quinta-feira, 17 de outubro de 2019

OS VERSÁTEIS - E O FESTIVAL (1967)

Hoje reapresento um álbum que foi postado há tempos atrás no extinto blog SintoniaMusikal, do qual sentimos muita falta e sempre agradecemos pelo conteúdo que nos disponibilizou durante a sua existência. Em conversa com amigos, lamentamos toda a informação sobre os discos e artistas que lá estavam. Acredito que essa volatilidade da internet, não garantindo o conhecimento de forma permanente, também é uma preocupação. 

Trata-se do álbum "E o Festival", do grupo Os Versáteis, que era um misto de estilos de Jovem Guarda, Surf, Samba a Bossa Nova. Esse conjunto era oriundo de Guarulhos, São Paulo e a sua formação era composta pelo líder Ronaldo Noronha (trompete), João Nelson (guitarra solo), Pedrinho (guitarra ritmo), Gilson (baixo), Waldomar (bateria) e Rolando (acordeon).

O nome "Os Versáteis" foi em razão da variedade de músicas que o grupo apresentava o que pode ser observado nos dois primeiros álbuns Lps.  O grupo iniciou sua trajetória se apresentando nos principais bailes da cidade, tais como no Recreativo, Náutico e Clube dos Bancários. Mas o sucesso veio quando começaram a se apresentar na casa noturna e choperia denominada Urso Branco, uma das maiores da capital paulista, com capacidade para 1500 pessoas.

Depois do sucesso do primeiro álbum Lp, intitulado "Uma Noite no Urso Branco" (1966), os fãs fizeram inúmeras solicitações e foi lançado o segundo álbum Lp, denominado "Showpp". A partir daí, foram para os programas de televisão, nas TVs Tupi, Excelsior até chegar aos festivais de música na TV Record, como banda de apoio ao cantor Tom Zé, com quem vieram a gravar o álbum "Grande Liquidação", em 1968.  

A banda foi descoberta por Abelardo Figueiredo e levada para a Jovem Guarda posteriormente para a gravadora Artistas Unidos - AU, sob o selo Rozenblit, com a produção de Roberto Corte Real. A fama do grupo chegou até o exterior, por meio de revistas especializadas em música. O grupo demonstrou possuir boa técnica e versatilidade, acompanhando os sucessos da época em diversos estilos. A banda terminou em 1968.

Fontes: 
* Martins, Laércio P. "O Rock And Roll: origem, mitos e o rock instrumental no Brasil e em outros países", Rio de Janeiro: Ed. do Autor, 2001.
* Blog SintoniaMusikal.

O álbum desta postagem, lançada em 1967, pela gravadora AU, pelo selo Rozenblit, teve arranjos do maestro Carlos Pipper e focou canções de festivais, a seguir listadas:

01 - Ponteio (Edu Lobo – Capinam)
02 – Alegria, alegria (Caetano Veloso)
03 – Bom dia (Nana Caymmi – Gilberto Gil)
04 – Maria, carnaval e cinzas (Luiz Carlos Paraná)
05 – Gabriela (Maranhão)
06 – Samba de Maria (Vinicius de Moraes – Francis Hime)
07 – Domingo no parque (Gilberto Gil)
08 – Roda viva (Chico Buarque de Hollanda)
09 – O cantador (Dori Caymmi – Nelson Motta)
10 – A estrada e o violeiro (Sidney Miller) 
11 – Ventania (Hilton Acioli – Geraldo Vandré)
12 – Beto bom de bola (Sérgio Ricardo).




https://laplayamusic.blogspot.com


























Links:





Nenhum comentário:

Postar um comentário