2019

2019

sexta-feira, 23 de novembro de 2018

JOHN DUMMER'S FAMOUS MUSIC BAND - NINE BY NINE (1970)

A banda John Dummer teve várias denominações em sua trajetória musical, sendo também conhecida como John Dummer's Blue Band, John Dummer's Famous Music Band, John Dummer's Oobleedooble Band e The John Dummer Band - Apresentando Nick Pickett.

Ela foi um grupo britânico de blues, dos anos 1960 e 1970 e ficou conhecida pela extensa lista de integrantes da banda, lista que incluiu Graham Bond, Dave Kelly, JoAnn Kelly, Tony McPheeBob Hall, John O'Leary e Pick Withers. Também apoiou os bluesmen americanos Howlin 'Wolf e John Lee Hooker em turnês pelo Reino Unido.

A banda foi formada pelo baterista John Dummer (nascido Anthony John Dummer, 19 de novembro de 1944, Surbiton, Surrey). Ele formou o Lester Square e o G.T em 1963 com Chris Trengove (sax alto e vocal) e Elton Dean (sax tenor, depois do Soft Machine) e excursionou pelo Reino Unido e Alemanha por dois anos.

Dummer formou o John Dummer Blues Band em 1965. A formação original foi John Dummer (vocal, gaita), Roger Pearce (guitarra) e Pete Moody (baixo) - ambos recrutados da banda London R'n'B The Grebbels - plus Bob Hall (piano) e Dave Bidwell (bateria). Moody mais tarde deixou de ser substituído por Tony Walker (baixo) e sua irmã Regine Walker se juntou a Dummer como segundo vocalista. O guitarrista de destaque foi Tony 'Top' Topham, o guitarrista original da Yardbirds.

A banda mudou sua formação e começou uma temporada regular na tarde de domingo no Studio 51 Club, no West End de Londres. Dummer entrou na bateria, e Dave Kelly e Tony McPhee se juntaram como guitarristas / vocalistas, com Iain "Thump" Thomson (baixo) e John O'Leary (gaita). A irmã de Dave, Jo-Ann Kelly, também era uma vocalista regularmente apresentada nessas sessões.

A banda escolheu os seguidores no clube com artistas como John Mayall, Keef Hartley, Champion Jack Dupree, Long John Baldry, Duster Bennett e Alexis Korner. A banda assinou com a Mercury Records e seu primeiro álbum, Cabal, foi lançado em 1968.

Dave e Jo-Anne Kelly e Tony McPhee eram artistas de destaque, e a banda era a mesma que tocava regularmente no Studio 51 Club. Tony McPhee deixou a banda pouco depois para reformular The Groundhogs.

O segundo álbum, The John Dummer Blues Band, contou com Dummer, Hall, Thomson, Dave e Jo Ann Kelly (vocal), com um novo guitarrista, Adrian "Putty" Pietryga, do The Deep Blues Band, de Bristol. Esta banda excursionou extensivamente na Grã-Bretanha e na Europa por dois anos.

Pelo terceiro álbum, Famous Music Band de John Dummer (1970), Dave Kelly e Bob Hall foram substituídos por Nick Pickett (guitarra, violino e vocal) Pietryga e Thomson permaneceram, sendo aumentados por Chris Trengove (sax alto).

Após o terceiro álbum, a banda "se separou", apenas para reformar para gravar novamente quando seu instrumental Nine by nine, com o violinista Nick Pickett, era o número 1 na França.

O álbum “Blue”, de 1972, lançado como John Dummer Band, trazia um cover de Roger Dean, enquanto a banda se reduzia a uma banda de blues-rock composta por Dummer, Pickett, Pietryga e Thomson.

O quinto álbum da banda, “Oobleedoobleejubilee”, de 1973, lançado como Oobleedooblee Band, de John Dummer, tinha estilo country, enquanto que a formação, novamente incluía o Kellys, junto com Michael Evans (violino) e Roger Brown (vocal).

O último álbum da banda, gravado em 1973, incluiu Graham Bond (saxofone), Pick Withers (bateria), Pete Emery (guitarra) e Colin Earl (Foghat) (teclados), mas o álbum foi arquivado, e a banda se separou em 1974. Este álbum final foi lançado em 2008, como o álbum Lost 1973.

Nesta postagem, apresentamos o disco compacto simples (EP), lançado em 1970, pela gravadora Philips, pelo selo Fontana, contendo os seguintes singles:

Lado A:
01. Nine by nine;

Lado B:
02. Move me, don't leave me.




























Links:







Nenhum comentário:

Postar um comentário