-se por nove vezes ao longo de sua vida e suas esposas foram, respectivamente: Beatriz Azevedo de Melo (mais conhecida como Tati de Moraes), Regina Pederneiras, Lila Bôscoli, Maria Lúcia Proença, Nelita de Abreu, Cristina Gurjão, Gesse Gessy, Marta Rodrigues Santamaria (a Martita) e Gilda de Queirós Mattoso.

Sua obra é vasta, passando pela literatura, teatro, cinema e música. Ainda assim, sempre considerou que a poesia foi sua primeira e maior vocação, e que toda sua atividade artística deriva do fato de ser poeta. No campo musical, o poetinha teve como principais parceiros Tom Jobim, Toquinho, Baden Powell, João Gilberto, Chico Buarque e Carlos Lyra.

Vinicius de Moraes nasceu em 1913 no bairro da Gávea, no Rio de Janeiro, filho de Clodoaldo Pereira da Silva Moraes, funcionário da Prefeitura, poeta e violinista amador, e Lídia Cruz, pianista amadora. Vinícius é o segundo de quatro filhos, Lygia (1911), Laetitia (1916) e Helius (1918). Mudou-se com a família para o bairro de Botafogo em 1916, onde iniciou os seus estudos na Escola Primária Afrânio Peixoto. Desde então, já demonstrava interesse em escrever poesias. Em 1922, a sua mãe adoeceu e a família de Vinicius mudou-se para a Ilha do Governador, ele e sua irmã Lygia permanecendo com o avô, em Botafogo, para terminar o curso primário.

Vinicius de Moraes ingressou em 1924 no Colégio Santo Inácio, de padres jesuítas, onde passou a cantar no coral e começou a montar pequenas peças de teatro. Três anos mais tarde, tornou-se amigo dos irmãos Haroldo e Paulo Tapajós, com quem começou a fazer suas primeiras composições e a se apresentar em festas de amigos.

Em 1929, concluiu o ginásio e no ano seguinte, ingressou na Faculdade de Direito do Catete, hoje Faculdade Nacional de Direito (UFRJ). Na chamada "Faculdade do Catete", conheceu e tornou-se amigo do romancista Otavio Faria, que o incentivou na vocação literária. Vinicius de Moraes graduou-se em Ciências Jurídicas e Sociais em 1933.
Três anos depois, obteve o emprego de censor cinematográfico junto ao Ministério da Educação e Saúde. Dois anos mais tarde, Vinicius de Moraes ganhou uma bolsa do Conselho Britânico para estudar língua e literatura inglesas na Universidade de Oxford. Em 1941, retornou ao Brasil empregando-se como crítico de cinema no jornal "A Manhã".  Tornou-se também colaborador da revista "Clima" e empregou-se no Instituto dos Bancários.

No ano seguinte, foi reprovado em seu primeiro concurso para o Ministério das Relações Exteriores (MRE). Em 1943, concorreu novamente e desta vez foi aprovado. Em 1946, assumiu o primeiro posto diplomático como vice-cônsul em Los Angeles. Com a morte do pai, em 1950, Vinicius de Moraes retornou ao Brasil.

Nos anos 1950, Vinicius atuou no campo diplomático em Paris e em Roma, onde costumava realizar animados encontros na casa do escritor Sérgio Buarque de Holanda.
No final de 1968 foi afastado da carreira diplomática tendo sido aposentado compulsoriamente pelo Ato Institucional Número Cinco.

O poeta estava em Portugal, a dar uma série de espectáculos, alguns com Chico Buarque e Nara Leão, quando o regime militar emitiu o AI-5. O motivo apontado para o afastamento foi o seu comportamento boêmio que o impedia de cumprir as suas funções. Vinícius foi anistiado (post-mortem) pela Justiça em 1998. A Câmara dos Deputados brasileira aprovou em fevereiro de 2010 a promoção póstuma do poeta ao cargo de "ministro de primeira classe" do Ministério dos Negócios Estrangeiros - o equivalente a embaixador, que é o cargo mais alto da carreira diplomática. A lei foi publicada no Diário Oficial do dia 22 de junho de 2010 e recebeu o número 12.265.

Vinicius começou a se tornar prestigiado com sua peça de teatro “Orfeu da Conceição", em 25 de setembro de 1956. Além da diplomacia, do teatro e dos livros, sua carreira musical começou a deslanchar em meados da década de 1950 - época em que conheceu o maestro Tom Jobim (um de seus grandes parceiros) -, quando diversas de suas composições foram gravadas por inúmeros artistas. Na década seguinte, Vinicius de Moraes viveu um período áureo na MPB, no qual foram gravadas cerca de 60 composições de sua autoria. Foram firmadas parcerias com compositores como Baden Powell, Carlos Lyra e Francis Hime.
Na década de 1970, já consagrado e com um novo parceiro, o violonista Toquinho, Vinicius seguiu lançando álbuns e livros de grande sucesso.

Na noite de 8 de julho de 1980, acertando detalhes com Toquinho sobre as canções do álbum “Arca de Noé", Vinicius alegou cansaço e que precisava tomar um banho. Na madrugada do dia seguinte Vinicius foi acordado pela empregada, que o encontrara na banheira de casa, com dificuldades para respirar. Toquinho, que estava dormindo, acordou e tentou socorrê-lo, seguido por Gilda Mattoso (última esposa do poeta), mas não houve tempo e Vinicius de Moraes morreu pela manhã.

No fim da década de 1920, Vinicius de Moraes produziu letras para dez canções gravadas - nove delas parcerias com os Irmãos Tapajós. Seu primeiro registro como letrista veio em 1928, quando compôs (com Haroldo) "Loira ou Morena", gravado em 1932 pela dupla de irmãos. Vinicius teve publicado seu primeiro livro de poemas, O Caminho para a Distância, em 1933, e lançou outros livros de poemas nessa década. Foram também gravadas outras canções de sua autoria, como "Dor de uma Saudade" (composta com Joaquim Medina), gravada em 1933 por João Petra de Barros e Joaquim Medina, "O Beijo Que Você Não Quis Dar" (composta com Haroldo Tapajós) e "Canção da Noite" (composta com Paulo Tapajós), ambas gravadas em 1933 pelos Irmãos Tapajós e também "Canção para Alguém" (composta com Haroldo Tapajós), gravada pelos mesmos um ano depois.

Ainda na década de 1930, Vinicius de Moraes estabeleceu amizade com os poetas Manuel Bandeira, Mário de Andrade e Oswald de Andrade. Em sua fase considerada mística, ele recebeu o Prêmio Felipe D'Oliveira pelo livro Forma e Exegese, de 1935. No ano seguinte, lançou o livro Ariana, a Mulher.
Declarava-se, na juventude, partidário do Integralismo, partido brasileiro de inspiração fascista.

Na década de 1940 suas obras literárias foram marcadas por versos em linguagem mais simples, sensual e excitante, por vezes, carregados de temas sociais. Vinicius de Moraes publicou os livros Cinco Elegias (1943), que marcou esta nova fase, e Poemas, Sonetos e Baladas (1946); obra ilustrada com 22 desenhos de Carlos Leão. Atuando como jornalista e crítico de cinema em diversos jornais, Vinicius lançou em 1947, com Alex Vianny, a revista Filme. Dois anos depois, publicou em Barcelona o livro Pátria Minha.

No âmbito político, depois de viajar ao Nordeste em 1942, na companhia do escritor estadunidense Waldo Frank, torna-se um antifascista convicto e passa a se influenciar por ideias comunistas. De volta ao Brasil no início dos anos 1950, após servir ao Itamaraty nos Estados Unidos, Vinicius começou a trabalhar no jornal Última Hora, exercendo funções burocráticas na sede do Ministério das Relações Exteriores.

Em 1953, Aracy de Almeida gravou "Quando Tu Passas Por Mim", primeiro samba de sua autoria. Escrita com Antônio Maria, a canção foi dedicado à esposa Tati de Moraes - e marcava também o fim do seu casamento. Ainda naquele ano, Vinícius foi para Paris como segundo secretário da embaixada brasileira. Aracy de Almeida também gravou "Dobrado de Amor a São Paulo" (outra parceria com Antônio Maria), em 1954.

Em 1954, Vinícius publica sua coletânea de poemas, Antologia Poética, mesmo ano que publica sua peça teatral Orfeu da Conceição, premiada no concurso do IV Centenário de São Paulo e publicada na revista Anhembi. Dois anos depois, quando Vinicius buscava alguém para musicar a peça, e aceitou a sugestão do amigo Lúcio Rangel para trabalhar com um jovem pianista, Antônio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim, que na época tinha 29 anos e vivia da venda de músicas e arranjos nos inferninhos de Copacabana.

Do encontro entre Vinícius e Tom nasceria uma das mais fecundas parcerias da música brasileira, que a marcaria definitivamente. Os dois compuseram a trilha sonora, que incluía "Lamento no Morro", "Se Todos Fossem Iguais A Você", "Um Nome de Mulher", "Mulher Sempre Mulher" e "Eu e Você" e foram lançadas em disco por Roberto Paiva, Luiz Bonfá e Orquestra. A peça estreou no Teatro Municipal do Rio de Janeiro.

Além destas canções, a dupla Vinicius e Tom compuseram, entre outros clássicos, "A Felicidade", "Chega de Saudade", "Eu sei que vou te amar", "Garota de Ipanema", "Insensatez", entre outras belas canções.
Entre 1957 a 1958, o diretor de cinema francês  Marcel Camus filmou "Orfeu do Carnaval" no Rio de Janeiro, filme este que recebeu o nome de Orfeu Negro. Vinicius compôs para o filme "A Felicidade" e "O Nosso Amor". Um ano depois, o filme seria contemplado com a Palma de Ouro no Festival de Cinema de Cannes e o Oscar de melhor filme estrangeiro.

Em 1957 teve sua carreira diplomática transferida para Montevidéu, onde permaneceu por três anos.
O ano de 1958 marcaria o início de um dos movimentos mais importantes da música brasileira, a Bossa Nova. A pedra fundamental do movimento veio com o álbum "Canção do Amor Demais", gravado pela cantora Elizeth Cardoso. Além da faixa-título, o antológico LP contava ainda com outras canções de autoria da dupla Vinicius e Tom, como "Luciana", "Estrada Branca", "Outra Vez" e "Chega de Saudade", em interpretações vocais intimistas.

"Chega de Saudade" foi uma canção fundamental daquele novo movimento, especialmente porque o álbum de Elizeth contou com a participação de um jovem violonista, que com seu inovador modo de tocar o violão, caracterizado por uma nova batida, marcaria definitivamente a bossa nova e a tornaria famosa no mundo inteiro a partir dali. O nome deste violonista é João Gilberto. A importância do disco "Canção do Amor Demais" é tamanha que ele é tido como referência por muitos artistas como Chico Buarque e Caetano Veloso.

Várias das composições de Vinicius foram gravadas na metade final daquela década por outros artistas. Joel de Almeida gravou "Loura ou Morena" (1956). No ano seguinte, Aracy de Almeida gravou "Bom Dia, Tristeza" (composta com Adoniran Barbosa), Tito Madi gravou "Se Todos Fossem Iguais A Você", Bill Farr gravou "Eu Não Existo Sem Você", Agnaldo Rayol gravou "Serenata do Adeus" e Albertinho Fortuna gravou "Eu Sei Que Vou Te Amar". "O Nosso Amor" e "A Felicidade" foram duas das canções mais lançadas no final daquela década. A primeira foi gravada por Lueli Figueiró e Diana Montez, ambas em 1959.

Já a segunda foi lançada por Lueli Figueiró, Lenita Bruno, Agostinho dos Santos e João Gilberto. Servindo ao Itamaraty em Montevidéu desde 1957, Vinicius de Moraes deixaria a embaixada brasileira no Uruguai somente em 1960. Suas canções continuaram sendo gravadas por muitos artistas no início da década de 1960. Foram lançadas "Janelas Abertas" (composta com Tom Jobim), por Jandira Gonçalves, e "Bate Coração", (composta com Antônio Maria), por Marianna Porto de Aragão, cantora cultuada na época como uma das vozes mais poderosas de toda uma geração de cantoras.

No ano seguinte, Vinicius registrou pela primeira vez sua voz, em um álbum contendo os sambas "Água de Beber" e "Lamento no Morro", novamente parcerias com Tom Jobim. O poeta teria também um novo parceiro naquele período, o cantor, compositor e violonista Carlos Lyra. Com ele, Vinicius iria compor clássicos como "Você e Eu", "Coisa Mais Linda", "A Primeira Namorada" e "Nada Como Te Amar". Ainda em 1961, o Teatro Santa Rosa foi inaugurado no Rio de Janeiro com "Procura-se uma rosa", peça de autoria de Vinicius, Pedro Bloch e Gláucio Gil - filmada depois pelo cinema italiano com o nome de "Una Rosa per Tutti" (o longa-metragem foi rodado no Rio e estrelado por Claudia Cardinale).

Em 1962, a Banda do Corpo de Bombeiros fluminense gravou "Serenata do Adeus", um ano após gravarem "Rancho das Flores", marcha-rancho com versos do poeta sobre tema de Jesus, Alegria dos Homens, de Johann Sebastian Bach. Ainda naquele ano, enquanto "Canção da Eterna Despedida" (composta com Tom Jobim) e "Em Noite de Luar" (composta com Ary Barroso) foram gravadas por Orlando Silva e Ângela Maria, respectivamente, Vinicius de Moraes publicou três livros: Antologia Poética, Procura-se Uma Rosa e Para Viver Um Grande Amor.

Com Pixinguinha, compôs a trilha sonora do filme Sol sobre a Lama, de Alex Vianny, escrevendo as letras para os chorinhos "Lamento" e "Mundo Melhor". Também naquele período, nasceu a parceria com o compositor e violonista Baden Powell. Desta, resultariam inúmeros sucessos, como "Apelo", "Canção de Amor", "Canto de Ossanha", "Formosa", "Mulher Carioca", "Paz", "Pra Que Chorar", "Samba da Bênção", "Samba Em Prelúdio", "Só Por Amor", "Tem Dó", "Tempo Feliz", entre outras.

Em agosto de 1962, com Tom Jobim, João Gilberto e o grupo Os Cariocas, Vinicius de Moraes participou de "Encontro", um dos mais importantes concertos da bossa nova e realizado na boate "Au Bon Gourmet", no Rio de Janeiro. Neste show, foram lançados clássicos da música popular brasileira como "Ela é Carioca", "Garota de Ipanema", "Insensatez", "Samba do Avião" e "Só Danço Samba". Naquela mesma casa noturna foi montada "Pobre Menina Rica", mais uma peça do poeta, cuja trilha sonora trazia canções como "Sabe Você", "Primavera" e "Samba do Carioca" (lançando a cantora Nara Leão), ambas parcerias com Carlos Lyra. Ainda naquele ano, Vinicius comporia com Lyra "Marcha da Quarta-feira de Cinzas" e "Minha Namorada".

Várias daquelas seriam gravadas em 1963. Jorge Goulart gravou "Marcha da Quarta-feira de Cinzas", Elizeth Cardoso gravou "Mulher Carioca" e "Menino Travesso" (composta com Moacir Santos), Elza Soares gravou "Só Danço Samba", Pery Ribeiro e o Tamba Trio gravaram "Garota de Ipanema" e Jair Rodrigues gravou "O Morro Não Tem Vez" (composta com Tom Jobim).

Naquele mesmo período, Vinicius de Moraes lançou com a atriz Odete Lara seu primeiro álbum: Vinicius e Odete Lara. Com arranjos e regência do poeta Moacir Santos, o LP continha canções da parceria com Baden Powell, como "Berimbau", "Mulher Carioca", "Samba em Prelúdio" e "Só por Amor", entre outras. Ainda em 1963, o selo Copacabana lançou o álbum"Elizeth Interpreta Vinicius", contendo as parcerias do poetinha com Baden Powell, Moacir Santos (e arranjos deste), Nilo Queiroz e Vadico.

Em 1964, Vinicius retornou ao Brasil e logo se apresentou na boate "Zum Zum", ao lado de Dorival Caymmi, Quarteto em Cy e o Conjunto de Oscar Castro Neves. O concerto teve grande repercussão nos meios artísticos e foi lançado em LP pelo selo Elenco, contendo composições como "Bom-dia, Amigo" (parceria com Baden Powell), "Carta ao Tom", "Dia da Criação" e "Minha Namorada" (parcerias com Carlos Lyra), e "Adalgiza", "...Das Rosas", "História de Pescadores" e "Saudades da Bahia" (parcerias com o cantor, compositor e violonista Dorival Caymmi).

Duas canções de Vinicius de Moraes concorreram, em 1965, o I Festival Nacional de Música Popular Brasileira (da extinta TV Excelsior). "Arrastão" (composta com Edu Lobo), defendida por Elis Regina, ficou com o primeiro lugar, e "Valsa do Amor que Não Vem" (parceria com Baden Powell), defendida por Elizeth Cardoso, ficou com o segundo lugar. Também com o arranjador, cantor e instrumentista Edu Lobo, Vinicius compôs "Zambi" e "Canção do Amanhecer" - canções que se engajaram no clima de protesto da época e foram apresentadas em projetos do Centro Popular de Cultura da União Nacional dos Estudantes (UNE). Por um breve período, Vinicius foi designado para trabalhar na delegação do Brasil junto à UNESCO, na Europa. O poeta também trabalhou com o diretor Leon Hirszman no roteiro do filme Garota de Ipanema, voltou a se apresentar no Zum Zum com Dorival Caymmi e lançou o livro "Cordélia e o Peregrino".

Ainda em 1965, o Teatro Municipal de São Paulo foi o palco de uma homenagem para o poetinha, com o show Vinicius: Poesia e Canção, espetáculo que contou com a participação daOrquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (sob a regência do maestro Diogo Pacheco). As composições apresentadas receberam arranjos dos maestros Guerra Peixe, Radamés Gnattali, Luís Eça, Gaya e Luís Chaves e contou com intérpretes com Carlos Lyra, Edu Lobo, Suzana de Morais, Francis Hime, Paulo Autran, Cyro Monteiro e Baden Powell. Quando o poeta terminou a apresentação de "Se Todos Fossem Iguais A Você", a platéia respondeu com dez minutos ininterruptos de aplausos.

Em 1966, foi lançado o álbum Os Afro-Sambas, com suas composições em parceria com Baden Powell. Constam do repertório do disco "Canto de Ossanha", "Canto de Xangô", "Canto de Iemanjá" e "Lamento de Exu", entre outras, além da participação de Powell tocando violão. Naquele mesmo período, Vinicius participou do concerto Pois É, no Teatro Opinião, ao lado deMaria Bethânia e Gilberto Gil. No espetáculo dirigido pelo arranjador, compositor, maestro e pianista Francis Hime, o público carioca conheceu pela primeira vez as canções de Gilberto Gil. Ainda naquele ano, lançou o livro de crônicas Para Uma Menina Com Uma Flor e também foi convidado a participar do júri do Festival de Cannes. Na ocasião, descobriu que sua canção "Samba da Bênção" havia sido utilizada, sem os devidos créditos, na trilha sonora do filme Um Homem e Uma Mulher, do diretor francês Claude Lelouch, vencedor do festival. Após uma ameaça de processo, a obra de Lelouch creditou a canção de Vinicius.

O ano de 1967 marcou a estréia do filme Garota de Ipanema, baseado no sucesso homônimo de Vínicius e Tom Jobim. É a canção brasileira mais conhecida no mundo depois de "Aquarela do Brasil" (de Ary Barroso). Ainda naquele período, Vinícius organizou um festival de artes em Ouro Preto e excursionou para a Argentina e o Uruguai.

Em 1968, Vinicius de Moraes participou de shows em Lisboa, na companhia de Chico Buarque e Nara Leão. Também naquele ano, a convite do crítico Ricardo Cravo Albin, Vinicius prestou histórico depoimento para o Museu da Imagem e do Som (de onde era membro do Conselho Superior de MPB). Mas o ano de 1968 marcou o fim da carreira diplomática de Vinicius de Moraes. Após 26 anos de serviços prestados ao MRE, Vinicius foi aposentado pelo Ato Institucional 5, criado peladitadura militar brasileira, fato que o magoou profundamente. No dia em que o ato era editado, Vinicius encontrava-se em Portugal onde realizava um concerto. Após este espetáculo, estudantes salazaristas estavam aglomerados na porta do teatro para protestar contra o poeta. Avisado disto e aconselhado a se retirar pelos fundos do teatro, o poetinha preferiu enfrentar os protestos e, parando diante dos manifestantes, começou a declamar "Poética I" ("De manhã escureço/De dia tardo/De tarde anoiteço/De noite ardo"). Então, um dos jovens tirou a capa do seu traje acadêmico e a colocou no chão para que Vinicius pudesse passar sobre ela — ato imitado pelos outros estudantes e que, em Portugal, é uma forma tradicional de homenagem acadêmica.

Segundo entrevista publicada pela Revista Veja em 12 de janeiro de 2000 o ex-presidente João Figueiredo explicou as reais causas da demissão do poeta do Itamaraty: "Ele até diz que muita gente do Itamaraty foi cassada ou por corrupção ou por pederastia. É verdade. Mas no caso dele foi por vagabundagem mesmo. Eu era o chefe da Agência Central do Serviço e recebíamos constantemente informes de que ele, servindo no consulado brasileiro de Montevidéu, ganhando 6 000 dólares por mês, não aparecia por lá havia três meses. Consultamos o Ministério das Relações Exteriores, que nos confirmou a acusação. Checamos e verificamos que ele não saía dos botequins do Rio de Janeiro, tocando violão, se apresentando por aí, com copo de uísque do lado. Nem pestanejamos. Mandamos brasa."

A reabilitação ao corpo diplomático brasileiro só ocorreu trinta anos depois de sua morte por meio da Lei 12.265 de 21 de junho de 2010. Em cerimônia no Palácio do Itamaraty, Vinicius de Moraes foi elevado ao cargo de ministro de exterior, cargo semelhante ao de embaixador.

Em 1969, Vinicius de Moraes publicou o livro Obra Poética e se apresentou ao lado de Maria Creuza e Dorival Caymmi em Punta del Este. O poetinha também fez recital na Livraria Quadrante, em Lisboa, apresentando, entre outros, os poemas "A Uma Mulher", "O Falso Mendigo", "Sob o Trópico de Câncer" (no qual trabalhou durante nove anos) e "Soneto da Intimidade". O evento foi gravado ao vivo e lançado em álbum LP pelo selo Festa. Ainda naquele ano, Vinicius fez apresentações em Buenos Aires, ao lado de Caymmi, Baden Powell, Quarteto em Cy e Oscar Castro Neves.

Na praia de Itapuã, em Salvador, onde Vinícius residiu, compôs algumas de suas mais belas canções com Toquinho, que se tornariam clássicos como "Como Dizia o poeta", "Tarde em Itapoã" e "Testamento".

Em 1970, Vinicius se apresentou na casa de espetáculo carioca Canecão, com o parceiro Tom Jobim, o violonista Toquinho e a cantora Miúcha. O show, que relembrou a trajetória do poeta, ficou quase um ano em cartaz devido ao grande sucesso obtido. Outra apresentação marcante de Vinícus de Moraes, ao lado de Toquinho e da cantora Maria Creuza, foi na cidade argentina de Mar del Plata, na boate La Fusa.

O concerto resultaria no álbum LP ao vivo Vinicius En La Fusa, uma das mais belas joias gravadas ao vivo da música brasileira. No repertório, interpretado de modo espetacular pela cantora baiana, estavam entre outras "A Felicidade", "Garota de Ipanema", "Irene", "Lamento no Morro", "Canto de Ossanha" (canção muito aplaudida pela plateia argentina), "Samba em Prelúdio", "Eu Sei Que Vou Te Amar" (canção que contou ainda com a declamação do poetinha de "Soneto da Fidelidade", para delírio do público argentino), "Minha Namorada" e "Se Todos Fossem Iguais A Você", que encerrou o magnífico concerto.

No ano seguinte, Vinicius voltou à Fusa para gravar um novo álbum LP ao vivo, também com Toquinho, mas desta vez com a cantoraMaria Bethânia nos vocais. Neste álbum estão presentes canções com "A Tonga da Mironga do Kabuletê", "Testamento" e "Tarde em Itapoã". Também em 1971, assinou com Chico Buarque, sobre antigo choro de Garoto, a canção "Gente Humilde", grande sucesso gravada pelo próprio Chico e, pouco depois, por Ângela Maria.

A parceria Vinicius/Toquinho excursionou por várias cidades brasileiras e também pelo exterior. Ainda em 1971, a dupla lançou seu primeiro LP de estúdio, com destaque para "Maria Vai com as Outras", "Morena Flor", "A Rosa Desfolhada" e "Testamento". Em 1972, eles lançaram o álbum "São Demais os Perigos Dessa Vida", contendo - além da faixa-título - grandes sucessos como "Cotidiano nº 2", "Para Viver Um Grande Amor" e "Regra três". Com Toquinho, também compôs a trilha sonora da telenovela "Nossa Filha Gabriela" (da extinta TV Tupi), registrada em disco naquele mesmo ano. No ano seguinte, a dupla se apresentou no show "O Poeta, a Moça e o Violão", com a cantora Clara Nunes no Teatro Castro Alves, em Salvador.

Em 1974, Vinicius e Toquinho compuseram "As Cores de Abril" e "Como É Duro Trabalhar", ambas incluídas na trilha sonora da novela Fogo Sobre Terra, da Rede Globo. Naquele mesmo ano, a parceria lançou o álbum Toquinho, Vinicius e Amigos. O disco teve as participações de Maria Bethânia (em "Apelo" e "Viramundo"), Cyro Monteiro ("Que Martírio" e "Você Errou", últimas gravações deste cantor), Maria Creuza ("Tomara" e "Lamento no Morro"), Sergio Endrigo ("Poema Degli Occhi" e "La Casa") e Chico Buarque ("Desencontro"). Ainda naquele ano, a dupla lançou "Vinicius e Toquinho", quarto álbum de estúdio da parceria, que trazia composições de autoria deles, como "Samba do Jato", "Sem Medo" e "Tudo Na Mais Santa Paz", e ainda "Samba pra Vinicius", homenagem ao poetinha de Toquinho e Chico Buarque, que fez uma participação especial no disco.

Em 1975, Vinicius de Moraes lançou o álbum "O Poeta e o Violão". Gravado em Milão, o LP teve a participação especial dos maestros Bacalov e Bardotti. No mesmo ano, a gravadora Philips lançou o álbum "Vinicius e Toquinho". Deste LP, destaca-se "Onde Anda Você" - parceria com Hermano Silva e que alcançou grande sucesso. Ainda naquele ano, Vinicius lançou o livro de poemas infantis A Arca de Noé. Foram lançados no ano seguinte os álbuns Ornella Vanoni, Vinicius de Moraes e Toquinho - La voglia, la pazzia, l'incoscienza e l'allegria e Deus lhe Pague - este com as composições da parceria Vinicius e Edu Lobo.

Vinicius teve publicado, em 1977, o livro O Breve Momento, com 15 serigrafias de Carlos Leão. Naquele ano, o selo Philips lançou o álbum "Antologia Poética", uma seleção da obra poética do poetinha e que teve a participação especial de Tom Jobim, Francis Hime e Toquinho. A gravadora Som Livre disponibilizou no mercado o LP Tom, Vinicius, Toquinho e Miúcha - Ao Vivo no Canecão. Em 1978 foi lançado o álbum Vinicius e Amália, gravado em Lisboa com a cantora portuguesa Amália Rodrigues. Naquele mesmo ano, foi editado o álbum "10 Anos de Toquinho e Vinicius" - uma coletânea de uma década de trabalhos da dupla.

Em 1980 foi lançado o álbum Arca de Noé, que trouxe diversos intérpretes para as composições infantis do poeta, musicadas a partir do livro homônimo. O disco gerou um especial infantil na Rede Globo, naquele mesmo ano.

Na madrugada de 9 de julho de 1980, Vinicius de Moraes começou a se sentir mal na banheira da casa onde morava, na Gávea, vindo a morrer pouco depois. O poeta passou o dia anterior com o parceiro e amigo Toquinho, com quem planejava os últimos detalhes do volume 2 do álbum "Arca de Noé". Foi sepultado no Cemitério de São João Batista no Rio de Janeiro. Em 1981, este LP foi lançado.

Mesmo após a morte, a obra musical de Vinicius manteve-se prestigiada na música brasileira. Foram lançados os álbuns Toquinho, Vinicius e Maria Creuza - O Grande Encontro (1988) e A História dos Shows Inesquecíveis - Poeta, Moça e Violão: Vinicius, Clara e Toquinho (1991), além de terem sido lançados livros sobre o poeta, como Vinicius de Moraes - Livro de Letras (1993), de José Castello, Vinicius de Moraes (1995), também de José Castello, "Vinicius de Moraes" (1997), de Geraldo Carneiro (uma edição ampliada do livro publicado em 1984). Ainda em 1993, Almir Chediak editou os três volumes do Songbook Vinicius de Moraes.

Por ocasião dos vinte anos da morte do poeta, em 2000, a Praia de Ipanema foi o palco de um show em homenagem a Vinicius, que contou com a participação da Orquestra Sinfônica Brasileira, Roberto Menescal, Wanda Sá, Zimbo Trio, Os Cariocas, Emílio Santiago e Toquinho, interpretando composições de sua autoria.

Em 2003, ano em que o poeta completaria seu 90º aniversário, foram lançados vários projetos em tributo à sua criação artística. Também foi lançado o website oficial de Vinicius.
Em 2005, "The Girl from Ipanema", versão em inglês de "Garota de Ipanema", interpretada por Astrud Gilberto, Tom Jobim, João Gilberto e Stan Getz e gravada em 1963, foi escolhida como uma das 50 grandes obras musicais da Humanidade pela Biblioteca do Congresso Americano.

Ainda em 2005, estreou, na abertura da sétima edição do Festival do Rio, o documentário Vinicius, dirigido por Miguel Faria Jr. e produzido por Suzana de Moraes, filha do poeta, com a participação de Chico Buarque, Carlos Lyra, Caetano Veloso, Maria Bethânia, Adriana Calcanhoto, Mariana de Moraes e Olívia Byington, entre outros convidados. A trilha sonora do filme foi lançada em CD.

Em 2006, foi lançada a caixa "Vinicius de Moraes & Amigos", com cinco álbuns do poetinha, contendo 70 canções compiladas de fonogramas gravados por vários intérpretes e pelo próprio Vinicius (solo ou em dueto e encarte.

Fonte: Wikipedia, ago/2016.


Nesta postagem apresentamos o álbum "Tributo a Vinicius de Moraes" que foi lançado no Brasil, em 1998, pela gravadora Movieplay, com o selo BS. A seguir a lista das canções e intérpretes do disco:

1. Só danço samba - Zimbo Trio;
2. Modinha - Alaíde Costa & João Assis Brasil;
3. Insensatez - Paulinho Nogueira;
4. O morro não tem vez - Wilson Simonal;
5. Poema dos olhos da amada - Ana de Hollanda;
6. Primavera - Jane Duboc;
7. Lamentos - Tom da Terra;
8. Valsa de Eurídice - Claudette Soares;
9. Água de beber - Zimbo Trio;
10. Canto de ossanha - Wilson Simonal;
11. Sem você - Alaíde Costa & João Assis Brasil;
12. Amor em paz - Toquinho;
13. O que tinha de ser - Claudette Soares;
14. O grande amor - Zimbo Trio.















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