terça-feira, 21 de janeiro de 2020

CLEIDE ALVES - CANÇÃO DE NÓS DOIS (1970)

Apelidada de “A Estrelinha do Rock”, Cleide Alves foi uma das pioneiras da Jovem Guarda, tendo seu nome imortalizado na canção “Festa de Arromba”. Nasceu na cidade do Rio de Janeiro, Brasil em 05/dezembro de 1946.

Gravou o primeiro disco em 1960, um álbum em 78 Rpm pela gravadora Copacabana com as músicas Help, help maybeSeguindo e Cantando.

Em 1962, se tornou a primeira cantora a gravar uma música da dupla Roberto Carlos & Erasmo Carlos, chamada Procurando um broto. No mesmo ano, figurou como vocalista, ao lado de Reynaldo Rayol, no disco Lp “Twist”, de Renato &e Seus Blue Caps.

Em 1963, Cleide gravou o LP “Twist e Hully Gully”, que tinha a música Mamãe acha que é normal, um de seus maiores sucessos.

Em 1970, lançou o segundo e último álbum Lp “Canção de Nós Dois”, editado pela gravadora RCA Victor. Nesse disco, a cantora estava empenhada em evoluir musicalmente. O primeiro indício está no repertório, sem nenhuma versão e com autores nacionais.

A música que dá título ao álbum “Canção de Nós Dois” é uma composição do poeta e compositor Vinícius de Moraes. Outro indício dessa evolução está nos arranjos bem elaborados e na variedade de estilos que passa pela marcha-rancho, psicodelia e country music. Infelizmente o disco não teve a divulgação necessária, passou despercebido e se tornou uma raridade.

Um dos destaques do disco “Canção de Nós Dois” é a canção Tenho minhas razões, uma rara composição da dupla Rossini Pinto e Roberto Carlos. Por sinal, Roberto Carlos esteve presente desde o início da carreira da cantora, pois ambos participavam dos programas de Carlos Imperial, no Rio de Janeiro.

A cantora esteve afastada da carreira por um período, coincidindo com o declínio do movimento Jovem Guarda e só retornou em 1985, para participar, a convite de Roberto Carlos, do seu especial de fim de ano “Jovens Tardes de Domingo”, programa que reuniu os principais nomes da Jovem Guarda.

Dez anos depois, em 1995, retornou para uma participação comemorativa no álbum em formato Compact Disc - CD “40 Anos de Jovem Guarda”, cantando Estúpido cupido, sucesso gravado originalmente por Celly Campello.

Além dos dois álbuns em formato Long Playing – LP, ela lançou vários compactos em sua carreira. Cleide Alves faleceu no dia 06/março de 2015, na cidade do Rio de Janeiro, aos 68 anos, vítima de parada cardíaca.

Fontes: Wikipedia, 2019 e http://sanduichemusical.blogspot.com


O álbum desta postagem, “Canção de Nós Dois”, de Cleide Alves, foi postado originalmente no blog SanduicheMusical, no dia 05 de agosto de 2011. Aproveitamos esse material com melhorias e repostamos. 

A seleção do disco é composta das seguintes canções: 

01. - Você já teve a sua chance (Getúlio Cortes)
02. - Devagar, quase parando (Fábio – Paulo Imperial)
03. - Quero somente o seu amor (Edil Junior)
04. - Se eu fosse dona de você (Luiz Keller)
05. - Tim-tim por tim-tim (Odair José – Rossini Pinto)
06. - Depois da ladainha (Othon Russo – Niquinho)
07. - Eu faço parte de você (Pedro Paulo)
08. - O que você fez (Elizabeth Sanchez)
09. - Canção de nós dois (Vinicius de Moraes)
10. - O mundo que sonhei (Sidney Quintela)
11. – Promessinha (Carlos Pedro)
12. - Tenho minhas razões (Roberto Carlos – Rossini Pinto)


























Links:




Um comentário:

  1. Procurando um broto foi gravada em 1963, e a primeira cantora a gravar música de composição do rei e tremendão foi Selmita, com namorado bobinho e beijinho enamorado, também em 1963

    ResponderExcluir