terça-feira, 31 de dezembro de 2019

FESTIVAL DE YÊ YÊ YÊ - VOLUME 2 - VÁRIOS ARTISTAS (1968) REPOST

Como última postagem do ano, a pedido, reapresento o álbum "Festival de Yê Yê Yê - Volume 2", que de forma inédita tinha sido postado aqui no blog, em outubro de 2014. 

Em uma das feiras de música que participei lá pelos idos de 2014, encontrei essa raridade da época do movimento Jovem Guarda, contendo bandas e artistas que eu nunca ouvi e nem tampouco obtive informações a respeito deles. A única informação foi a que estava contida na contracapa do próprio disco, escrito por Braz Baccarin. 

Trata-se do álbum "Festival de Yê Yê Yê - Volume 2", lançado no Brasil, em 1968, pela gravadora Chantecler, com o selo (label) Rosicler. De acordo com as informações no disco, tratava-se de um registro musical da passagem do 15º aniversário de emancipação política da cidade Paranavaí, no Estado do Paraná, patrocinado pela prefeitura local.

Se referia a um concurso (festival) aberto a cantores e bandas, que na época eram chamados de conjuntos musicais, permitindo a inscrição de todos os amadores e profissionais da região.

Nessa ocasião, representantes de mais de 100 cidades paranaenses participaram desse evento. A prova finalista foi realizada em 09 de novembro de 1967, sagrando-se vencedores as bandas The Marvel's (da cidade de Paranavaí), The Singer's (da cidade de Arapongas)  e Os Dragões (da cidade de Cornélio Procópio), além do cantor Wilson Caet (da cidade de Arapongas) e a cantora Elza Maria (da cidade de Paranavaí). 

Assim como prêmio maior, foi gravado esse álbum com esses artistas locais finalistas, permitindo que ficasse o eterno registro daquele fragmento do tempo. O que é interessante nesse registro é verificar que havia potencial nesses grupos, inclusive superiores a alguns grupos mais conhecidos da mídia que tiveram mais oportunidades e até sucesso. 

Como destaque, o design da capa, elaborado em 1967, por Yvete Ko. A seleção do disco é composta com as seguintes músicas e respectivas interpretações:

1. Sangue e areia (The Marvel's);
2. Juntinho de mim (The Singer's);
3. India (Os Dragões);
4. Como é grande o meu amor por você (Elza Maria);
5. Reach out I'll be there (Wilson Caet);
6. The happening (Wilson Caet);
7. Olha o que você me fêz (The Singer's);
8. Queria (Os Dragões);
9. Minha primeira desilusão (Elza Maria);
10. O milionário (The Marvel's).

Nenhum comentário:

Postar um comentário