2016

2016

segunda-feira, 12 de março de 2012

GATO - O PULO DO GATO - 1967

José Provetti, ou melhor, Gato, solista brasileiro de guitarra e teclado, nascido em 07/04/1941, na cidade de Valparaiso, em São Paulo se destacou pela elevada técnica e se tornou um dos guitarristas brasileiros mais expressivos, principalmente na fase da Jovem Guarda.

No início dos anos 60 atuou como DJ na rádio Piratininga. Seu primeiro grupo foi "The Vampires" e posteriormente o grupo "The Jet Blacks", onde se destacou e permaneceu por vários anos gravando, sendo a referência da banda. Também atuou  no conjunto RC-7, grupo que acompanhava Roberto Carlos.

No início da carreira gravou músicas em 45 rpm, pelo selo Young, do Miguel Vaccaro Neto, que foi a primeira gravadora dedicada exclusivamente ao público jovem. Em seguida, foi convidado pelo baterista Jurandir Trindade para assumir a lead guitar dos The Vampires, posterior The Jet Blacks, atuando até 1966, sendo substituído pelo competente Emilio Russo (The Sparks, Raio X). Gravou um compacto simples, na RCA com as músicas Dor de Cotovelo e Pernacchia, bem como um disco LP solo, demonstrando sua versatilidade na guitarra e em teclado (órgão) também.
Faleceu em 31 de janeiro de 1996, vitimado pelas sequelas de um derrame cerebral e foi sepultado no cemitério do Cajú, no Rio de Janeiro. Seu funeral foi custeado pelo cantor Roberto Carlos, num gesto de reconhecimento ao músico que o apoiou quando formou os grupos RC-3 e RC-7.
(Fonte de Pesquisas:  livro "O Rock Instrumental no Brasil", de Laércio Pacheco Martins e blog SanduicheMusical.

Nesta postagem, apresentamos esse raro álbum Long Playing, lançado em 1967, pela gravadora RCA Victor, contendo as seguintes músicas instrumentais:

1. See you in september; 
2. Guantanamera; 
3. Black is black; 
4. Gatinha manhosa; 
5. Bus stop; 
6. Sunny; 
7. Love me please love me; 
8. Namoradinha de um amigo meu; 
9. Quando digo che ti amo; 
10. Winchester catedral; 
11. Pingi con me; 
12. As tears go by.













5 comentários:

  1. Só um comentário: Existe um compacto triplo (seis musicas) dos Vampires, ele foi gravado com o Gato, Jurandi (e não Jurandy ou Jurandyr), Zé Paulo e Joe Primo. Foi gravado em 1962 e vale a pena procurar.

    ResponderExcluir
  2. Acabei de ler o livro "The Jet Black´s" (terceira edição) do pesquisador e colecionador Edu Reis. São 430 paginas com toda a história do conjunto, discografia nacional e importada e toda a sua interação com Roberto e outros participantes da Jovem Guarda. Parabéns ao Edu Reis.

    ResponderExcluir
  3. Tem como postar novamente? Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. New Link com versão melhorada: http://www64.zippyshare.com/v/35369696/file.html

      Excluir
  4. Bom saber desses detalhes sobre o Roberto Carlos,sou super fã do Rei, mas só do tempo " das antigas, até - anos 80 ",depois ele virou " funcionário da rede grobo " e não fez nada mais de boa qualidade ( opinião minha "

    ResponderExcluir