2016

2016

domingo, 7 de maio de 2017

OS MAIAS - TRILHA SONORA - 2000

No dia 20/julho/2011, realizamos a nossa primeira postagem no blog LaPlayaMusic. Para iniciar o blog escolhi um álbum que sempre me acompanha nas minhas viagens rodoviárias que realizo a trabalho. 

É um disco da trilha sonora de uma série lançada pela Rede Globo de Televisão, cujo tema foi adaptado do livro, intitulado "Os Maias", obra do português Eça de Queiroz, que considero um dos maiores escritores do mundo.

Considero esta adaptação como a melhor que já foi realizada para a televisão e cinema. A responsável por esse trabalho foi a escritora e produtora Maria Adelaide Amaral, com as colaborações de João Emmanuel Carneiro e Vicente Villari. A direção ficou por conta de Emilio di Biasi e Del Rangel, sob a direção geral de Luiz Fernando Carvalho.

Para mim, o que se destaca nesse trabalho foi a fidelidade do texto original, a capacidade do elenco de atores, a fotografia e o cuidado em manter fiel a iluminação da época. Recomendo muito para quem gosta de um enredo e filmagem de qualidade e esmero. Vale a pena.

Para complementar a qualidade da filmagem, o maior destaque de todos os atributos, sem dúvida nenhuma, é a trilha sonora, cuja direção foi de Hélio Costa Manso. A seleção das músicas e intérpretes deu o toque final para a obra. 

Se você ouvir a trilha sonora sem assistir a filmagem não dá a dimensão qualitativa esperada. Entretanto, quando se assiste e depois se ouve o disco você terá outro juízo de valor.

O diretor foi muito feliz na escolha dos intérpretes e compositores, enfatizando a participação do fantástico grupo português Madredeus. A voz da cantora Tereza Salgueiro é de uma beleza indescritível. Ouça a canção Haja o que houver  e me confirme. Outra bela canção é As Ilhas dos Açores. Mas não é só o grupo Madredeus que se destaca. Cabe ressaltar o belo trabalho instrumental de John Neschling & Orquestra Sinfônica e André Sperling.

O disco desta postagem número 1000 foi lançado no Brasil, em 2000, pela gravadora Som Livre e contém as seguintes canções e intérpretes:

1. Preludio (John Neschling & Orquestra Sinfônica);
2. Fado (John Neschling & Orquestra Sinfônica);
3. O pastor (Madredeus);
4. Ramalhete (André Sperling);
5. As Ilhas dos Açores (Madredeus); 
6. Tema da infância (John Neschling & Orquestra Sinfônica);
7. Fado (Dulce Pontes);
8. Tema de amor (John Neschling & Orquestra Sinfônica);
9. Haja o que houver (Madredeus);
10. Poemas de amor (Andre Sperling);
11. Valsa (John Neschling & Orquestra Sinfônica);
12. O velho 
13. Por ti (André Sperling);
14. Matinal (Madredeus)
15. Tristes dias (André Sperling).


























Links:






3 comentários:

  1. Obrigado Hedson. Isto é (ouro sobre azul)ou (carne da perna).Vi este filme, e a versão portuguesa antiga a PB.Boa semana.

    ResponderExcluir
  2. Olá, Fernando.
    Também assisti essa versão portuguesa há muitos anos atras e é muito boa, considerandos os recursos do cinema da época. Se puder assistir essa série da TV Globo, sei que irá gostar.
    Hedson

    ResponderExcluir
  3. Parabéns, pelo seu maravilhoso trabalho em prol da divulgação da nossa boa música. Agora estou de volta, com o "Carbono Musical 2"! Por gentileza, me inclua na sua lista de sites/blogs parceiros, ficarei muito feliz e agradecido. Eis link:http://carbonomusical2.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir