quarta-feira, 28 de abril de 2021

RONALDO BASTOS - CAIS (1995)

Nesta postagem, apresento o álbum "Cais”, do compositor e produtor musical Ronaldo Bastos, que foi inicialmente lançado no Brasil pela gravadora Som Livre e posteriormente em 1995, pela gravadora Dubas Musica em parceria com a Warner Music.

Ronaldo Bastos nasceu em Niterói, Rio de Janeiro, em 21 de janeiro de 1948 e foi um dos fundadores do Movimento musical “Clube da Esquina”, durante os anos 1970, onde tinha a presença marcante de Milton Nascimento. Também fez parte do coletivo de poetas e artistas “Nuvem Cigana, no Rio de Janeiro.

No Clube da Esquina, nos anos 1970, por meio do Milton Nascimento, veio a conhecer outros integrantes famosos, tais como Fernando Brant, Marcio Borges, Lô Borges, Beto Guedes, entre outros.

Foi nesse meio, que Ronaldo Bastos iniciou sua carreira de produtor musical, tendo sido convidado por Milton Nascimento a produzir o primeiro disco do Clube da Esquina, lançado em 1972. Considero esse disco como um dos melhores da carreira de Milton Nascimento.

Na sequência ele participou da produção de outros discos do cantor e compositor Milton Nascimento, como o “Minas (1975)” e “Geraes (1976), além de co-produzir o disco duplo “Clube da Esquina 2”, de 1978.

Como produtor realizou os álbuns “Recado (1978)”, de Gonzaguinha, “Pássaros (1979), de Toninho Horta e os três primeiros álbuns do Beto Guedes, “A Página do Relâmpago Elétrico (1977)”, “Amor de Índio (1978)” e “Sol da Primavera (1979)”.

Além do trabalho de produção, são destaques as seguintes composições, que fazem ainda muito sucesso, tais como: Fé cega, faca amolada (Milton Nascimento), Todo azul do mar (14 Bis), Um certo alguém (Lulu Santos), Chuva de prata (Gal Costa & Roupa Nova), Nada será como antes (Paralamas do Sucesso), O trem azul (Antonio Crlos Jobim) e muitas outras.

Em 1985, participou juntamente com Antonio Carlos Jobim, na elaboração da trilha sonora da minissérie brasileira “O Tempo e o Vento”, que foi exibida pela Rede Globo de Televisão.

Na década de 1990, fundou a gravadora Dubas Música, um dos mais longevos selos independentes do Brasil, que se tornou referência pela curadoria musical e design de seus lançamentos.

Foi considerado um dos maiores e prolíficos compositores brasileiros da segunda metade do século XX em diante, com parcerias em canções com diversos artistas, entre eles, Milton Nascimento, Antonio Carlos Jobim, Lô Borges, Edu Lobo, Danilo Caymmi, Celso Fonseca, Beto Guedes, Guilherme Arantes, Toninho Horta, Marina Lima, João Donato, Ed Motta, Flavio Venturini, Lulu Santos, Tito Madi, Joyce, entres outros.

Suas composições foram gravadas por Elis Regina, Nana Caymmi, Caetano Veloso, Sarah Vaughn, Milton Nascimento, Gal Costa, Alceu Valença, Angela Maria, Jussara Silveira, RPM, Roupa Nova, Simone, Ney Matogrosso, Chico Buarque, entre outros.

Em 2018, por ocasião de seus 70 anos, foi homenageado pela banda “Samuca e a Selva”, que gravou o álbum “Tudo o Que Move é Sagrado”, com releituras de algumas de suas composições mais emblemáticas.

No ano de 2019, com louvor, recebeu o prêmio “Profissionais da Música”, pela sua força poética e sua contribuição à música brasileira.

Fonte: Wikipedia, abril 2021

O álbum desta postagem, com produção de Milton Nascimento, contém uma compilação de interpretações para as composições de Ronaldo Bastos, a seguir citadas:

Faixas:

01.   Cais (Caetano Veloso);

02.  Sonho real (Gal Costa & Wgner Tiso);

03.  Fé cega, faca amolada (Alceu Valença);

04. O trem azul (Antonio Carlos Jobim);

05.  Circo marimbondo (Chico Buarque de Hollanda & Mestre Marçal);

06. Nada será como antes (Os Paralamas do Sucesso);

07.  Amor de índio (Milton Nascimento & Túlio Mourão);

08. Bons amigos (Ângela Maria & Nouvelle Cuisine);

09. Todo azul do mar (Beto Guedes & Roupa Nova);

10.   A página do relâmpago elétrico (RPM).



















































Links:

RONALDO BASTOS - CAIS



DUBAS MUSICA / WARNER MUSIC - BRASIL 1995



2 comentários:

  1. Boa tarde.
    Enviei um e-mail para você.

    Iluvatar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, bom dia.
      Não recebi. Pode ter ido para caixa de spam e eu apaguei por engano. Posso ajudar?
      Um grande abraço. Hedson

      Excluir