quinta-feira, 2 de dezembro de 2021

DAVE MACLEAN - WE SAID GOODBYE (EP 1974)

Nesta postagem, apresento o compacto simples do cantor e compositor brasileiro Dave Maclean, que fez sucesso na década de 1970, cantando músicas em inglês. O disco foi lançado no Brasil, em 1974, pela gravadora RCA, com o selo Central Park Tapes e tinha como foco principal a canção We said goodbye.

Dave Maclean é o nome artístico de José Carlos  Gonzales e nasceu em São Paulo, no dia 20 de setembro de 1944.

Filho de espanhol, já aos cinco anos de idade se interessou em cantar e tocar. Em 1969, fundou um grupo para tocar em bailes, chamado "Os Botões", que posteriormente passou a se denominar "The Buttons".

Em 1973, a gravadora Som Livre, ligada a Rede Globo de Televisão fez uma proposta para que Dave gravasse em inglês, cujas músicas seriam inseridas nos temas das telenovelas. Naquele período as trilhas sonoras da Som Livre faziam decolar as vendas de quaisquer discos dentro de sua programação. Foi assim que ele se tornou muito popular naquele período.

Dave Maclean emplacou vários hits, tais como, Me and you, tema da novela "Os Ossos do Barão", que ocupou a primeira posição no cenário musical de 1974, We said goodbye, Tears, que também foi gravada pelo cantor Chrystian e Feelings

A canção We said goodbye foi um retumbante sucesso e recebeu o disco de ouro no México e no Brasil. No México, ele conseguiu o notável feito de posicionar na parada de sucessos quatro canções entre as dez primeiras. O cantor também teve reconhecimento em países como Filipinas, Equador, Panamá, Portugal, Estados Unidos, Espanha, França e Inglaterra.

Nas décadas seguintes, anos 1980 e 1990, a febre de cantores gravando em inglês havia diminuído e Dave Maclean segue novo rumo. Ele convida os irmão Munhoz para formarem o trio intitulado "Dollar Company", que permaneceu por mais de 15 anos. 

Em 1996, montou uma nova banda, denominada "Montana Country", aproveitando uma nova onda de modernização da música country americana. 

Como compositor de música pop e sertaneja, seus trabalhos em português foram divulgados por artistas, tais como, Gian & Giovani (Mil corações), Sérgio Reis (Palavras de amor e Na outra mão),  Sula Miranda (Fogo e palha), Sandy & Junior (Para dançar com você e Ser Criança), Nalva Aguiar (Cowboy de rodeio), entre outros.

Dave Maclean também participou das gravações de outros artistas, expoentes da música nacional, tais como, Zezé Di Camargo & Luciano, Leandro & Leonardo, Edson & Hudson, Amado Batista, Joana, Sergio Reis, Sula Miranda, Willie Nelson, Duduca & Dalvan, Marlon & Maicon, entre outros.

Nos anos 2000, ele se apresentou com shows de música pop, cantando canções de Bee Gees, Elton John, Johnny Rivers e Beatles. Também apresentou o show "Hits Again", interpretando seus antigos sucessos e de seus contemporâneos da melhor fase dos anos 1970, tais como Paul Denver, Steve Maclean, Pholhas, entres outras daquele período.

As músicas que compõem a postagem do compacto, acrescidas de duas faixas bônus do blog, são as seguintes:

01. We said goodbye;
02. Now I know;

Bônus:

03. Por que nos dijimos adios (We said goodbye);
04. Do you wanna dance.



















Links:

DAVE MACLEAN - WE SAID GOODBYE


RCA / CENTRAL PARK TAPE - BRASIL 1974


Nenhum comentário:

Postar um comentário