Nesta postagem, reapresentamos o álbum "Essa é a Jogada", do instrumentista, arranjador, compositor e maestro Edmundo Maciel, ou mais conhecido como Ed Maciel. O disco foi lançado no Brasil, em 1973, pela gravadora Copacabana Discos.
Confesso que ao ouvir esse disco fiquei um pouco frustado, pois esperava ouvir similaridade com a série de trabalhos que ele lançou nos anos 1960, pela gravadora Odeon, já postadas aqui no blog.
Mas, em minha opinião, o que difere neste álbum, que não apreciei, foi que deixou de apresentar apenas músicas instrumentais, para incluir um coro de vozes não tão homogêneos. Mas no geral, isso não tira o mérito da qualidade do músico e de sua obra.
De qualquer maneira, o meu intuito é resgatar e propiciar aos amigos essa possibilidade de audição e percepção, que talvez e provavelmente é diferente da minha. O destaque desse álbum é a única música instrumental, intitulada Festa.
Agora contando um pouco mais do músico, Ed Maciel, nasceu em Belo Horizonte, Brasil, no dia 21/janeiro/1927 e morreu no dia 04/agosto/2011. O seu melhor momento na carreira ocorreu justamente nos anos 1966 e 1967, quando lançou os álbuns da série “Na Onda”, que tinham ritmo dançante, interpretavam músicas de sucesso radiofônicos e agradavam aos amantes da música instrumental.
Edmundo Maciel veio de uma família de músicos ou, mais exatamente, de trombonistas. Seu pai e pelo menos dois de seus irmãos seguiram tocando trombone e seu irmão Edson, o mais novo, participou de gravações de seus discos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário