sexta-feira, 21 de setembro de 2018

PAUL DESMOND - BRIDGE OVER TROUBLED WATER (1970)

Nesta postagem, apresentamos mais um tributo a dupla Simon & Garfunkel. O da vez é o álbum “Bridge Over Troubled Water”, do músico americano Paul Desmond, disco que aprecio muito.

Seu nome verdadeiro era Paul Emil Breitenfeld, nascido na cidade de San Francisco, Califórnia, USA, no dia 25 de Novembro de 1924 e morreu em 30 de Maio de 1977. Em sua trajetória musical foi saxofonista e compositor de jazz. Ficou famoso por tocar no quarteto de Dave Brubeck, entre 1959 e 1967. Fez parte do West Coast Jazz, e uma das suas composições mais notáveis é Take Five.

Paralelamente ao seu trabalho com Brubeck, Desmond também tocou com Gerry Mulligan, Jim Hall e Chet Baker. Sua saúde era debilitada em virtude de ser um fumante inveterado, tendo morrido de câncer do pulmão, em 1977, após ter feito uma última turnê com Brubeck.

Os seus primeiros sucessos foram vividos em Nova Iorque, tendo iniciado a sua carreira tocando violino. Todos os anos, Desmond tocava clarinete na escola San Francisco Polytechnic High. Mais tarde, ao entrar na escola San Francisco State College, Desmond começou com saxofone alto. Neste mesmo ano, é recrutado para serviço militar e se junta a banda do exército.

Após o fim da 2ª Guerra Mundial, Paul Desmond inicia um trabalho em Palo Alto, na Califórnia, na Bandbox. Trabalhou, também, com Dave Brubeck no Geary Cellar, em São Francisco. Em 1950, Desmond vai para Nova Iorque, e toca saxofone e clarinete, com Jack Fina. Logo depois, porém, regressa à Califórnia, após ouvir o trio de Dave Brubeck na rádio.

Desmond conheceu Brubeck em 1944, quando ainda estava na tropa. Brubeck tentava fazer parte da Banda do Exército nº 253, que Desdmond pertencia. Entretanto, Brubeck foi enviado para uma frente de guerra em 1944.

Após convencer a Brubeck a contratá-lo, depois de ter colaborado com Jack Fina, ambos assinam um contrato. Neste acordo, é indicado como líder do grupo e lhe é atribuído vinte por cento de toda a receita gerada pelo quarteto.

O Quarteto de Dave Brubeck foi criado em 1957, terminando em Dezembro de 1967. O quarteto tornou-se popular no meio estudantil universitário, tocando de várias vezes em faculdades, como é o caso do álbum de 1953, “Jazz Em Oberlin”, na faculdade de Oberlin , como gravações no campus universitário de Ohio. O seu sucesso deu-lhes uma reportagem na revista Time Magazine, em 1954.

O grupo tocou até 1967, altura em que se concentrou na composição musical. Nos anos 1970, Desmond junta-se de novo com Brubeck, para várias turnês. Em 1976, Paul Desmond efetuou 25 concertos em 25 noites, com Dave Brubeck, viajando pelos EUA.

Em junho de 1969, Desmond participa do festival de jazz de Nova Orleans, ao lado de Gerry Mulligan. Em 1974, durante uma turnê “Duas Gerações” de Brubeck, Desmond e Mulligan, tocaram juntos. Contrastando com Brubeck, Desmond identificou-se com Mulligan, compartilhando os mesmos interesses.

Após algum tempo inativo, Desmond foi convidado para tocar no Half Note, em Nova Iorque, em 1971, pelo guitarrista Jim Hall. Desmond também participou do Modern Jazz Quartet, num concerto de Natal, em 1971, no New York Town Hall.

Através de Jim Hall, Desmond conhece Ed Bickert em Toronto, Canadá, e realizou vários shows em vários clubes, com designação de Paul Desmond Quartet, no festival de jazz de Edmonton.

Paul Desmond tinha um estilo de tocar mais melódico, ao estilo de “cool jazz”. Seus shows eram sempre bem aceitos, com altas taxas de ocupação, tornando-se um dos membros mais conhecidos da Costa Oeste do Jazz.

Em seu testamento, Paul Desmond deixou todos os direitos da música Take five para a Cruz Vermelha. Os trabalhos de Paul Desmond (The Paul Desmond Papers) encontram-se na Biblioteca do Pacífico, nas Coleções Especiais Holt-Atherton.

Fonte: Wikipedia, setembro/2018

O álbum desta postagem foi lançado nos Estados Unidos, em 1970, pela gravadora AM. A seleção de músicas escolhidas do repertório de Paul Simon & Art Garfunkel são as seguintes:

1. El condor pasa;
2. So long, Frank Lloyd Wright;
3. The 59th street bridge song (Feelin' groovy);
4. Mrs. Robinson;
5. Old friends;
6. America;
7. For Emily, whenever I may find her;
8. Scarborough fair-canticle;
9. Cecilia;
10. Bridge over troubled water.







































Links:






Nenhum comentário:

Postar um comentário