sexta-feira, 30 de junho de 2023

LIVERPOOL '65 - VARIOUS ARTISTS (1965)

Para finalizar o mês de junho, apresento uma coletânea dos Anos 1960, denominado "Liverpool '65", que foi lançado na Alemanha, em 1965, pela gravadora Columbia / EMI.

A seguir a seleção das músicas do álbum "Liverpool '65":

01. A little you (Freddie & The Dreamers);
02. Whole lotta shakin’ going on (Gerry & The Pacemakers);
03. If you wish (Peter & Gordon);
04. If only you’d reply (Cliff Bennett & The Rebel Rousers);
05. The one in the middle (Manfred Man);
06. She’s lost you (The Zephyrs);
07. Come home (The Dave Clark Five);
08. One of these days (The Swinging Blue Jeans);
09. Things I’d like to say (Freddie & The Dreamers);
10. Rip it up (Gerry & The Pacemakers);
11. Nobody I know (Peter & Gordon);
12. Come back (Tony Rivers & The Castaways);
13. It’s so right (The Swinging Blue Jeans);
14. Shame on you (The Naturals);
15. Watermelon man (Manfred Man);
16. You win again (Gerry & The Pacemakers).
















Links:

quinta-feira, 29 de junho de 2023

ROGERIO DUPRAT - A BANDA TROPICALISTA DO DUPRAT (1968)

Hoje, apresento um álbum muito procurado, que foi lançado na época do Tropicalismo, no Brasil. Trata-se do disco "A Banda Tropicalista do Duprat, lançado em 1968, pela gravadora Companhia Brasileira de Discos, com o selo Philips. 

O disco traz diversas releituras de canções nacionais e estrangeiras, em arranjos interessantes de Rogerio Duprat, com a participação especial do grupo "Os Mutantes", em duas faixas do disco.

Para quem não conhece o compositor, arranjador e maestro brasileiro de ascendência francesa e italiana Rogerio Duprat, nascido no Rio de Janeiro, em 07/Janeiro/1932 e falecido em São Paulo. Ele foi foi um dos maiores responsáveis  pela ascensão do movimento Tropicália no Brasil.

Personalizou o som do então emergente movimento musical com arranjjos bem elaborados, criativos e perfeitamente antenados com as tendências internacionais da época. Ele foi o grande responsável pelos efeitos sonoros inovadores de psicodelia e experimentalismo presentes no movimento, junto ao produtor Manoel Barenbein. 

Rogerio Duprat foi aluno de Karlheinz Stockhausen, na Alemanha, junto com o músico norte-americano Frank Zappa. Em 1956, foi membro fundador da Orquestra de Câmara de São Paulo.

 Em 1963, além de assinar o manifesto Música Nova, Duprat daria um outro passo na história da música quando, ao lado do também maestro Damiano Cozzela, usou um computador IBM 1620, da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, para compor uma peça intitulada "Klavibm II". A experiência era inédita no Brasil e pode ser encarada como precursora da chamada música eletrônica. 

No Tropicalismo, a ideia era romper com as barreiras entre a música erudita e a música popular. Rogerio Duprat fez arranjos das canções de Gilberto Gil, Gal Costa, Caetano Veloso, Nara Leão e principalmente Os Mutantes. Ele ficou conhecido como o George Martin da Tropicália.

Nos anos 1970, trabalhou com o cantor "Walter Franco" e o grupo "O Terço". Arranjou o disco "Loki?" de Arnaldo Baptista, membro dos Mutantes, além de participar do antológico álbum "Construção", de Chico Buarque de Hollanda. 

Também deixou sua marca regitrada em arranjos de disco music nacional, em especial em álbuns  do grupo carioca "As Frenéticas" e em trilhas sonoras originais para filmes nacionais, de Walter Hugo Khouri, entre outros. Das trilhas dos filmes, foi premiado por "O Anjo da Noite" e "A Marvarda Carne". 

Nessa mesma época das trilhas para cinema, produziu jingles publicitários. Com a progressiva perda da audição, o maestro foi se afastando do meio musical e se manteve recluso em seu sítio em Itapecerica da Serra, localizado na grande São Paulo. 

A seleção do álbum da postagem é composto das seguintes músicas e participações especiais:

01. Judy in disguise;
02. Honey / Summer rain;
03. Canção pra inglês ver / Chiquita bacana (Participação especial: Os Mutantes);
04. Flying;
05. The rain, the park and other things (Participação especial: Os Mutantes);
06. Canto chorado / Bom tempo / Lapinha;
07. Chega de saudade;
08. Baby;
09. Cinderella-Rockefella;
10. Ele falava nisso todo dia / Bat macumba / Frevo rasgado;
11. Lady Madonna (Participação especial: Os Mutantes);
12. Quem será.

















Nara Leão & Rogerio Duprat









Links:

ROGERIO DUPRAT - A BANDA TROPICALISTA DO DUPRAT

CBD / PHILIPS - BRASIL 1968


quarta-feira, 28 de junho de 2023

LUIZ CLAUDIO - INTIMIDADE (1968) REPOST

Agora é a vez de reapresentar o álbum "Intimidade", do cantor Luiz Cláudio, que foi lançado no Brasil, em 1968, pela gravadora Odeon. 

Luiz Cláudio fez sucesso na década de 1950 e 1960 e atuou até o início da década de 1980. Ele  nasceu em Minas Gerais. Ainda menino formou o seu primeiro trio vocal. Ao ser descoberto por um produtor de rádio, passou a cantar na capital Belo Horizonte. A passagem do rádio para a gravação de discos foi muito rápida.

Teve influências dos cantores Lúcio Alves, Dick Farney e Tito Madi, além dos cantores americanos de música estilo fox. Gravou vários estilos, tais como, foxjazz, música regional, MPB e até mesmo rock pop.

O álbum desta postagem foi produzido por Milton Miranda e direção musical do maestro Lyrio Panicalli. Também contou com as participações nas regências de Paulo Moura, Francis Hime, Antonio Adolfo e Quinteto Villa-Lobos. 

Desse excelente disco, posso destacar as canções Sá MarinaViola Enluarada e Asa Branca. A seguir, a lista da músicas que compõem a seleção do disco:

01. No brilho da faca; 
02. Pilão; 
03. Alegria de carnaval; 
04. Sá Marina; 
05. Aperto de mão; 
06. Viola enluarada; 
07. Maria; 
08. Atira a primeira pedra; 
09. Retrato em branco e preto; 
10. Meu lugar; 
11. Rosa Maria; 
12. Asa Branca.














Links:





domingo, 25 de junho de 2023

VERÔNICA SABINO - BRASIL ROMÂNTICO VOL 2 (1991) REPOST

Atendendo a pedidos, reapresento uma antiga postagem de maio de 2012, referente a cantora brasileira Verônica Sabino. 

Ela nasceu em 04/10/1960, no Rio de Janeiro e é filha do grande escritor brasileiro Fernando Sabino.

Após sua participação no grupo vocal “Céu da Boca”, no período de 1979 a 1984, seu grande primeiro sucesso comercial ocorreu em 1986 com a música Demais, uma versão realizada por Zé Rodrix e Miguel Paiva para a canção Yes It Is, de Lennon e McCartney. 

Esse sucesso foi devido a sua inclusão na trilha sonora da novela “Selva de Pedra”. Posteriormente, em 1988, ela retornou as paradas com a canção Todo Sentimento, inclusa na trilha sonora da novela “Vale Tudo”. 

As novelas foram a melhor maneira de a cantora divulgar as suas principais canções. Novamente em 1989, em dueto com o cantor Emilio Santiago, outra canção foi parar na trilha sonora da novela “Tieta”. A música era uma versão de Nelson Mota para All I Ask Of You, ficando Tudo o Que Se Quer.

Anos depois, lançou os álbuns “Verônica” (1993), “Vênus” (1995) e “Novo Sentido” (1997). Em 1999, participou de apresentações no Midem, uma feira da indústria fonográfica, na França e acabou lançando um álbum por lá. No mesmo ano foi editado uma coletânea “Passando a Limpo”, com algumas faixas inéditas. 

Seus últimos álbuns foram “Agora” (2002) e “Que Nega é Essa” (2009).

Nesta postagem, apresentamos um álbum, lançado em 1991, pela gravadora Sony Music, com o selo Colúmbia, em formato de Compact Disc – CD. Esse disco é o volume 2 de uma série lançada pela gravadora e intitulada “Academia Brasileira de Música”.

Os destaques desse disco, além da interpretação da cantora, são as músicas selecionadas, que retratam os grandes clássicos da Música Popular Brasileira – MPB e os arranjos e produção de Roberto Menescal. 

Uma observação importante é que nesse disco a música Demais não é o grande sucesso da cantora, mas sim a canção de Antonio Carlos Jobim e Aloysio de Azevedo.

As músicas da seleção do disco da postagem são as seguintes:

01. Simples carinho / Mentira; 
02. Sob medida / Folhetim; 
03. Demais / Saigon; 
04. Papel marche / Quando o amor acontece; 
05. Beijo partido / Anos dourados; 
06. Meu bem querer / Álibi; 
07. Caso sério / Mania de você; 
08. Nunca mais / Nunca; 
09. Onde anda você / Meu bem meu mal; 
10. Seu corpo / Olha; 
11. Não dá mais prá segurar (explode coração) / Começaria tudo outra vez; 
12. Saindo de mim / Começar de novo.










Capa (Front) - Edição k7





 Links:

VERÔNICA SABINO - BRASIL ROMÂNTICO VOL 2


COLUMBIA / SONIC MUSIC - BRASIL 1991


sábado, 24 de junho de 2023

THE GLENN MILLER ORCHESTRA (BUDDY DEFRANCO) - SOMETHING NEW (1966)

Nesta postagem, apresento o álbum "Something New", do clarinetista de jazz Budd DeFranco, que foi lançado nos Estados Unidos em 1966, pela gravadora CBS, com o selo Epic. Esse mesmo álbum foi lançado em outros países nos selos Columbia e Hallmark.

Buddy Defranco nasceu em 17/fevereiro/1923 e morreu em 24 de dezembro de 2014. Iniciou sua carreira musical profissional quando era adolescente, no final da década de 1930. Além de participar de inúmeros concertos, ele gravou com alguns dos melhores e maiores cantores e músicos de sua época, incluindo Frank Sinatra, Billie Holiday, Tony Bennett, Ella Fitzgerald, Nat King Cole, Oscar Peterson, Art Tatum, entre outros.

Pode-se afirmar que Buddy Defranco foi o clarinetista que mudou a linguagem harmônica e rítmica para adiante de onde Benny Goodman parou para um território mais aventureiro do "Bebop" e além de tudo, sem nunca esquecer suas raízes na swing music, afirmado pelo clarinetista de jazz Ken Peplowski. 

Buddy DeFranco liderou a Orquestra Glenn Miller de 1966 a 1974 e se apresentou ao redor do mundo por 75 anos. No início da carreira, ele chegou a tocar com o septeto de Count Basie, com o pianista Sonny Clark e com o guitarrista Tal Farlow. 

Ele recebeu inúmeros prêmios, entre eles o de "Lenda Viva do Jazz" e foi reconhecido 16 vezes com o prêmio "Playboy All-Star" de melhor clarinetista de jazz do mundo. Seu último show foi em 2012.

O disco desta postagem traz músicas do estilo Tijuana Brass em versões para a orquestra de Glenn Miller. A seguir a listagem das músicas selecionadas para este álbum:

01. A Taste of honey;
02. What now my love;
03. I'm getting sentimental over you;
04. Wipped cream;
05. Tijuana taxi;
06. Zorba the greek;
07. The lonely bull;
08. Mexican shuffle;
09. The third man theme;
10. Spanish flea.



Capa (Front) - Edição Lp USA 1966



Contra Capa (Back Cover) - Edição Lp USA 1966





Selo (Label) - Edição Lp USA 1966



Capa (Front) - Edição Lp Great Britain 1966





Contra Capa (Back Cover) - Edição Lp Great Britain 1966





Selo (Label) - Edição Lp Great Britain 1966




Capa (Front) - Edição Lp England 1968






Contra Capa (Back Cover) - Edição Lp England 1968





Selo (Label) - Edição Lp England 1968



Capa (Front) - Edição Lp Australia 1967





Selo (Label) - Edição Lp Australia 1967





Selo (Label) - Edição Lp Venezuela 1967






Buddy DeFranco

Links:

THE GLENN MILLER ORCHESTRA (BUUDY DEFRANCO - SOMETHING NEW


CBS / EPIC - USA 1966




===================================================================


POSTAGEM ATUALIZADA (CLIQUE AQUI)



sexta-feira, 23 de junho de 2023

ROCK' N ROLL PROJECT - VOLUME 7 (1997)

Nesta postagem, segue o volume 7, da série "Rock' n Roll Project, que foi lançada na Itália, pela Network Distribuzione, com produção de Max Moretti.

O material que obtive em 2011 foi melhorado, tanto no quesito áudio, quanto na parte gráfica. A seguir a relação das músicas e intérpretes que compõem a seleção do disco da postagem:

01. Action (Sweet);
02. Workin in the highway (Bruce Springsteen);
03. Charisma (Kiss);
04. Los Paul (Trio);
05. Let the rock'n'roll out of control (Slade);
06. Hey rock' n roll (Showaddywaddy);
07. Money honey (Bay City Rollers);
08. Caroline (Status Quo);
09. All because of you (Giordie);
10. Got me under pressure (ZZ Top);
11. Tiger feet (Mud);
12. Tomorrow (Kiss);
13. Wild cherry (Foghat);
14. Rock' n roll high school (Ramones);
15. Monster (Fred Schneider);
16. Baby tonight (Rocky Burnette);
17. Hey Jane Mansfiel superstar (Sigue Sigue Sputnick);
18. She don't fool me (Status Quo);
19. Molina (Creedence Clerwater Revival);
20. Hong Kong money (Dr. Feelgood).











 Links:

ROCK' N ROLL PROJECT - VOLUME 7


NETWORK - ITALY 1997


terça-feira, 20 de junho de 2023

ROCK N' ROLL - GUITAR CLASSICS - GREAT INSTRUMENTALS FROM THE 50'S AND 60'S (1990) REPOST

Atendendo a pedidos, nesta postagem, resgato o final dos anos 1950 e início dos anos 1960, onde predominou as leituras instrumentais individuais e em bandas ou conjuntos como eram chamados na época.

Eu sou suspeito em comentar sobre esse período, pois sou fã, principalmente dos The Ventures e The Shadows. Considerando as limitações dos recursos de guitarra e de mesa de som daqueles tempos, conclui-se o quanto eram bons na hora de executar os solos das guitarras.

Sem contar com os conjuntos locais, que tinham muita qualidade e em termos de recursos sofriam mais do que os grupos dos países mais desenvolvidos. 

No Brasil, era um tempo de guitarras Giannini, violões DiGiorgio e outros instrumento feitos artesanalmente, como por exemplo, dos Mutantes. A felicidade era quando as bandas estrangeiras chegavam no Brasil para shows e vendiam o seus equipamentos para as bandas tupiniquins. 

O álbum desta postagem é uma compilação de grandes nomes da música instrumental daquela época, como The Ventrues, Duane Eddy, Dick Dale, Santo & Johnny, The Chantays, entre outros, lançado nos Estados Unidos, em 1990, pela gravadora K-tel. 

O disco contém apenas 11 músicas, ficando de fora muitos outros conjuntos e instrumentistas dessa época. Sempre fiquei indignado quando via discos no formato Compact disc - Cd, com poucas músicas e espaço de sobra. 

Para completar essas faixas, segue como bônus do blog LaPlayaMusic, mais duas músicas instrumentais, sendo Gerônimo, dos The Shadows, que acho incrível e Milionário (The Millionaire), na versão de Os Incríveis, que considero melhor do que a original. Poderia ter mais, mais quem sabe fica para uma próxima coletânea de minha própria seleção. Que acham?

As músicas e intérpretes desse álbum são as seguintes:

01. Walk don't run (The Ventures);
02. Rebel rouser (Duane Eddy);
03. Rumble (Link Wray & His Ray Men);
04. Memphis (Lonnie Mack);
05. Guitar boogie schuffle (The Virtues);
06. Sleep walk (Santo & Johnny);
07. Let's go rippin' (Dick Dale & His Del-Tones);
08. Stick shift (The Duals);
09. Pipeline (The Chantays);
10. Straight flush (The Frantics);
11. Wham! (Lonnie Mack);

Bônus:

12. Gerônimo (The Shadows);
13. O milionário - The Millionaire (Os Incríveis).












 Links:

ROCK N' ROLL - GUITAR CLASSICS


KTEL - USA 1990


segunda-feira, 19 de junho de 2023

MARY WELLS - LOVE SONGS TO THE BEATLES (1965)

Nesta postagem, apresento o tributo aos Beatles lançado pela cantora Mary Wells, em 1965, pela 20th Century Fox Records, adicionado de 2 bônus. 

A cantora norte-americana de soul, R&B e pop, Mary Esther Wells nasceu em 13 de maio de 1943 e faleceu em 26 de julho de 1992. 

Ela foi a primeira cantora a assinar um contrato com a gravadora Motown, onde gravou o seu maior sucesso, a canção My Guy, de 1964. Ela também gravou um dueto com o cantor Marvin Gaye, com quem emplacou os sucessos Once upon a time e What's the matter with you baby?".

Ao completar 20 anos, Wells decidiu romper o seu contrato com a Motown e assinou com a 20th Century Fox. Além da música, havia a promessa de uma carreira cinematográfica. Mas na nova gravadora  não repetiu o mesmo sucesso que obteve na Motown.

Apesar de um relativo sucesso com seus três primeiros singles pela Fox, seu álbum fracassou comercialmente e seu contrato foi rescindido. 

Em seguida, a cantora assinou com uma nova gravadora, a ATCO, que era subsidiária da Atlantic Records. Embora seu primeiro single Dear love, tivesse chegado ao sexto lugar na lista R&B da Bilboard, os seguintes fracassaram. 

Em 1968, ela assinou com Jubilee Records, mas novamente não obteve sucesso - e o mesmo ocorreria na gravadora Reprise a seguir.

Sua carreira renasceria em 1981, quando ela gravou o álbum "In And Out Of Love", lançado pela Epic Records. O single Gigolo se tornou um grande sucesso e atingiu o segundo lugar na lista da Bilboard. 

Infelizmente, a cantora Mary Well acabou morrendo em 1992, em decorrência de um câncer na laringe. 

A seguir, a lista das canções que fazem parte do álbum "Love Songs To The Beatles", postado aqui no blog:

01. He loves you;
02. All my lovin';
03. Please, please me;
04. Do you want to know a secret;
05. Can't buy me love;
06. I should have known better;
07. Help;
08. Eight days a week;
09. And I love him;
10. Ticket to ride;
11. Yesterday;
12. I saw him standing there;

Bônus:

13. Come together;
14. Money 



 






































Links:




quarta-feira, 14 de junho de 2023

TRIO ESPERANÇA - TRIO ESPERANÇA (1970) REPOST

Atendendo a vários pedidos resgato a postagem de novembro de 2011, referente ao disco do Trio Esperança, lançado em 1970, com melhorias de áudio e material gráfico.

O Trio Esperança é um conjunto vocal formado em 1958, no Rio de Janeiro, pelos irmãos Mário, Regina e Evinha. Estreou em  em 1961 no programa de calouros de Hélio Ricardo e em seguida passou a apresentar-se no programa de José Messias, na Rádio Nacional do Rio de Janeiro.

O sucesso chegou com o lançamento da música "Filme Triste" (Sad Movie), incluído no disco Long Playing "Nós Somos Sucesso". O trio apresentou-se no programa Jovem Guarda da Tv Record, de São Paulo, destacando-se com "Meu Bem Lollipop" ,  "Festa do Bolinha (Roberto Carlos e Erasmo Carlos) e "Gasparzinho'.

Em 1968, a cantora Evinha deixou o grupo e passou a atuar sozinha, conseguindo o primeiro lugar, no "IV FIC", com a música, "Cantiga por Luciana". No seu lugar outra irmã integrou o trio, gravando outros discos pela gravadora EMI-Odeon até 1975. Posteriormente o trio atuou por vários anos na França, tendo a cantora Evinha novamente no grupo.

Nesta postagem apresento o disco lançado em vinyl, no ano de 1970, pela EMI-Odeon, denominado "Trio Esperança", que já não contava com a presença da cantora Evinha. Destaco desse disco as músicas "Primavera" e  "Pena Verde

A seleção do disco é composto das seguintes músicas:

01. Primavera; 
02. Pena verde; 
03. Tema de praia (Temma Harbour); 
04. A ponte sobre as águas turvas (Bridge Over troubled water); 
05. O meu balão; 
06. Sitio do pica-pau amarelo; 
07. Ma belle amie; 
08. Do outro lado da cidade; 
09. Fotograma; 
10.; Sinto a chuva e vejo o sol (Raindrops keep fallin' on my head); 
11. Meu mundo menina; 
12. Essas coisas.











 Links: