domingo, 16 de abril de 2017

J.D. SOUTHER - YOU'RE ONLY LONELY - EP 1979

Recentemente adquiri alguns discos em vinyl de um site japonês e para minha surpresa veio junto um compacto simples do cantor J.D. Souther, contendo uma música que aprecio muito, chamada You're Only Lonely. Espero que vocês também gostem.

Para quem não conhece, o músico, compositor e ator americano John David Souther nasceu em Detroit, USA, em 2 de novembro de 1945 e cresceu em Amarillo, Texas. Ele escreveu e co-escreveu canções gravadas por artistas como Linda Ronstadt e Eagles.

Como músico e compositor, ele foi muito influenciado em seus anos de formação pelo ícone do rock and roll do Texas, Roy Orbison. Depois de se mudar para Los Angeles, Califórnia, no final dos anos 1960, ele conheceu o músico e compositor, Glenn Frey e os dois se tornaram companheiros de quarto e colaboradores musicais. Souther e Frey formaram um duo popular chamado Longbranch Pennywhistle. Seu álbum solo foi lançado em 1970 no Amos Records de Jimmy Bowen.

Depois de gravar outro álbum solo em 1972 Souther uniu-se com Chris Hillman e Richie Furay para formar o Souther Hillman Furay Band. O grupo lançou dois álbuns, mas tensões criativas e falta de vendas recorde levaram o encerramento da banda.

Souther é provavelmente mais conhecido por suas habilidades de composição, especialmente no campo de country rock. Ele co-escreveu alguns dos maiores sucessos para os Eagles, incluindo Best of my love, Victim of love heartache tonight e New kid in town.

A canção How long, que aparece no álbum “Long Road Out of Eden” dos Eagles  foi escrito por Souther e gravado originalmente em seu primeiro álbum solo em 1972.
Ele também escreveu Run like a thief, que apareceu em Home Plate por Bonnie Raitt em 1975.

Souther participou e co-produziu o álbum “Do Not Cry Now”, de Linda Linda Ronstadt, compondo músicas para vários de seus discos multi-platina, incluindo "Faithless Love" de Heart Like a Wheel e "White Rhythm and Blues" em Living in the Living EUA.

Ele também gravou vários duetos com Ronstadt, incluindo Hasten down the wind, Prisoner in disguise, Sometimes you can not win e Hearts against the wind, que foi apresentado no filme 1980 Urban Cowboy.

J.D. Souther também contribuiu como cantor para obras escritas por outros artistas, incluindo backing vocals com Don Henley em The light is on, para Christopher Cross em seu álbum de estreia. Também nas músicas False faces e Loose ends, no final de 1976 de Dan Fogelberg.

Seu maior sucesso comercial, sem dúvida nenhuma, foi a canção You’re only lonely, lançada em 1979, que alcançou o número 7, no Billboard Hot 100 e ocupou o primeiro lugar no quadro Adult Contemporary da Billboard, por cinco semanas consecutivas.
  
Em uma colaboração com seu velho amigo James Taylor, chamado Her town too, do álbum “Taylor Loves His Work”, obteve o disco de platina, alcançando o 11º lugar no Hot 100 e foi Top Five no rádio AC, em 1981.

Em 1987, ele contribuiu e realizou os arranjos vocais para Roy Orbison e Friends, no famoso show e vídeo “Black and White Night’. Nesta oportunidade cantou a canção dos The Platters, Smoke gets in your eyes, no filme “Always” de Steven Spielberg e escreveu o tema para a comédia de 1989-1992, “Anything But Love”. Também compôs a música Wishing on another lucky star, destaque na trilha sonora do filme Permanent Record.

Nesta fase de trilhas para o cinema, Souther co-escreveu Doin time for bein young, uma canção interpretada por James Intveld para a trilha sonora do filme de 1990, com  Johnny Depp, chamado “Cry-Baby”.

Em 14 de outubro de 2008, Souther lançou If the world was you, seu primeiro trabalho após 25 anos. No outono de 2009, ele lançou um álbum ao vivo intitulado “Rain – Live”, no Belcourt Theatre, com uma mistura de material antigo e novo.

Em 31 de maio de 2011, Souther lançou Natural History, apresentando novas versões de suas canções gravadas por outros artistas. Continuou em 2012, com o lançamento do “Midnight in Tokyo”, um EP que foi gravado ao vivo.

Em 14 de junho de 2013, Souther foi introduzido no Songwriters Hall of Fame e chamado de principal influência do som do sul da Califórnia sobre uma geração de novos compositores.

O compacto simples desta postagem foi lançado no Japão em 1979, pela gravadora CBS/Sony e contém as músicas:

1. You're only lonely;
2. Songs of love.




















Links:






Nenhum comentário:

Postar um comentário