Atendendo a pedidos dos amigos André, Saulo e Caratti, reapresento o álbum "Seleção de Ouro - 20 Sucessos", da cantora Waleska, que foi postado em julho de 2013. O disco foi lançado no Brasil em 1991, pela gravadora EMI, com o selo Copacabana Discos.
A cantora que estamos resgatando no blog é uma artista, que traduz muito fortemente esse estilo, sendo conhecida como “Rainha da Fossa”. Segundo o crítico musical Rodrigo Faoro, ela pode ser considerada “o Anísio Silva de saias”, cantor que fez muito sucesso na década de 1960, cantando justamente nesse estilo.
Waleska (Maria da Paz Gomes) nasceu no Espírito Santo em 29/09/1941 e iniciou sua carreira em Belo Horizonte, na década de 1960, juntamente com Clara Nunes e Milton Nascimento. Já no Rio de Janeiro, foi crooner da boate Arpége, de Waldir Calmon e gravou seu primeiro disco na gravadora CBS, ao lado de Roberto Carlos e Elis Regina.
Foi amiga da cantora Maysa e do poeta, cantor e compositor Vinícius de Moraes e no período entre os anos 1960 e 1980 foi proprietária de duas das mais importantes casas noturnas de Copacabana, no Rio de Janeiro, que eram a PUB Bar (Pontifícia Universidade dos Boêmios), apelido dado pelo jornalista e compositor Sérgio Bittencourt e boate Fossa, frequentadas por artistas, políticos e intelectuais.
Como curiosidade, segundo Rodrigo Faoro, a cantora era venerada por Sérgio Bittencourt, que foi jurado do programa de Flávio Cavalcanti, fazendo declarações de amor em cadeia nacional.
Recebeu de Vinícius de Moraes o apelido de “Rainha da Fossa”, referindo-se ao seu jeito intimista de interpretar músicas dor de cotovelo, cantando de Lupicínio Rodrigues, Dolores Duran, Antonio Maria a Maysa. Dizia Vinícius, que “Waleska tem a canção certa para a dor exata. Ela é a rainha da fossa”.
Apesar de não fazer muito sucesso no rádio, a cantora Waleska se notabilizou no circuito de boates do Rio de Janeiro e São Paulo, tendo um público cativo que estava sempre presente nos shows que realizava.
No exterior apresentou-se na Europa (Portugal e Itália), Estados Unidos, Argentina e Uruguai. Com mais de 20 álbuns gravados, Waleska é considerada uma das mais fiéis interpretes românticas da Música Popular Brasileira – MPB.
A cantora Waleska faleceu em decorrência de um câncer em 14 de outubro de 2016.
Fontes: http://waleskacantoradafossa.wordpress.com e Rodrigo Faoro.
Muito obrigado... Album Raríssimo!!!
ResponderExcluir