segunda-feira, 6 de agosto de 2018

CLEBANOFF - STRINGS A FIRE IN SPAIN (1964)


O músico Herman Clebanoff nasceu em 2 de maio de 1917 em Chicago, Illinois e morreu em janeiro de 2004. Seus pais eram imigrantes russos.

Começando as aulas de violino aos cinco anos de idade, Clebanoff era visto como uma criança prodígio. Dois anos depois de receber aulas de música, ele teve seu primeiro recital. Os talentos musicais de Clebanoff expandiram-se ao longo do ensino médio, quando ele atuou como violinista de primeira cadeira em uma infinidade de quartetos de cordas.

Aos 20 anos, já havia alcançado o status de Mestre de Concerto para a Orquestra Cívica de Chicago, além de ser o membro mais jovem da Orquestra Sinfônica de Chicago.

Clebanoff foi descrito como um músico apaixonado. Seu filho, Jerry, declarou: Ele era uma pessoa motivada. Não tocava para ganhar a vida, mas tocava porque era apaixonado pelo que fazia.

Em 1939, Herman Clebanoff entrou para a Illinois Works Progress Administration, ou WPA, Symphony. Ele aproveitou a oportunidade para tocar para um amplo e variado grupo de audiências. Embora tenha tirado uma licença, em 1943, para trabalhar para a New Orleans Orchestra, Clebanoff retornou a Chicago, em 1945, onde produziu uma orquestra de cordas própria: The Clebanoff Strings.

Muitas peças foram criadas em colaboração com esta orquestra. Em 1958, ele lançou seu primeiro álbum Long Playing - Lp com o selo Mercury, intitulado  "Moods in Music", com musette e seu violino, fazendo grande sucesso.

Ele então gravou vários temas de filmes maravilhosos em Lps com canções como: Secret Love (destaque em "Calamity Jane", canção de" Raintree County ", Wild Is the Wind, Um certo sorriso, e The high and the mighty.

A música de Clebanoff inspirou seguidores globais devido ao seu estilo único e excelente musicalidade. Também trabalhou com outros músicos, incluindo o Caesar Giovannini, um pianista soberbo, e Wayne Robinson como arranjadores. Clebanoff ficou conhecido por seu amor pela criação, musicalidade e também pela produção de novas composições.

Em meados da década de 1960, sua música havia mudado do estilo de filmes e da música pop clássica para a mais popular música das paradas musicais radiofônicas, obtendo um sucesso limitado. Após deixar o selo Mercury, ele gravou apenas mais um álbum para a gravadora Decca, denominado "Once Upon a Summertime".
  
O álbum desta postagem já foi apresentado em vários blogs. Entretanto, complementamos essas versões, com a inclusão de mais informação e material gráfico.
Este disco foi lançado no Brasil em 1964, pela Companhia Brasileira de Discos, posterior Phonogram, com o selo Mercury. Os arranjos desse álbum foram  produzidos por Caesar Giovannini e Wayne Robinson. Também contou com a participação dos músicos Al Caiola, Julius Baker e Doc Severinson.

Fonte: Wikipedia, agosto 2018

A seleção musical do disco contou com as seguintes músicas:

1. Malagueña;
2. Besame mucho;
3. Ritual fire dance;
4. The flea (La pulga);
5. La Paloma (Adptação de Wayne Robinson);
6. Souvenir of México;
7. Latin fire;
8. Jalousie;
9. Ay ay ay (Adptação de Clebanoff);
10. Miserlou;
11. Samba de la cumparsita;
12. El torero.





 Capa (Front) - Edição Brasil 1964





 Contra Capa (Back Cover) - Edição Brasil 1964





 Selo (Label) - Edição Brasil 1964







  Selo (Label) 2 - Edição Brasil 1964





 Capa (Front) - Edição USA 1964




 Contra Capa (Back Cover) - Edição USA1964




 Selo (Label) - Edição Austrália
Links:







2 comentários: