segunda-feira, 8 de novembro de 2021

CYRO AGUIAR - INSPIRAÇÃO... (1967) REPOST

Após muitos pedidos, finalmente, chegou a vez de repostar o raro álbum "Inspiração...", do cantor e compositor brasileiro Cyro Aguiar, que foi lançado no Brasil, no ano de 1967, pela gravadora Continental. 

Ciro Mendes de Aguiar ou simplesmente Cyro Aguiar, como é conhecido, nasceu na cidade de Salvador, Bahia, no dia 09 de dezembro de 1942. Estudou canto com Mariah Costa, no Instituto de Musica de Salvador e ainda adolescente apresentava-se interpretando musicas de Hekel Tavares e Dorival Caymmi.

Em 1961, depois abandonar a Academia Militar das Agulhas Negras, localizada na cidade de Resende, Rio de Janeiro, ingressou na Rádio Mayrink Veiga, onde se apresentou no programa “Hoje é Dia de Rock”, enquanto esperava para ser contratado por uma gravadora. Antes de assumir a carreira profissional, trabalhou como bancário e professor de violão.

Em novembro de 1963, assinou contrato com a gravadora RCA Victor, lançando sua composição chamada Itaparica, que não chamou muita a atenção do mercado. Lançou mais dois discos pela RCA e em seguida transferiu-se para a gravadora Continental, onde gravou dois álbuns Lp’s e alguns compactos que incluía o sucesso  A loucura das garotas.

Em 1970, estudou no Instituto Villa-Lobos, participando do seu coral e no ano seguintes cantou no VI Festival Internacional da Canção – FIC, da TV Globo, no Rio de Janeiro.

Em 1972, atuou na ópera “Jesus Cristo Superstar” e lançou na gravadora Philips a sua composição Asfalto falsificado, que fez relativo sucesso na época. No ano seguinte, lançou o seu maior sucesso, a canção Do you like samba. Nesta música satirizava o modismo de gravar pop-rock brasileiro em inglês.

Continuou ativo durante os próximos anos e em 1990 lançou uma coletânea de suas gravações de inicio de carreira. Em 1995, lançou um álbum no formato Cd, no qual fazia uma mistura de rock e samba.

Cyro Aguiar lançou diversos discos e vendeu mais de 500 mil cópias, que lhe renderam diversos prêmios e o carisma do público nos palcos brasileiros que atua. Nos últimos anos, tem apresentado dois programas de grande sucesso na radio Tropical FM, “Samba Show” e “Éramos Todos Jovens”. Seu último trabalho com destaque foi a música Me ilumina

O álbum desta postagem, em grande parte foi obtido do material de Johnson Cruz, de Salvador/Bahia, que forneceu para algum blog, o qual baixei e que infelizmente não lembro qual era.

A seleção das músicas que compõem esta postagem, foram acrescidas de duas faixas bônus, extraídas de um compacto simples, de 1965, lançada pela mesma gravadora, a seguir listadas:

01. Livre (Born Free)
02. Leninha
03. O Gavião (I Need Your Love Tonight)
04. Preso Por Um Beijo
05. Desprezado
06. Fany (He Reminds Me Of Me)
07. Pot-Pourri De Sucessos (Adaptação De J. Luna):
       Boiadeiro
       Tico-Tico
       Sabiá
       Pé De Serra
       Assum Preto
08. Meia Noite (Midnight)
09. A Bossa Da Conquista (Tecnique)
10. Menina
11. Receita Para Me Conquistar

Bônus:
12. Maria bonita;
13. Al telefone con te.

























Selo (Label) - 2ª Prensagem


Links:




2 comentários: