sábado, 5 de setembro de 2020

CARAVELLI - FAIS COMME L'OISEAU - VOCÊ ABUSOU (1973)

Nesta postagem, resgato um álbum de músicas orquestradas que aprecio muito. Trata-se do disco intitulado "Fais Comme L'Oiseau - Você Abusou", da Orquestra Caravelli, que foi lançado no Brasil, em 1973, pela gravadora CBS, com o selo Epic.

Caravelli foi mais orquestra francesa a despontar nas décadas dos anos 1960 a 1980, em uma época que predominou o gosto por orquestras, criando o estilo que depois foi designado como “Easy Listening”

Sua característica principal era executar arranjos orquestrados da música pop da época, independente da sua origem. Destacam-se o uso de violinos e sonoridade melodiosa dos arranjos.

Diferentemente da versão do álbum original francês, no lançamento do Brasil foram incluídas as canções Á distância, de Roberto e Erasmo Carlos e a lindíssima Here's to you, composição do grande mestre Ennio Morricone e excluídas duas canções, que incluí nesta postagem como bônus.

O líder, arranjador e compositor da orquestra Caravelli era o maestro Claude Vasori, que já comentamos em postagens anteriores.

O destaque da Orquestra Caravelli, são os violinos harmoniosos e o tom melodioso dos arranjos, lembrando um pouco o estilo do maestro Franck Pourcel. Sua discografia é vasta, composta de dezenas de álbuns, muitos já postados na internet, inclusive aqui no blog LaPlayaMusic Oldies.

A seguir, a listagem das canções constantes no álbum brasileiro e os bônus franceses excluídos e aqui adicionados:

01. Fais comme l'oiseau (Você abusou);
02. A distância;
03. Me and mrs. Jones;
04. Clair;
05. Si on chantait;
06. Le lundi au soleil;
07. Here's to you (Tema do filme "Sacco and Vanzetti";
08. Les matins d'hiver;
09. Happy (Tema de amor do filme "Lady Sings The Blues");
10. Le lac majeur 
11. Le prix des allumettes;
12. Rendez-vous au Corcovado;

Bônus:
13. Blue banc rouge;
14. Laisse moi vivre ma vie 
























Links:

Nenhum comentário:

Postar um comentário