sábado, 26 de outubro de 2019

NEIL SEDAKA - CLASSICALLY (1995)

Nesta postagem, apresentamos um raro álbum do cantor Neil Sedaka, intitulado “Classically”, lançado em 1995, na Inglaterra, pela gravadora MCPS, com o selo Vision Music. O interessante e inusitado desse disco é relativo ao repertório escolhido. Trata-se de uma seleção de adaptação de músicas clássicas consagradas, com letras cantadas por Neil Sedaka.

Antes de mencionar a lista das músicas, acho conveniente escrever um pouco sobre esse artista. O cantor, pianista e compositor americano, Neil Sedaka, nasceu no Brooklyn, New York, no dia 13 de março de 1939 e geralmente é associado com a turma do Brill Building, que era um edifício onde equipes de compositores profissionais escreviam material de músicas para grupos femininos e artistas no final dos anos 1950m e início dos anos 1960.

Faziam parte dessas equipes, artistas como Jeff Barry, Neil Diamond, Carole King, Gerry Goffin, Howard Greenfield, Ellie Greenwich, Don Kirshner, Connie Francis, Neil Sedaka, Burt Bacharach, entre outros.

Para compor muitos dos seus sucessos, Neil Sedaka fez parceria com Howard Greenfield. A voz de Sedaka é identificada com a de tenor. O seu maior sucesso é a canção Oh Carol, lançada em 1959.

Além de Oh Carol, outras canções de Neil Sedaka fizeram sucesso entre o final da década de 1950 e início dos anos 1960. A música The Diary, de 1958 fez parte da trilha sonora da novela brasileira “Esplendor”, da Rede Globo de Televisão.

Da mesma forma a música Breakin' up is hard to do, lançada em 1962, fez parte da trilha sonora internacional da novela “Estúpido Cupido, de 1976, da mesma TV Globo. Outros sucessos de destaque, citamos a canção Calendar girl (1961), Solitaire (1972) e Laughter in the rain (1974).

Apenas uma curiosidade: quando o grupo sueco ABBA, estava no início de carreira, Neil Sedaka ajudou a fazer a versão em inglês de uma das primeiras canções do grupo nessa língua. A canção era Ring ring, incluída no álbum de mesmo nome, em 1973.

As músicas clássicas letradas escolhidas como repertório do álbum da postagem são as seguintes:

01. Prologue (Tchaikovsky);
02. A Moscow night (Tchaikovsky 6th Symphony);
03. Turning back the hands of time (Puccini “Nessun Dorma”);
04. The keeper of my heart (Rachmaninov Rhapsody & Variations);
05. Never ending serenade (Chopin Nocturne Opus 9 Nº 2 in E flat);
06. Steel blue eyes (Beethoven’s ‘Pathetique’);
07. Santiago (Verdi’s ‘Sempre Libera’);
08. I’m always chasing rainbows (Chopin’s Fantasie Impromptu);
09. There is a place (Liszt’s ‘Liebestraume’)
10. Clair de Lune (Debussy)
11. I’ll sing you a song (Chopin Etude Nº 3 in E major);
12. Honey of my life (Beethoven’s ‘For Elise’);
13. As gentle as a summer’s day (Schummann-Traumerei);
14. Goodnight my love, goodnight (Rachmaninov Concerto Nº2).























Links:




Nenhum comentário:

Postar um comentário