quinta-feira, 24 de agosto de 2017

MAURICE MONTHIER - VOLUME 6 - 1973

Nesta postagem, retornamos com mais um álbum da orquestra de Maurice Monthier, que na verdade era o  músico e arranjador brasileiro Carlos Monteiro de Souza

Ele nasceu em Niterói, Rio de Janeiro, no ano de 1916 e faleceu na mesma cidade em 1975. Apesar da pouca informação existente, sabe-se que iniciou sua carreia na década de 1930. Ainda como acadêmico, na década de 1950, no Rio de Janeiro, iniciou as atividades de arranjador.

Foi um dos criadores do grupo vocal e instrumental "Os Quatro Diabos", com qual gravou três discos, além de realizar apresentações em rádios, como Mayrink Veiga e em filmes, como "Alô, Alô Brasil", de Wallace Downew.

Era primo do compositor Ronaldo Monteiro de Souza, tendo estudao na Faculdade de Direiro no Rio de Janeiro e em Conservatório de Música. Foi arranjador da gravadora Odeon, Companhia Brasileira de Discos, posteriormente Phonogram e da CBS/Columbia.

Na gravadora Odeon, pelo selo London, em 1972, lançou oito álbuns com o pseudônimo de Maurice Monthier e Sua Grande Orquestra. Na CBS/Columbia, como Carlos Monteiro de Souza, o destaque  foi o álbum "Amada Amante e outros Sucessos", onde é clara a influência da Orquestra de Ray Conniff, com belos vocais e arranjos.  

Em sua discografia também ressalta-se o álbum “Metais em Brasa Bossa Nova”, seguindo a onda do maestro americano Henry Jerome. Outros álbuns foram: “A Saudade é Mulher”, “Duas Notas”, “Em Outubro Vou Pagar”, “Férias de Julho”, “Não”, “Ouve Meu Amor”, “Prá Frente”, entre outros. 

O álbum desta postagem, foi lançado no Brasil, em 1973, pela gravadora Odeon, com o selo London. A seleção musical é composta por sucessos das paradas da época. Destaco as canções Il était une fois... La Revolution, de Ennio Morricone e Clair, de Gilbert O' Sullivan. As músicas que compõem o disco são as seguintes:

1. Il était une fois... La Revolution;
2. You are the sunshine of my life;
3. While we're still young;
4. Killing me softly with his song;
5. Don't misundestanding;
6. Atrás da porta;
7. Ben;
8. Clair;
9. Tell me once again;
10. You're lady;
11. Because;
12. Lamento.













Links>







Um comentário:

  1. Tenho 0s volume 6 e 7 em LP, sou muito fã dessa orquestra, mais tenho dificuldade de encontrar os demais volume editados, parabéns pela postagem.

    ResponderExcluir