sábado, 9 de novembro de 2019

GAYA ORQUESTRA - GAYA (1970)

Apresentamos nesta postagem o álbum "Gaya", do grande maestro, regente, instrumentista e compositor brasileiro Lindolpho Gomes Gaya, que foi lançado no Brasil, em 1970, pela gravadora Odeon, pelo selo London.

O músico Lindolpho Gomes Gaya, ou simplemesmente Gaya, nasceu na cidade de Itararé, São Paulo, em 06 de maio de 1921 e morreu em Curitiba, Paraná, no dia 15, de setembro de 1987.

Podemos afirmar que Gaya foi um dos maiores maestros da música popular brasileira, tendo colaborado como arranjador, produtor e diretor musical das principais gravadoras do Brasil, tais como Odeon e RCA Victor. 

Sua trajetória musical iniciou-se aos sete anos de idade, quando começou a estudar piano. Em 1942, se profissionalizou tocando piano em programas de calouros na Radio Transmissora. Mais tarde atuou na Radio Tupi e na Orquestra do Chiquinho, na Radio Clube.

Trabalho durante 15 anos para as gravadoras, fazendo arranjos e orquestrações, destacando-se no trabalho com a musica brasileira. Em 1974 e 1975, percorreu o Brasil, ao lado de Stellinha Egg, apresentando-se especialmente em auditórios de universidades, fazendo divulgação da música popular brasileira.

Em 1975, fez arranjos e regeu a orquestra no show "Maria Bethânia e Chico Buarque", apresentado no Canecão, do Rio de Janeiro, do qual resultou um álbum Lp com o mesmo título. No mesmo ano, foi o diretor musical do primeiro álbum Lp lançado pelo conjunto Nosso Samba.

Todo seu acervo acumulado ao longo de toda a sua vida de trabalho passou a integrar o "Memorial Maestro Gaya", que ficou a cargo de Londolpho Alves Gaya.

Neste álbum que resgatamos, o maestro Gaya selecionou canções populares que estavam fazendo sucesso nas paradas da época, a seguir listadas, com os respectivos compositores: 
  
01 - Viagem (Taiguara)
02 - Airport love theme (A. Newmann)
03 - Let it be (John Lennon / Paul McCartney)
04 - Tema de Cristina (José Briamonte)
05 - Reflections of my life (Campbell / McAleese)
06 - Yellow river (J. Christie)
07 - Close to you (H. David / Burt Bacharach)
08 - Marilyn's theme (V. Gambella / G. Brown)
09 - Something (George Harrison)
10 - Serenade in blue (H. Waeen / M. Gordon)



























Links:




2 comentários:

  1. Muito obrigado por esta excelente postagem.
    Abraços desde a Venezuela!

    ResponderExcluir
  2. Hedson, parabéns pelo aniversário. Te Desejo muito Saúde para continuar com este importante blog

    ResponderExcluir