domingo, 13 de outubro de 2019

CLAUDIO FONTANA - SÉRIE COLAGEM (1972)

O cantor e compositor brasileiro, Cláudio Fontana, nasceu na cidade de São Luís, no Maranhão, no dia 14 de junho de 1945. Fez sucesso na década de 1960, principalmente com a canção Adeus ingrata, lançada pela gravadora Copacabana Discos.

Começou a carreira artística participando de programas infantis e ganhando concursos de canto. Apresentou, ao lado de Leonor Filho, o programa "Bar de melodias", exibido entre 1963 e 1964, pela TV Difusora do estado do Maranhão, cantando bossa nova.

No Rio de Janeiro, conheceu e mostrou seu trabalho para pessoas como Carlos Imperial, Wilton Franco, então produtor da TV Excelsior, e Osmar Navarro, então produtor da gravadora Phillips, entre outros.

Em 1967, ao apresentar-se no programa "Festa do Bolinha", comandado por Jair de Taumaturgo, na TV Rio, foi ouvido pelo empresário Genival Melo, que gostou da composição Doce de coco, e a levou para ser gravada pelo cantor Wanderley Cardoso, então em grande sucesso. Essa composição foi lançada em compacto duplo por Wanderley Cardoso e logo se tornou um sucesso nacional. O sucesso de "Doce de coco" foi tão grande que permaneceu longo tempo como epíteto de apresentação do cantor Wanderley Cardoso.

Em 1968, teve as composições Aliança de brinquedo e Pequenina lágrima, parcerias com Wanderley Cardoso, gravadas por este último em álbum Lp, pela Copacabana Discos.

No mesmo ano, mudou-se para São Paulo, onde gravou seus dois primeiros discos pela Gravadora Copacabana Discos. Foram dois compactos simples com as músicas Alegria da volta; Ninguém me fará desistir de gostar de você e A chave, com Wanderley Cardoso, e A irmã da minha namorada, de sua autoria.

Sua carreira consolidou-se de vez quando começou a participar do quadro "Os galãs cantam e dançam", dentro do programa Sílvio Santos, na TV Globo, do qual participavam nomes como Paulo Sérgio, Antonio Marcos, Wanderley Cardoso, Tony Angely, Ary Sanchez, Djalma Lúcio, Jerry Adriani, Arturzinho e Paulo Henrique, entre outros.

Em 1969, Antônio Marcos gravou Vieram me dizer, em seu primeiro álbum Lp, pela gravadora RCA. No mesmo ano, fez grande sucesso com a balada Adeus ingrata, de Geraldo Nunes, que ficaria marcada como grande sucesso popular, em disco que incluiu ainda as músicas Ninguém me fará desistir de gostar de você, em co-autoria de Wanderley Cardoso, e A irmã da minha namorada e Esta noite vou fazer o que eu quiser, de sua autoria.

O compacto duplo com Adeus ingrata vendeu, na época mais de 100 mil cópias e lhe valeu o "Troféu Viola". Vale lembrar que essa vendagem era muito expressiva para a época. Ainda por conta do sucesso de Adeus ingrata, recebeu no Programa do Chacrinha, em dois programas, a 14 de maio no Rio de Janeiro, e em 15 de maio em São Paulo, o diploma de "Ídolo da Juventude". Ainda em 1969, gravou seu primeiro álbum Lp, que contou com o acompanhamento do grupo Os Impossíveis.

Em 1970, compôs Homem de Nazaré, que se tornaria grande sucesso, em 1973, na voz de Antônio Marcos. Nesse mesmo ano, Antônio Marcos gravou Sozinho, em álbum Lp lançado pela gravadora RCA e Minha amiga, minha namorada, parceria com Antônio Marcos.

Em 1972, sua música Mi amor es más joven que yo foi gravada pelo cantor espanhol Julio Iglesias, e tornou-se sucesso internacional.

Nas décadas de 1970 e 1980 fez sucesso como compositor além de participar de Festivais Internacionais. Em 1973, participou do Festival Internacional de La Cancion, de Piriápolis, no Uruguai com a composição Se Jesus fosse um homem de cor, defendida pelo cantor Tony Tornado. No mesmo ano, lançou álbum Lp pela Copacabana Discos, com seu nome como título.

Em 1974, atingiu a primeira posição nas paradas de sucesso latino-americanas, com a musica de sua autoria Feliz Cumpleãnos, Querida Mia, gravada por Nelson Ned e Claudio Roberto.

Em 1975, voltou a participar do Festival Internacional de La Cancion, de Piriápolis, no Uruguai obtendo o quarto lugar com a composição Amor pela primeira vez, com Antonio Marcos, defendida pelo cantor Claudio Roberto. Com o declínio do movimento da Jovem Guarda, começou a compor músicas para artistas sertanejos. No mesmo ano, lançou o álbum Lp pela gravadora Copacabana Discos.

Em 1976, obteve o primeiro lugar no XI Festival Internacional de La Cancion Costa a Costa, com a música Vamos caminhar juntos, defendido pela cantora Sonia Maia. Nesse mesmo ano, a cantora Carmen Silva apresentou sua composição Que seas feliz, no I Festival da Canção do Panamá, obtendo o terceiro lugar.

Em 1981, lançou, pela gravadora Copacabana Discos, o álbum Lp "Parabéns, Parabéns Querida" e o livro "São Luis: Ilha do amor". Em 1982, lançou, pela West Side Latino Records, um álbum Lp em espanhol.

Em 1984, Antônio Marcos gravou "Romântico", no álbum Lp "O sonho não acabou", lançado pela gravadora RCA. Em 1988 a dupla Lourenço e Lourival gravou a canção Separados.

Nos anos 1990, foi líder do Grupo Chocolate ao lado da esposa Malu e dos dois filhos, apresentando-se em programas de televisão. Entre 1997 e 2001, apresentou um programa especial na Rede Vida de Televisão.

Em 2000, lançou o álbum no formato CD que incluía diversas composições próprias, inclusive O homem de Nazaré, que somou 42 regravações, por diversos artistas, não só em português, como também em inglês, francês e espanhol.

Em 2007, foi atração especial no programa de Nerivan Silva, na Rede TV. Na ocasião, contou um pouco de sua trajetória e interpretou Adeus ingrata e O homem de Nazaré. Ao longo da carreira, teve músicas gravadas por outros nomes, como Antonio Marcos, Agnaldo Timóteo, Jair Rodrigues, Altemar Dutra, Originais do Samba, Eliana, João Mineiro e Marciano, Cascatinha e Inhana, Irmãs Galvão, Lourenço e Lourival, As Mineirinhas, Grupo Karametade, Mococa e Paraíso, Raimundo José, e Fat Family.

Em 2012, apresentou-se no Programa do Gugu, na TV Record. Em 2013, apresentou-se cantando durante a Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro. Em 2014, apresentou na Rádio 9 de Julho, de São Paulo, o programa "Devoto de Frei Galvão".

O material desta postagem, apesar de já ter sido postado por outros blogs, melhoramos significativamente a qualidade do áudio, em comparação com o material postado anteriormente pelos outros blogs. 

Assim, resgatamos o álbum "Série Colagem", lançado em 1972, pela gravadora Copacabana Discos, pelo selo Beverly. O disco contém os principais sucessos de Cláudio Fontana, até 1972. Para completar, o blog LaPlayaMusic incluiu, como bônus, mais 4 canções da mesma época, a seguir listadas:

01. Adeus ingrata;
02. Menina de trança;
03. Não toco mais minha guitarra;
04. Os passos errados da minha vida;
05. Estou amando uma garota de cor;
06. Meus ídolos;
07. De quem será;
08. Eu não lhe telefono mais;
09. Tchau amore;
10. Ninguém me fará desistir de gostar de você;

Bônus:
11. Aniversário de meu bem;
12. Diga tudo o que você quiser;
13. Eu penso sempre em você;
14. Fim de baile.































Links:




Um comentário:

  1. Que buena musica, digno de compartirlo con mi https://www.zimaproject.org/ comunidad de surf

    ResponderExcluir