sexta-feira, 18 de setembro de 2020

ARARYPÊ & SEU CONJUNTO - PARADA RIO SÃO PAULO (1971)

Caros amigos do blog, hoje resgato um raro álbum instrumental brasileiro, intitulado "Parada Rio São Paulo", do músico Ararypê Silva & Seu Conjunto, que foi lançado no Brasil, em 1971, pela gravadora CID - Companhia Industrial de Discos, com o selo Itamaraty.

O acordeonista, pianista, organista, compositor, professor e arranjador  Araypê Ferreira da Silva, nasceu no dia 02/outubro/1940 e iniciou seus estudos de música, no acordeon, aos 12 anos de idade, com a professora Maria Janete Guedes. 

Em seguida, transferiu-se para a Academia do maestro Joaquim Antonio Naegele, concluindo o curso de música, aos 17 anos. Aperfeiçoou-se em diversos instrumentos, entre os quais o saxofone, piano e órgão Hammond. 

Sua carreira artística começou aos 13 anos, quando formou o grupo "Os Garotos do Ritmo", que foi assistido pelo famoso compositor Ary Barroso, que então os encaminhou para uma apresentação no programa "Clube do Guri", na Rádio Mayrink Veiga.

Depois, o grupo apresentou-se na TV Tupi, onde foi dirigido por Samuel Rosemberg. Em 1955, o grupo se profissionalizou e iniciou apresentações em clubes sociais.

Em 1957, com o guitarrista Dario Lopes fundou o grupo melódico "Meia Noite", realizando apresentações na TV Tupi, no programa do Meio Dia, na Rádio Mundial, no programa Samba do Telecoteco, apresentado por Osvaldo Sargentelli e TV Continental, no programa Waldeck Magalhães.

Em 1964, atuou com Carlos Frias, na TV Continental, acompanhando vários artistas. Em 1966, o compositor e diretor artístico Noval Reis, o convidou para gravar um disco pelo selo Atonal.

No mesmo ano, lançou o álbum Lp "Onda de Nós", no qual aparece com o nome artístico de Ararypê e Seu Conjunto. No selo Atonal passou a elaborar arranjos para vários tipos de formações musicais, desde trios até arranjos orquestrais.

Em 1967, lançou o seu segundo álbum Lp, denominado "É Prá Derreter", com canções de Roberto Carlos e sucessos das paradas da época. No selo desse disco aparece como Ararypê e The Killers. 

Em 1968, lançou o terceiro álbum Lp, intitulado "O Atual - Ararypê e Seu Conjunto, somente com músicas inéditas, no qual incluiu três composições de sua autoria. 

Em 1969, foi contratado pelo selo Avanço e lançou o seu quarto álbum Lp, chamado "Aqui Tem Vaga - Ararypê e Seu Conjunto", 

No ano de 1971, foi contratado pela gravadora CID, pelo selo Itamaraty no qual lançou o álbum Lp desta postagem. Nesse mesmo ano, iniciou nova fase profissional atuando na noite do Rio de Janeiro, como diretor musical da casa noturna "A Lapa", que tinha na direção geral o crítico José Fernandes, com Rosita Gonzales e Carlos Alberto, onde criou arranjos e acompanhou diversos artistas.

Na década de 1970, Ararypê esteve ativo, tendo fundado a boite "Feitiço da vila, juntamente com Jorge Goulart e a cantora Nora Ney. Reinaugurou a boite "Night and Day", no Hotel Serrador, com o show "Cassino da Urca" e produziu a gravação de discos de outros artistas.

No cinema participou com o ator Grande Otelo no filme "Transas no Turfe". Em 1974, inaugurou a boite "Papillon", no Hotel Intercontinental.

Em 1981, ao lado do cantor italiano Vito Mariella criou o próprio selo, onde lançou o compacto duplo intitulado "Música Não Tem Pátria", com a participação de seu conjunto e de Vito Mariella. No ano seguinte, retornando aos bailes, montou o show "Itália Amor e Canções", se apresentando em vários estados do Brasil, atuando assim pelos anos seguintes. 

Em 2003, ao lado do arranjador e pianista Mauro Henrique Salles, produziu o álbum, no formato Compact Disc - Cd, intitulado "Recado e Mim - Tainã Uarani", no qual foram gravadas seis composições de sua parceria com Tainã Uarani.

No dia 26 de julho de 2008, criou os arranjos para oshow "Candeias Jota Junior - 84.9", tendo como convidada a cantora Helena de Lima, onde atuou ao lado de seu Sexteto, no Clube Militar do Rio de Janeiro.   

Como professor atua na Escola de Música in Concert, onde se dedica ao preparo de novos músicos.

A seguir, as canções que foram selecionadas para o álbum "Parada Rio São Paulo", de 1971:

01. Kiriê; 
02. It's too late;
03. If;
04. Rainy days and mondays;
05. Oh me, oh my;
06. Amada amante;
07. Karani karanuê;
08. Quem mandou você errar?;
09. Mas que doidice;
10. De tanto amor;
11. Desacato;
12. Y despues del amor.

















Jorge Claudius & Ararypê Silva


Links:

ARARYPÊ & SEU CONJUNTO - PARADA RIO SÃO PAULO


CID - COMPANHIA INDUSTRIAL DE DISCOS / ITAMARATY - BRASIL 1971


2 comentários:

  1. Excelente lembrança do trabalho realizado pelo grande músico e maestro Ararypê Silva e excelente esta foto dele junto ao grande intérprete Jorge Claudius quando da participação especial no último disco do cantor.

    ResponderExcluir
  2. Lindas
    Lembranças,
    Fico

    Emocionado
    Fazer parte de uma estória linda como a nossa ab parabéns

    ResponderExcluir