Uma das propostas deste blog é resgatar músicas antigas, incluindo as orquestras que foram muito populares nas décadas de 1950 a até 1970. Desta vez, resolvi apresentar uma orquestra que conheci por acaso. Infelizmente, não me esforçava para ouví-la.
Foi uma surpresa muito positiva, pela qualidade dos arranjos e interpretações. Para quem não conhece segue algumas informações sobre a carreira desse músico.
O violinista
e maestro americano Felix Slatkin nasceu em St. Louis, Missouri, em 22 de
dezembro de 1915 e morreu precocemente em 8 de fevereiro de 1963.
Felix Slatkin
era de uma família judaica originalmente chamada Zlotkin Ele começou a estudar
o violino aos nove anos com Isadore Grossman. Começou a trabalhar
profissionalmente aos dez anos e ganhou uma bolsa para o Curtis Institute, onde
estudou violino com Efrem Zimbalist e regência com Fritz Reiner.
Aos 17
anos ele se juntou à Sinfônica de St. Louis e formou uma orquestra de câmara de
jovens músicos. Em 1935 ele ganhou uma competição que incluiu uma aparição solo
com a Hollywood Bowl Symphony Orchestra e Jose Iturbi. Por essa época, ele
conheceu a violoncelista Eleanor Aller, também de origem judaica russa, que fazia parte do Hollywood String Quartet, com quem se casou mais tarde.
Durante
a Segunda Guerra Mundial, ele serviu seu país como músico na Base Aérea de
Santa Ana e como um condutor da Orquestra de Comando Tático da Força Aérea do
Exército, uma organização que arrecadou mais de 100 milhões de dólares em
títulos de guerra.
Ele se
instalou em Los Angeles e aceitou o posto de Concertmaster (Spalla) para Twentieth
Century Fox Studios, realizando inúmeros solos de violino em filmes como How
Green Was My Valley e How to Marry a Millionaire. Em 1939 fundou o aclamado
Hollywood String Quartet, que produziu mais de 21 álbuns para a Capitol Records
e fez turnês pelos Estados Unidos, Europa, Austrália e Nova Zelândia, incluindo
uma aparição especial em 1957 para o Festival de Edimburgo.
Em
1958, o quarteto ganhou um Prêmio Grammy de Melhor Orquestra de Performance
Clássica da Academia Nacional de Artes e Ciências da Gravação pelo seu
desempenho dos Últimos Quartetos de Cordas de Beethoven.
Sua
carreira como maestro incluiu a fundação
da Concert Arts Orchestra e participações com a Hollywood Bowl Symphony
Orchestra. Foi o concertmaster/spalla e o regente escolhido por Frank Sinatra na escolha de
seleções musicais, durante o seu período no selo Capitol, nos anos 1950.
Fez
mais de 25 gravações com estas orquestras, também no selo Capitol, incluindo
uma gravação do Gaîté Parisienne de Offenbach (um ballet organizado por Manuel
Rosenthal), que ganhou um Grammy Award em 1958.
Ele
também fez mais de uma dúzia de gravações para a Liberty Records, estabelecendo
"The Fantastic Strings, Fantastic Fiddles, Fantastic Percussion, e Fantastic
Brass de Felix Slatkin".
Em
1962, sua gravação intitulada Hoedown ganhou uma indicação ao Grammy. Em 1995,
o Quarteto de Hollywood ganhou o Grammaphone de Londres prêmio para sua
gravação de Schoenberg 's Verklärte Nacht e Quinteto de Schubert em C Major.
Felix
Slatkin morreu precocemente no auge da carreira, de um ataque cardíaco, aos 47 anos. Deixou dois filhos músicos, sendo Leonardo Slatkin, regente da Orquestra Nacional de Washington e da BBC Symphony Orchestra e Frederick Zlotkin (que usa a forma original no sobrenome), que é violoncelista principal do New York City Ballet e violoncelista do Quarteto de Piano Lyric.
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O álbum que estou postando foi obtido na própria internet, em blog que não me recordo. Peço desculpas de não mencionar o blog. Quanto ao material, verifiquei que tinha problemas de edição e qualidade de áudio (riscos e chiados), tendo sido cortado o final de três faixas (4, 5 e 9).
Mesmo assim, resolvi postá-lo, mas reeditando e remasterizando o material, com o intuito de resgatá-lo. Também elaborei uma reprodução da contracapa lançada no Brasil, pois não constava no material obtido do blog. Quando obtivermos outra cópia integral, reapresentaremos.
Mesmo assim, resolvi postá-lo, mas reeditando e remasterizando o material, com o intuito de resgatá-lo. Também elaborei uma reprodução da contracapa lançada no Brasil, pois não constava no material obtido do blog. Quando obtivermos outra cópia integral, reapresentaremos.
1. A left my heart in San Francisco;
2. April in Paris;
3. Unchained Melody;
4. Love is a splendored thing;
5. Hawaiian wedding song;
6. Never on sunday;
7. Theme from a summer place;
8. The days of wine and roses;
9. Exodus;
10. On the street where you live;
11. Autumn in New York;
12. Around the world.
Links:
OBRIGADO MEU AMIGO, POR MAIS UM ÁLBUM ESPETACULAR. ADORO ESTE ESTILO DE MÚSICA...ABRTAÇOS
ResponderExcluirOlá, Wlademir.
ResponderExcluirObrigado pelo apoio.
Em nossas postagenw sempre terá este tipo de material
Hedson
Hedson, só dois adendos: Eleanor Aller era parte do Hollywood String Quartet, e o filho deles, Leonard, foi regente da Orquestra Nacional de Washington, e da BBC Symphony Orchestra. Você acha no YouTube um lindo registro dele regendo o Adagio de Barber nos Concertos Promenade em homenagem às vitimas do 11 de Setembro, num concerto no dia do atentado.
ResponderExcluirSe você não ficar chateado, eu sugiro poucas mudanças no texto.
No trecho "onde estudou violino com Efrem Zimbalist e conduziu com Fritz Reiner" talvez fique mais adequado "estudou violino com Efrem Zimbalist e regência com Fritz Reiner". Efrem Zimbalist é pai do ator Efrem Zimbalist Jr., e avô da atriz Stephanie Zimbalist.
Concertmaster é também chamado de Spalla, no mundo das orquestras (inclusive aqui no Brasil). Conductor é sempre regente.
No parágrafo "Em 1958, o quarteto ganhou um Prêmio Grammy (...), no final, seria mais adequado os Últimos Quartetos de Cordas de Beethoven (Late aí tem o sentido de tardio).
No trecho "Foi o concertmaster e o condutor de Frank Sinatra na escolha de seleções musicais", ou "He was Frank Sinatra's concertmaster and conductor of choice during the Capitol years of the 1950s" talvez ficasse melhor "Foi o concertmaster/spalla e o regente escolhido por Frank Sinatra durante seu período na Capitol nos anos 1950".
Espero que não se chateie com as observações, é só porque acho que poderia ficar um pouco mais didático. Abraços.
Olá, Sérgio
ResponderExcluirSempre bem vindo. Obrigado pela ajuda nas contribuições de melhoria do texto. Na correria, as vezes passa alguma coisa. Já fiz as correções. Ficou melhor.Um grande abraço. Hedson
Gracias por tu trabajo, saludos desde Chile
ResponderExcluirGracias amigo. sea bienvenido. como gran parte de Chile, su gente y sus vinos. Hedson
ExcluirCaro amigo, também muito aprecio esse regente. Seu álbum "Temas dos Grandes Filmes" (Inspired Themes from the Inspired Films) é um de meus favoritos. Infelizmente, Zipshare faleceu, de acordo com eles mesmo (rs). Seria possível repostar "Fantastic Strings" (Que Bela capa!)? Um agradecido abraço.
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