quinta-feira, 14 de fevereiro de 2019

HENRY JEROME - METAIS EM BRASA - VOLUMES 1 E 2 (1961 - 1962) REPOST

Mais uma vez informo aos amigos que não viram as nossas últimas postagens, que não tenho conseguido atualizar os links das postagens antigas do blog, em decorrência da perda em dezembro de 2018, do meu HD externo, onde constava todas as minhas postagens e mais conteúdo inédito que eu estava finalizando para postá-los. Felizmente, com a ajuda de alguns amigos e de alguns backups perdidos em pens drives, eu estou resgatando esse material. Mas infelizmente, para alguns conteúdos terei retrabalho em refazê-los extraindo-os dos Lps.

Pela felicidade de ter o material em cd e atendendo a alguns pedidos para atualizá-lo, estou repsotando a compilação dos dois primeiros volumes da orquestra de Henry Jerome, que ficou conhecido pela série de discos, denominada "Metais em Brasa". 

Vou repetir o texto que fiz na minha primeira postagem, pois esses dois discos me remete a minha infância e vou contar a minha passagem novamente.

Quando eu era garoto costumava ir ao cinema do bairro, principalmente nos sábados, não somente para assistir a algum filme ou seriado, mas sim para trocar gibis e figurinhas. Era um momento sempre esperado durante a semana. Após a realização de uma boa troca, principalmente dos gibis, era vez do cinema. Como já estava por lá, eu normalmente entrava cedo na sala do cinema. Enquanto se esperava era comum tocarem um som ambiente, constituído de músicas orquestradas e instrumentais. Foi ali que tive a oportunidade de ouvir várias das orquestras famosas da época e que hoje aprecio. Uma dessas orquestras que me chamava a atenção nessas matinadas era a de Henry Jerome

Para quem não conhece, o trompetista Henry Jerome nasceu em Nova York, USA, no dia 12/11/1917 e formou a sua orquestra em 1932. O grupo de dez integrantes ganhou alguma notoriedade nas transmissões da boate Green Room, do Edison Hotel. Logo encontraram trabalho nos salões de danças locais, no final dos anos 1930 e 1940.

Em 1944, a orquestra apresentava arranjos estilo “Bop”, mas apesar de agradar os críticos, não era nada comercial, causando a dissolução daquela orquestra. A partir desse momento Henry Jerome passa a ser o diretor musical da gravadora Decca Records. Nesse período, com orquestra formada em estúdio lançou uma série de álbuns, denominados “Brazen Brass”, que foram chamados no Brasil de “Metais em Brasa”.

Em 1955, o filme “The Man With The Golden Arm - O Homem do Braço de Ouro” obteve três indicações ao prêmio Oscar, incluindo uma de melhor ator para Frank Sinatra, cujo tema musical foi regravado por Henry Jerome e obteve imediatamente boa aceitação. O filme, de Otto Preminger, é interessante pelo seu enredo, que abordava frontalmente o tema das drogas.

Em 1959, Henry Jerome trabalhou como diretor da gravadora Coral Records, onde produziu alguns dos primeiros grupos de rock and roll, como o Rock and Roll Trio, de Johnny Burnett e Lenny Dell and Dimensions. Durante os anos 1960 viria a gravar mais um álbum, sem muita repercussão, na gravadora United Artists.

Nesta postagem apresentamos os álbuns Volumes 1 e 2, que foram lançados no Brasil, o primeiro em 1961 e o segundo em 1962. Os Volumes 1 e 2 foram lançados pela Companhia Brasileira de Discos, com o selo Decca Records. Posteriormente, o Volume 1 foi lançado em 1979, em uma edição econômica pela gravadora Polygram e o Volume 2 foi relançado pela gravadora Ariola, com o selo MCA Coral, em data não informada. 

Para quem obteve a versão da nossa primeira postagem em  2013, informo que o material atual tem mais qualidade de áudio e estava compactado em 320kbps, enquanto que a primeira postagem era 256 kpbs. 

Além da bela interpretação das canções, vale o destaque pela seleção das músicas constantes nesses dois álbuns. As músicas desses dois volumes são:

Volume 1:

1. Around the world;
2. Moonglow and the from “PicNic”;
3. Three coins in the fountain – Cha Cha;
4. High Noon (Do not forsake me);
5. Gigi;
6. Main title;
. The third man theme;
8. The song from Moulin Rouge (Where is your heart);
9. Tammy – Cha cha cha;
10. Theme from “A Summer Place”;
11. Love is a many splendored thing;
12. Coronel Bogey;

Volume 2:

13. In the mood;
14. You made me love you;
15. Sonf of India;
16. Sentimental journey;
17. The dipsy doodle;
18. Sing sing sing (Luiz Ruma);
19. Begin the beguine;
20. Moonlight serenade;
21. Woodchopper’s ball;
22. I can’t get started;
23. Theme from “Brazen Brass”;
24. Cherokee (Indian love song).





 Capa (Front) - Volumes 1 e 2 - Edição CD - Brasil 2008




 Contra Capa (Back Cover) - Volumes 1 e 2 - Edição CD - Brasil 2008




 Capa (Front) - Volume 1 - Edição LP - Brasil 1961





 Capa (Front) - Volume 1 Edição LP - Brasil 1979





 Capa (Front) - Edição Econômica Lp - Brasil 1979





  Contra Capa (Back Cover) - Volumes 1 - Edição Lp - Brasil 1961




 Capa (Front) - Edição LP - Brasil 1961





 Capa (Front) - Volume 2 - Edição LP - Brasil 1979





Contra Capa (Back Cover) - Volume 2 - Edição LP - Brasil 1979




  Selo (Label) - Volume 2 - Edição LP - Brasil 1979





  Capa (Front) - Volumes 1 a 4 - Edição CD Jasmine - USA





Capa (Front) - Volumes 1 e 2 - Edição Alternativa CD - Brasil 2010

Links:




Nenhum comentário:

Postar um comentário