quinta-feira, 21 de maio de 2020

BARBARA DICKSON - NOTHING'S GONNA CHANGE MY WORLD (2006)

O álbum desta postagem já foi publicado anteriormente no jbpimentel, atualmente desativado. Se intitula "Nothing's Gonna Change MMy World", foi gravado pela cantora escocesa Barbara Dickson e é um tributo às músicas de Lennon, McCartney e Harrison. Foi lançado no Reino Unido e Europa em 2006, pela gravadora Universal, pelo selo Concord.

Para saber mais sobre essa cantora, pesquisei na wikipedia, onde consta que Barbara Ruth Dickson, nasceu em Dunfermline, Fife, Escócia, no dia 27 de setembro de 1947. Seus sucessos incluem  I know him so well, Answer me e January february. 

Barbara Dickson colocou quinze álbuns no UK Albums Chart de 1977 até hoje, e teve vários singles de sucesso, incluindo quatro que alcançou o Top 20 no UK Singles Chart. O jornal Scotsman descreve como cantora mais vendida da Escócia em termos de número de singles e álbuns de sucesso que ela alcançou no Reino Unido desde 1976.

Ela também é duas vezes atriz vencedora do Olivier Award, com papéis que mostram Viv Nicholson no musical “Spend Spend Spend”, e era uma Sra. Johnstone original no musical de longa data de "Blood Brothers", de Willy Russell. Na TV, ela estrelou como Anita Braithwaite em "Band of Gold".

Sua carreira começou em clubes folclóricos ao redor de sua cidade natal, Fife, em 1964. Sua primeira gravação comercial foi em 1968. Seu trabalho inicial incluiu álbuns com Archie Fisher, o primeiro dos quais, “The Fate O 'Charlie ” e uma coleção de músicas dos rebeldes jacobitas, lançada em 1969. Seu primeiro álbum solo foi“ Do Right Woman ”, em 1970.

Ela se tornou um rosto conhecido no circuito folclórico britânico no final dos anos 1960 e início dos anos 1970, mas mudou seu curso de carreira depois de conhecer Willy Russell. Naquela época, ele era um jovem estudante dirigindo um clube folclórico em Liverpool. Ele mostrou Dickson ou o primeiro rascunho do que mais tarde se tornou o musical premiado “John, Paul, George, Ringo ... e Bert” e pediu que ela tocasse uma música. Uma combinação de boa escrita, um excelente elenco de jovens desconhecidos (incluindo Antony Sher, Bernard Hill e Trevor Eve) e uma interpretação idiossincrática de Dickson das músicas dos Beatles usadas ou mostras extremamente bem-sucedidas.

O co-produtor do programa, Robert Stigwood, contratou Dickson para sua gravadora, RSO Records, onde gravou o álbum “Answer Me”, organizado e produzido por Junior Campbell, faixa-título que se tornou um hit do Top 10 de 1976 .

Andrew Lloyd Webber e Tim Rice também viram Dickson em “John, Paul, George, Ringo ... e Bert” e convidaram para gravar Another suitcase in another hall de seu novo musical Evita, que se tornou seu segundo sucesso em 1977. Ela contribuiu com dois faixas para “Scouse the Mouse”, um álbum infantil (1977), com Ringo Starr e outros.    

Também na final da década de 1970, ela também contribuiu com os vocais de apoio para dois álbuns mais vendidos do cantor e compositor Gerry Rafferty: "City to City (1978)" e "Night Owl (1979)". Em 1980, outros sucessos solo, incluindo Caravan song e January february, foram seguidos por Dickson, em 1980.

Em 1982, Willy Russell convidou Barbara Dickson para estrelar seu novo musical “Blood Brothers”, no papel central da mãe, a sra. Johnstone. Embora relutante no início em aceitar, pois nunca tinha atuado antes, ela recebeu e recebeu elogios da crítica, sendo atriz do ano em um musical, pela Society of West End Theatres, em 1984. Ela reprisou o papel muitas vezes, incluindo o Liverpool Empire Theatre.

Mais tarde, em 1984, Tim Rice procurou participar da gravação do álbum conceitual do musical “Chess”, no papel de Svetlana. As músicas de Dickson no álbum, incluíam I know him so well, um dueto cantado com Elaine Paige. Uma música foi um sucesso mundial e permaneceu como número 1 na parada de singles do Reino Unido, por quatro semanas. Ainda é citado no Guinness World Records como o dueto feminino mais vendido de todos os tempos.

Em 1984, Barbara estrelou seu próprio especial de televisão para a BBC2, no qual Barbara viaja pela Escócia. Nos anos 1990, ela apareceu em vários dramas televisivos, incluindo “Taggart, Band of Gold” e “The Missing Postman”.

Em 1996, o escritor e diretor Chris Bond criou um programa exclusivo para Dickson chamado “The Seven Ages of Woman”, que lhe rendeu o Liverpool Echo “Atriz do Ano”. Estreou no Liverpool Playhouse e excursionou extensivamente em 1997 e 1998.

Em 1999, Dickson estrelou “Spend Spend Spend”, um novo musical de Steve Brown e Justin Greene. O show, baseado na história da vida na montanha russa da piscina de crianças, Viv Nicholson, tocou no West End para capacitar o público. Por seu retrato de Nicholson, ela foi premiada como “Melhor Atriz em um Musical”, no Laurence Olivier Awards, de 2000. Em seguida ela passou a estrelar uma turnê britânica do show.

Outros trabalhos realizados em "Friends Like This", o musical dos Heather Brothers, A Slice of Saturday Night and Fame. Durante 2006, Dickson apareceu como "Timekeeper" na peça musical de fantasia de Alan Ayckbourn e Denis King, para a Rádio BBC 4. Ela voltou à TV na série dramática diurna da BBC Doctors e seu episódio, "Mama Sings The Blues", foi transmitida em março de 2008.

Em 2003, Barbara Dickson novamente trabalhou com Russell, fornecendo os vocais de apoio ao seu álbum "Hoovering the Moon". Em 2004, a Platinum Collection, apresentou algumas de suas gravações mais bem-sucedidas, que alcançou o número 35 na parada de álbuns do Reino Unido.

Seu álbum de 2004, "Full Circle", foi produzido e arranjado por Troy Donockley e viu Dickson retornando às suas raízes folclóricas. Em 2006, ela gravou uma seleção das músicas de Lennon, McCartney e Harrison, no álbum “Nothing's Gonna My World”, objeto desta postagem.

Em janeiro de 2008, ela lançou o seu 24º álbum de estúdio, intitulado “Time and Tide”, que consiste em uma mistura de músicas contemporâneas e folclóricas, incluindo uma música Palm sunday, que marcou o retorno de Dickson às composições após um período de quase vinte anos.

Nesse mesmo período, um DVD ao vivo, chamado “Into the Light”, foi lançado para coincidir com o lançamento do álbum “Time and Tide” e incluiu, além de alguns de seus hits mais preferidos, várias faixas do seu novo álbum.
Para completar, em abril de 2009, também lançou um álbum duplo em formato CD, ao vivo, denominado “Barbara Dickson no Concert” e foi seguido no final do ano por sua autobiografia, com o título de “A Shirtbox Full of Songs”.

Entre fevereiro e março de 2011, ela fez uma turnê no Reino Unido e na Irlanda para promover seu novo álbum de estúdio, intitulado “Words Unspoken”, que foi organizado e produzido por Troy Donockley. O disco inclui faixas como Bridge over troubled waterJamie raeburn e The tree they do grow grow high. 

Em setembro de 2013, lançou um álbum de homenagem ao seu amigo Gerry Rafferty, intitulado “To Every And Everyone - The Songs of Gerry Rafferty”. Nessa mesma década, no natal de 2014, lançou o álbum “Winter.

Fonte: Wikipedia, mai. 2020.

As músicas selecionadas para o álbum desta postagem, tributo aos Beatles, são as seguintes:

01. If I needed someone;
02. I will;
03. Rain;
04. Here, there and everywhere;
05. Every little thing;
06. Eleanor rigby;
07. Things we said today;
08. I'll be back;
09. P.S. I love you;
10. Fool on the hill;
11. Across the universe;
12. Goodnight.




































Barbara Dickson - Eleanor Rigby - Live 2009



Um comentário: