domingo, 10 de março de 2013

ENZA FLORI - A MASCOTINHA DO REI - 2006

Nesta postagem resgatamos uma compilação rara, que já foi disponibilizada há tempos atrás pelo saudoso blog Mr Five, ainda quando estava ativo. Trata-se de uma seleção de sucessos da cantora Enza Flori, que atuou na época do movimento Jovem Guarda.

Enza flori nasceu em Nápole, Itália, no dia 02 de setembro. Radicada no Brasil desde os anos 60, filha de mãe italiana e pai francês, ela foi uma artista mirim na Jovem Guarda e participou também do lendário programa Mini Guarda. Foi uma das primeiras crianças a gravar discos no Brasil.

O talento musical surgiu cedo. Aos quatro anos de idade já dublava, cantava e imitava cantoras famosas, como Lana Bittencourt e músicas de Gilbert Bécaud. Aos nove anos de idade, quando Rita Pavone veio ao Brasil, realmente despertou o interesse em ser cantora, revelando talento e afinação natural.

Acompanhada pelo conjunto The Jet Blacks, em uma apresentação em São Paulo, ficou evidente o talento da garota, que cantava muito bem e tinha grande capacidade interpretativa. Sua semelhança física com a cantora italiana Rita Pavone despertou interesse imediato do público em geral, o que lhe valeu o apelido de “Rita Pavone Brasileira”.

O guitarrista do The Jet Blacks, Gato, a levou para a gravadora Chantecler, onde assinou seu primeiro contrato e em seguida lançou o seu primeiro disco no formato compacto simples. Apresentou-se no programa Jovem Guarda, de Roberto Carlos, cantando Occhi Miei, principal faixa do seu disco, que acabou ganhando destaque nas paradas de sucesso.

Convidada como cantora mirim no programa Jovem Guarda, ganhou o carinhoso apelido do Rei Roberto Carlos de “Minha Mascotinha”, apresentando-a desta forma. Com tanto sucesso, o segundo disco compacto logo saiu. A canção Gasparzinho foi gravado com o grupo The Jordans, com músicas de Carlos César e Laerte Anthony. Novamente Enza Floria estava nas paradas de sucesso da época.

Acabou sendo contratada pela TV Excelsior, onde apresentou juntamente com Altemar Dutra, o programa “Juventude em Brasa”. Foi a única cantora efetiva do programa “Linha de Frente”, que era comanda pela dupla Os Vips. Nessa época gravou a música Submarina Amarelo, dos The Beatles, tendo como segunda faixa do disco compacto, a canção Dezessete Anos. Os discos seguintes eram compostos pelas músicas O Pão, de Reginaldo Rossi e A Bada Catarina, que foi trilha sonora de um filme.

Terminado o contrato com a TV Excelsior, foi contratada pela TV Paulista, no programa Silvio Santos e programa do Chacrinha. A seguir, foi convidada pela TV Bandeirantes para atuar no programa Mini Guarda, apresentado pelo cantor Ed Carlos e Mário. Ela era a mini rainha, Ed Carlos era o mini rei e Mário, o príncipe. Apesar de estar em uma emissora que não tinha tradição em musicais, acabou sendo destaque, já que o programa era uma réplica do programa Jovem Guarda, só que realizado com crianças e adolescentes que queriam ingressar na carreira artística.

Enza Floria interrompeu a sua carreira para se dedicar à sua família, voltando a se apresentar somente na década de 1990, com Rodrigo D’Ávilla, no disco “Dois em Um” e no relançamento de “Sucessos da Jovem Guarda”, uma coletânea da Chanteceler.

Procurada pelos membros do fá clube de Rita Pavone, lançou o disco em formato Compact Disc - CD, com músicas italianas, destacando-se Datemi Um Martello, Sapore Di Sale, Fortissimo, entre outras.

Também lançou um álbum em CD, intitulado “Flashback Jovem Guarda”, com os grandes sucessos da Jovem Guarda, destacando-se eu Não Sabia Que Você Existia, Devolva-me, e Te Amo, que acabou sendo licenciado para vários países da Europa, em particular para a França. Atualmente, Enza Flori faz shows em cruzeiros e por todo o Brasil. 

 Fonte: www.enzaflori.com.br

A compilação intitulada "A Mascotinha do Rei", foi elaborada em 2006, pelo blog MrFiveMusic e continha as seguintes canções:

1. Occhi miei;
2. Vola vola da me;
3. Popeye;
4. Gasparzinho (O fantaminha camarada);
5. Dezessete anos;
6. Submarino amarelo;
7. Bada Catarina;
8. O Pão;
9. Pense bem (Penny Lane);
10. Pata pata é pau;
11. A longa espera;
12. Eu já nem sei;
13. Eu não sabia que você existia (com Rodrigo D'Avilla);
14. Te amo;
15. Ternura;
16. Foi assim;
17. Devolva-me (com Rodrigo D'Avilla) .










Links:




4 comentários:

  1. Oi Hedson, tudo bem?
    Sou o Carlos, do blog https://musicasdosanos60.blogspot.com/ para lhe pedir o especial favor de repôr os links desta excelente compilação de Enza Flori ("A Mascotinha do Rei"). Seus links estão ambos caducados. Agradeço antecipadamente. Aquele abraço, Carlos Santos.

    ResponderExcluir
  2. Hedson, poderia repostar? Os links estão inativos.

    ResponderExcluir
  3. Os links dessa coletânea estão inativos. Poderia repostar ou dizer como podemos adquirir?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Israel
      ainda estão disponíveis o segundo e terceiro links, do google drive e mega. Seguem:

      Link 1: https://drive.google.com/file/d/1iq5C_faInGIIhk7GkZRN847EHzT3-Zp-/view

      Link 2: https://mega.nz/file/w4NWwKYZ#Pp82IGZSBQzOxX_xqY1BKuyH-1meqUyi6Ux1g8-_ZiQ

      Excluir