sexta-feira, 14 de setembro de 2018

ANDY WILLIAMS - PRESENÇA DE (1983)

Reapresento com algumas inclusões de material gráfico, o álbum "Presença de", do cantor americano Andy Williams, que foi originalmente postado no blog Mr Five Music, em 2014 e que se encontra com o link interrompido. É uma pena que esse blog interrompeu as suas atividades, pois era um dos que eu apreciava muito.

Howard Andrew Williams, conhecido como Andy Williams, nasceu em Wall Lake, USA em 3 de dezembro de 1927 e morreu em Branson, USA, em 25 de setembro de 2012. Foi um dos mais famosos cantores americanos do estilo “Easy Listening”, tendo executados inúmeros sucessos, entre eles a canção tema do filme “Bonequinha de Luxo (Breakfast at Tiffany’s)”, com a canção Moon river.

Iniciou cantando na Igreja Presbiteriana local, depois formou um quarteto com seus irmãos e se apresentou no show de Bing Crosby, em 1944. Sua carreira solo começou em 1952 e emplacou sucessos, até se tornar um dos mais populares cantores do país na década de 1960.

Em 1961, casou com a cantora Claudine Longet, com quem teve três filhos, separando-se em 1969. Casou-se pela segunda vez em 1991 com Debbie Haas, indo morar na cidade de Branson, no Missouri e La Quinta, na Califórnia, numa casa de arquitetura que se destaca pela sua arte moderna.

Ganhou dezoito discos de ouro e três de platina, atrás apenas dos cantores Frank Sinatra, Elvis Presley e Johnny Mathis, sendo conhecido por combinar um bom gosto musical, uma técnica vocal e um carisma.

Teve a oportunidade de ter o seu próprio show de televisão, o “Andy Williams Show”, o mais popular da época e que venceu três prêmios Emmy, entre 1962 e 1971, ao lado de Julie Andrews, Ella Fitzgerald, Bobby Darin, Jerry Lewis, Bing Crosby, Judy Garland, Robert Goulet, Sammy Davis Jr., os irmãos Karen e Richard Carpenter, Tony Bennett, Dorival Caymmi, Marcos Valle (de quem gravou Summer samba (So nice) e O rosto que eu amo) e Antonio Carlos Jobim, que o considerava o melhor cantor americano de bossa nova.

Nos anos 1990 fundou seu próprio teatro, chamado “Moon River Theatre”, em Branson, Missouri. Gravou os álbuns de músicas natalinas, o que lhe valeu o título de Mr. Christmas, e realizou por sete anos seguidos na cerimônia do Grammy.

Faleceu em 25 de setembro de 2012, aos 84 anos, devido a complicações ocasionadas pela doença do câncer de bexiga.

O álbum da postagem, não contém data de lançamento, mas segundo o amigo Denys, o ano foi 1983. É impressionante o que as gravadoras faziam. Não eram capazes de indicar nem ao menos o ano do registro e muito menos informações adicionais. 

O disco foi lançado no Brasil, pela gravadora CBS e continhas uma seleção com as seguintes canções:

1. Days of wine and roses;
2. Tender is the night;
3. Moon river;
4. Hello Dolly;
5. Red roses for a blue lady;
6. So nice;
7. As time goes by;
8. The shadow of your smile;
9. Michelle;
10. Yesterday;
11. The very thought of you;
12. Pretty butterfly;
13. A man and a woman;
14. Born free;
15. Somewhere my love;
16. Stangers in the night;
17. Alfie;
18. Sunny;
19. What now my love;
20. The impossible dream;
21. Love is blue;
22. A time for us;
23. If I love again;
24. Mandy.

















Contra Capa (Back Cover) - Versão CD MrFive Music Blog




 Links:





Um comentário: