Para quem, como eu, é fã do grupo Bee Gees, resgato um disco compacto simples (EP), de um dos seus principais integrantes, Robin Gibb. O disco da postagem, intitulado "Saved by The Bell" foi lançado na Inglaterra, no ano de 1969, pela gravadora Polydor, bem como em diversos outros países simultaneamente.
O cantor, compositor e músico britânico Robin Gibb (Robin Hugh Gibb) nasceu em Douglas, Ilha de Man, uma possessão do Reino Unido, localizada no mar da Irlanda, no dia 22 de dezembro de 1949 e faleceu em Londres, no dia 20 de maio de 2012.
Foi um dos membros fundadores da banda de pop rock Bee Gees. Era irmão de Barry Gibb, Andy Gibb e gêmeo de Maurice Gibb, falecido em 2003, e que também era um dos integrantes dos Bee Gees. Em 1970 lançou seu primeiro álbum solo, Robin's Reign.
Em 1955, na cidade de Manchester, Robin, Maurice e o irmão três anos mais velho Barry, já interessados em música, decidiram formar uma banda e naquele mesmo ano, com a ajuda dos amigos Kenny Horrocks e Paul Frost, começaram a tocar como um grupo skiffle chamado The Rattlesnakes.
Quando Horrocks e Frost deixaram o grupo em 1958, os irmãos Gibb mudaram o nome da banda para "Wee Johnny Hayes & the Blue Cats", que não durou muito, pois a família mudou-se alguns meses depois para Queensland, na Austrália.
Robin, Maurice e Barry formaram então um novo grupo, os Bee Gees, que fizeram a primeira aparição na televisão australiana em 1960. Em 1963, os irmãos assinaram um contrato de gravação com a Leedon Records.
O primeiro single do grupo, com uma música de autoria de Barry chamada The Ballad of the blue and the grey, teve pouco sucesso. O primeiro sucesso de fato, Wine and women, com Robin nos vocais principais, lançado em setembro de 1965, alcançou a posição 19 nas paradas australianas.
Em 1966, o grupo alcançou a quinta posição na Austrália com a canção Spicks and specks. No ano seguinte, os irmãos foram para a Inglaterra, assinando contrato com o produtor Robert Stigwood.
Com a banda trilhando o caminho do rock psicodélico, Robin ganhou espaço na banda, passando a compor canções e a ser o vocalista principal. São conhecidas suas interpretações nas canções Massachusetts, And the sun will shine, I've gotta get a message to you, I started a joke, How can you mend a broken heart?, Secret love e For whom the bell tolls, além de uma participação na música Nights on broadway.
Robin é considerado dono de uma das melhores vozes de todos os tempos, com timbre, falsete e vibrato notáveis, como nas interpretações em Living Together do álbum "Spirits Having Flown", de 1979.
Em 1969, Robin queria ainda mais espaço dentro do grupo, espaço este que não foi lhe dado, o que resultou numa briga e uma consequente separação do grupo. Robin decidiu, então, começar sua carreira solo, até com sucesso, em 1969, ao lançar o single Saved by the bell, que chegou ao topo de várias paradas de sucesso, principalmente na Europa e proporcionou a gravação do seu primeiro álbum solo, intitulado "Robin's Reign", lançado em 1970.
Em meados de 1970, os Bee Gees se reconciliaram e reformaram a banda, e o segundo álbum solo de Robin, "Sing Slowly Sisters", que estava para ser lançado, foi engavetado, e só circulam cópias bootlegs entre fãs.
Mesmo depois da volta aos Bee Gees, Robin gravou algumas canções solo, tais como: Oh! darling, 'cover' dos Beatles presente na trilha de um filme-tributo chamado "Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band", Trash, do álbum "Sesame Street Fever", canções gravadas com os personagens do programa televisivo infantil norte-americano "Sesame Street"; e Help me, cantada com Marcy Levy, parte da trilha de Times Square.
Na década de 1980, os Bee Gees deixaram a carreira como cantores um pouco de lado e investiram na produção de discos para outros artistas. Entretanto, Robin decidiu investir na sua carreira solo. Lançou três álbuns: "How Old Are You?", do hit mundial Juliet; "Secret Agent", famoso pelo sucesso pop Boys do fall in love; e "Walls Have Eyes" que emplacou a canção Like a fool em alguns países. Os dois primeiros álbuns trazem um ritmo mais pop, dançante, sendo particularmente bem-sucedidos na Alemanha. O terceiro não deixa de ser eletrônico, mas tem mais baladas, e foi produzido com a ajuda dos dois irmãos de Robin companheiros de Bee Gees.
Depois de Walls Have Eyes, os Bee Gees se juntaram novamente, e ficaram juntos até 2002, quando deram um tempo. Quando o quinto álbum de Robin ia ser lançado, já tendo sido mandado para as rádios o novo single "Please", morre Maurice, irmão gêmeo de Robin. Mas mesmo assim o disco foi lançado, estando disponível para o público apenas uma semana depois o trágico acontecimento. Magnet vem recheado de canções eletrônicas, a maioria composições alheias, mas também regravações de clássicos da carreira de Robin.
Em 2004, Robin começou uma turnê com a Nova Orquestra Filarmônica de Frankfurt, turnê esta que durou até 2006 e foi registrada no formato Compact disc - CD e DVD "Robin Gibb with the Neue Philharmonie Frankfurt Orchestra Live".
Neste meio tempo, são lançadas parcerias de Robin com outros cantores, como Alistair Griffin, G4 e US5. Após o fim da turnê, Robin lança no mercado seu sexto disco, "My Favourite Christmas Carols", que é, essencialmente, um álbum de cantigas de Natal, trazendo ainda uma nova composição de Robin, a primeira em anos: Mother of love, que foi lançada como single em sistema de download (streaming).
Em 2008, Robin entrou em estúdio para gravar o seu sétimo álbum de estúdio, chamado "50 St. Catherine's Drive", lançado em setembro de 2014. O álbum, segundo o site oficial de Gibb, foi adiado para que ele se dedicasse mais aos relançamentos de material dos Bee Gees.
Em 2008 mesmo, foram lançados para download digital as canções Alan freeman days e Wing and a prayer que, apesar do nome, é uma faixa diferente da do álbum "One", dos Bee Gees. Em agosto de 2009, ele disponibilizou no seu site a canção Instant love.
Em 2009, Robin e Barry anunciaram a volta dos Bee Gees aos palcos. Porém, enquanto isto não acontecia, Robin continuava fazendo shows pelo mundo, tendo sido marcada uma turnê por várias cidades brasileiras em 2011, cancelada por motivos médicos.
Robin, junto com os Bee Gees, está, desde junho de 1994, no Songwriters Hall of Fame (Hall da Fama dos Compositores) por sua grande contribuição, compondo com os Bee Gees e em carreira solo.
Além de finalizar um álbum em tributo ao Titanic, lançado no final de 2011, Robin lançou em julho de 2011, o DVD ao vivo, gravado em 2009, na Dinamarca, contando com a participação da Danish Philarmonic Orchestra. Reuniu grandes sucessos dos Bee Gees, sucessos de sua carreira solo e ainda contou com seu single Alan freeman days.
Em outubro de 2011, Robin participou da regravação do hit I've gotta get a message to you, junto ao The Soldiers, lançado como single beneficente. O vídeo da música esteve disponível em seu site oficial.
Em 14 de abril de 2012 o jornal "The Sun' publicou que o músico havia sido hospitalizado em Londres em estado de coma devido a uma pneumonia. Robin Gibb sofria de cancer do cólon e fígado e por conta de uma pneumonia, chegou a ficar em coma por doze dias. Morreu no dia 20 de maio de 2012, após uma longa luta contra o câncer.
A seguir, as canções que compõem o disco desta postagem, incluído de duas faixas bônus:
Lado A:01. Saved by the bell - Versão stereo;
Links:
ROBIN GIBB - SAVED BY THE BELL
Bom o que tenho a dizer é que o Bee Gees marcou minha juventude. As musicas deles ressoam em minha mente até hoje. Tenho alguns CDs da banda. Amo as musicas deles. É uma pena que nessa vida tudo passa mais fica a recordação em nossos coracões. Um abraço a todos que como eu gosta do Bee Gees.
ResponderExcluir