O grupo musical brasileiro Raíces de América surgiu no final de 1979, pelo empresário Enrique Bergen, argentino radicado no Brasil, focando a interpretação de músicas latino americanas, que sobressaísse dos padrões corriqueiros da época, quando os grupos do gênero mantinham características primordialmente folclóricas em seus repertórios e formações.
Raíces de América foi formado por músicos argentinos, chilenos e brasileiros e buscava o emergente interesse pela música e cultura latina, incorporando temas sobre abandono de crianças, preconceito racial e outras questões sociais e econômicas vivenciados na América do Sul.
O grupo surgiu durante o regime militar no Brasil e logo conquistou o público estudantil, que na época caracterizava-se por ser engajado na luta pela democracia.
A primeira formação do Raíces de América era constituída por: Mariana Avena (voz), Tony Osanah (voz e instrumentos), Enzo Merino (instrumentos), Willy Verdager (voz e instrumentos), Oscar Segovia (percussão), Júlio César Peralta (voz e violão), Freddy Góes (voz e instrumentos), Celso Ribeiro (voz e instrumentos) e Isabel Ribeiro (participação especial no primeiro álbum, declamando poemas).
Raíces de América gravou onze álbuns, e em 1982 obteve o segundo lugar no Festival MPB Shell, com a música Fruto do suor.
O álbum da postagem foi lançado em 1983, pela gravadora Eldorado e contém uma seleção dos principais sucessos do grupo, a seguir listadas:
- 01. Soy loco por ti América;
- 02. Negra de colores;
- 03. Rosa de Hiroshima;
- 04. La ciudad;
- 05. La carta;
- 06. Fruto de suor;
- 07. Canción a Nicaragua;
- 08. Cio da terra;
- 09. Guantanamera;
- 10. Los hermanos;
- 11. Zamba de las tolderias;
- 12. El condor pasa;
- 13. Pedro nadie;
- 14. Cantor de oficio;
- 15. Los ejes de mi carreta;
- 16. Disparada;
- 17. Angelitos negros;
- 18. Los pueblos americanos;
- 19. O que será;
- 20. Volver a los 17.
Links:
RAÍCES DE AMÉRICA - SELEÇÃO DE OURO (Mp3)
ELDORADO - BRASIL 1983 (Flac)
-==-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=