quinta-feira, 17 de outubro de 2013

DEZ ANOS A MIL: MÍDIA E MÚSICA POPULAR MASSIVA EM TEMPOS DE INTERNET - 2011

É nosso objetivo sempre divulgar o que surge de material impresso e eletrônico sobre música. Em postagens anteriores apresentamos artigos e livros. Desta vez compartilhamos um livro digital (e-book), chamado “Dez Anos a Mil: mídia e música popular massiva em tempos de internet”, que está disponível gratuitamente no site www.dezanosamil.com.br.

Este livro discute a nova cadeia de circulação da música, inova ao reunir diversos pesquisadores de renome ao redor da produção musical contemporânea e se vale dos novos circuitos de distribuição e consumo de produtos culturais on-line para colocar no ar discussões sobre música e consumo nos tempos atuais.

O sucesso da empreitada mostra um cenário ávido por este tipo de debate que envolve não só acadêmicos, bem como músicos, produtores culturais e consumidores, que hoje tem um papel ativo nas discussões sobre valor e direitos musicais.

O livro mostra que além de debater esses novos cenários culturais é necessário circular nestas novas cenas culturais, renovando não só antigos dogmas em relação à crítica cultural bem como o papel da pesquisa neste processo. A seguir o sumário do livro:

SUMÁRIO:

Apresentação – 5

Parte 01 - Músicos, cenas e indústria da música

Entre os afetos e os mercados culturais: as cenas musicais como formas de mediatização dos consumos musicais - 8
Jeder Janotti Junior
Victor de Almeida Nobre Pires

Tendências da indústria da música no início do século XXI -  23
Micael Herschmann
Marcelo Kischinhevsky

Michael Jackson e o thriller das majors: trajetória e morte -  35
Tatiana Lima

Cinco incertezas sobre Lady Gaga - 53
Thiago Soares

O negócio da música – como os gêneros musicais articulam estratégias de
comunicação para o consumo cultural - 70
Nadja Vladi

Parte 02 - Práticas de consumo musical

Práticas de escuta e cultura de audição - 85
Jorge Cardoso Filho

Discografias – mediações musicais em uma discoteca coletiva - 99
Jefferson Chagas
Simone Pereira de Sá

Critérios de qualidade na música popular: o caso do samba brasileiro - 116
Felipe Trotta

Por uma função jornalísticas nos blogs de MP3 - download e crítica ressignificados na cadeia produtiva da música - 138
Bruno Nogueira








Links:


Nenhum comentário:

Postar um comentário