quarta-feira, 20 de outubro de 2021

DARIO LOPES - AS MÚSICAS DE HENRY MANCINI EM BOSSA NOVA (1999)

Há dias atrás postei uma coletânea do maestro Henry Mancini. Aproveitando esse fato, apresento nesta postagem um tributo das músicas dele, em estilo Bossa Nova. 

O álbum intitulado "As Musicas de Henry Mancini em Bossa Nova", foi lançado no Brasil, 1999, pela gravadora CID - Companhia Industrial de Discos, com a interpretação e arranjos do músico guitarrista Dario Lopes. A produção artística musical coube a Durval Ferreira. 

Posteriormente, em 2014, esse mesmo disco teve uma edição remasterizada pela gravadora Discmedi, que foi lançada na Espanha. No entanto, infelizmente, não há referência na capa e contra capa, do músico que interpreta as músicas desse disco.  

Dario Lopes atuou como guitarrista na antiga TV Tupi, nos programas "A Grande Chance" e "Um Instante Maestro", ambos apresentados por Flávio Cavalcanti, no "AP Show", de Aérton Perlingeiro e "Embalo", com o maestro Erlon Chaves, além de diversos humorísticos da emissora. 

Também atuou no programa "Buzina do Chacrinha" e em outros musicais da TV Excelsior. Em 1968, foi contratado pela TV Globo, trabalhando durante 10 anos como músico e 22 anos como maestro e produtor musical.

Compôs mais de mil obras para a emissora, entre temas incidentais e vinhetas, tendo sido responsável por programas, tais como, "Roberto Carlos Especial (5 edições)", "Saudade não tem Idade", "A Festa é Nossa", "Balança mais não cai", "Brasil 79", com Bibi Ferreira, "Nelson Gonçalves Especial", "Fantástico (durante 4 anos)", "Chico Anysio Show (durante 12 anos)", "Os Trapalhões (durante 8 anos)", "Video Show (durante 10 anos)" e "A Turma do Didi".

Na teledramaturgia, participou da minissérie "A, E, I, O Urca", da novela "Maria Maria" e do primeiro "Caso Especial a cores", o episódio "O caminho das pedras".

Como guitarrista e arranjador, atuou em gravações de discos de diversos artistas brasileiros. Foi integrante de várias orquestras, tais como as de Ed Maciel, Peter Thomas e Waldyr Calmon.

Seu primeiro álbum foi lançado em 1968 e se intitulava "Guitarra Em Nova Dimensão".  Em 1997, lançou o álbum "Dario Lopes - Soft Guitar. Em 1999, gravou obras de Ary Barroso, Henry Mancini e Lupicínio Rodrigues, para a série "Som Ambiente", da gravadora CID.

A interpretação do disco da postagem deu um toque brasileiro para as composições de Henry Mancini, fato que já tinha sido realizado pelo maestro Waltel Branco, quando gravou o álbum "Mancini Também é Samba", em 1966. 

A seguir, as músicas que compõem a seleção deste disco;

01.  Champanhe and quail;
02. Charade;
03. Days of wine and roses;
04. Royal blue;
05. Megeve;
06. Moon river;
07. Sally's tomato;
08. Breakfast at Tiffany's;
09. Night side;
10. Latin snowfall;
11. Mr. Lucky;
12. Dreamsville.




Capa (Front) - Edição Brasil - CID 1999







Contra Capa (Back Cover) - Edição Brasil - CID 1999






Selo (Label) - Edição Brasil - CID 1999






Capa (Front) - Edição Espanha - Discmedi 2014






Contra Capa (Back Cover) - Edição Espanha - Discmedi 2014




Links:

2 comentários:

  1. Dario Lopes, excelente Guitarrista, e Músico Arranjador, sabia que no seu Disco de estréia em 1968, o Tony Tornado fez a Percurssão e Vocais?
    Parabéns pela Postagem.

    ResponderExcluir
  2. Olá, Silvestre
    Essa eu não sabia.
    Blza.
    Obrigado. Hedson

    ResponderExcluir