segunda-feira, 22 de outubro de 2018

THE SQUARE SET - THAT'S WHAT I WANT (1971)

Nesta postagem, apresentamos um dos maiores sucessos nas paradas radiofônicas no Brasil, na década de 1970, da banda sul africana The Square Set, com a contagiante música That’s what I want.

O grupo era formado por seis integrantes e teve diversas formações ao longo de sua trajetória. No Brasil foram lançados dois álbuns, intitulados “That’s what I want”, que tinha a arte da capa trocada com o primeiro disco deles e “Those many feeling”.

Apesar da música That’s what I want ter feito muito sucesso em vários países, em alguns locais eles eram mais lembrados pela música Silence is Golden, de autoria de Neville Whitmill, o vocalista do grupo. Essa música apesar do nome, não tem nenhuma relação com a outra música homônima da banda “The Tremeloes”.

Um fato interessante, é que a voz principal do grupo sempre me lembrava uma voz de raiz negra, que tenho muita admiração, já que também gosto de blues e soul music.

O som da banda The Square Set, principalmente em início de carreira é cativante, típico daquela época, sendo destaque nos bailes e saraus que se a juventude costumava realizar. O estilo desse conjunto era uma fusão de beat, soul e pop, sempre com um ritmo marcante e o potente som do órgão de Nol Klimkhamer, que é o destaque e foi copiado por muitos músicos na sequência.

O último álbum “Those many feelings”, de 1972, lançado no Brasil dois anos depois tinha uma pegada no estilo da banda “Blood, Sweat & Tears”, com muitos metais, solos e de Elton John, Credence, Chase e James Taylor.

Nesse último disco citado, havia um texto informando que o grupo era um dos mais famosos da África do Sul e do Brasil. Atualmente seus discos são raros e caros. Infelizmente, ninguém pensou em relança-los no formado de vinyl 180 gramas.

Ao longo de sua trajetória a banda contou com diversos integrantes, a seguir listados:
  • Neville Whitmill (Vocais): saiu em outubro/1968 e retornou em 1972;
  • Nol Klinkhamer (Órgão): saiu em outubro/1968 e retornou em 1972.(Faleceu a 12/setembro/2009);
  • Don Robertson (Bateria): saindo em setembro/1967;
  • Malcolm Postlethwaite (Bateria): entrou em setembro/1967.
  • Keith Moffat (Bateria): participou no primeiro álbum;
  • Derek Marks (Contrabaixo): deixou a banda em outubro/1968;
  • Mercia Love (Vocais): a partir de novembro/1967.
  • Mike Faure (Sax): atuou em 1968.
  • Johnny Boshoff (Baixo): atuou em 1972.
  • Tony Moore (Bateria): atuou em 1972
Fonte: https://www.poeirazine.com.br/assunto/the-square-set/

Na postagem, resgatamos o disco Compacto simples, lançado no Brasil, em 1971, pela gravadora CBS, pelo selo Epic. Como bônus, incluímos a versão remixada da música That’s what I want.

Lado A:
01 – That’s what I want;

Lado B:
02 – Come on;

Bônus:
03 – That’s what I want (versão remix).

























Links:










4 comentários:

  1. grande post dessa grande banda dos anos 70, valeu amigao. abracao.

    ResponderExcluir
  2. Hedson! Grande Remix, digno deste grande sucesso ''That's What I Want'' da Banda Sul Africana The Square Set. Parabéns pelo post. kakaranger

    ResponderExcluir
  3. Cara lembrei dos bons tempos de baile isto sim é música para se dançar, parabéns pela postagem

    ResponderExcluir