Nesta postagem, apresento um raríssimo álbum intitulado "Ye, Ye, Ye After Midnight...", do grupo The Phantons, lançado no Brasil em 1966, pela pouco conhecida gravadora Presence Discos. Foram editados apenas 500 cópias desse disco, que é cotado em torno de $ 350 a 400 dólares na internet.
Apesar do nome em inglês, The Phantons foi uma banda brasileira. Inicialmente, foi chamada de "Os Fantasmas" e era formada por Fernando (guitarra base), Paulinho (guitarra solo), Álvaro (baixo) e o baterista era variável.
Após a saída de Álvaro que foi para o grupo "Luizinho & Seus Dinamites", Fernando passou a a fazer o baixo elétrico e Paulinho ficou na guitarra solo. Para completar, Gerson entrou no conjunto na guitarra base e Luis Carlos na bateria.
Em 1965, Paulinho deixa o grupo e também foi para o "Luizinho & Seus Dinamites", entrando no seu lugar Deofrance na guitarra solo. A partir desse momento, com o ingresso de Bebeto, na guitarra, o grupo passou a se denominar oficialmente "Os Fantasmas". O uso do nome "The Phantons" ocorreu somente em 1966, nas apresentações na TV e gravação do álbum.
Para lembrar, fato que ocorreu com várias bandas brasileira dos anos 1960, as guitarras utilizadas pelo grupo foram feitas por Luiz Carlos, com materiais comprados na Casa Oliveira, do Rio de Janeiro, tendo como modelo uma guitarra da Fender. A bateria deles era uma Arco Íris.
A estréia oficial do grupo ocorreu em 15 de outubro de 1965, no aniversário de 15 anos da irmã de Luiz Carlos. A partir desse instante, começaram a tocar em festas, colégios, circos, bailes de debutantes e logo foram convidados a participar do programa "A Festa do Bolinha", na TV Excelsior, Canal 2, no Rio de Janeiro.
Posteriormente, conheceram Mário Luiz, da TV Globo e começaram a tocar periodicamente no programa "TV Fone". Uma curiosidade, a primeira vez que o cantor Márcio Greick cantou foi com o acompanhamento dos The Phantons.
Em agosto de 1966, com a fundação do selo Presence Discos, pelo produtor Carlos Biasi e com o cantor Jorge Eduardo, eles convidaram o grupo para lançar o seu primeiro disco "Ye, Ye, Ye Midnight After..." Nas gravações do álbum, a banda fez a base, Deofrance fez os solos e Jorge Eduardo, sócio da gravadora, fez os vocais.
Por iniciativa do produtor Carlos Biasi, o segundo disco, foi um compacto duplo de natal. O terceiro e último álbum intitulado "A Praça", foi lançado em 1967, com limitada tiragem, o que o torna muito raro.
Ainda na TV Excelsior, o grupo fez apresentações semanais no programa "Ponto de Encontro". Também tocaram no programa de Sarita Campos.
Com o fim da banda, seus integrantes Fernando, Deofrance e Luiz Carlos deram origem ao grupo "Os Jóias". Ainda como "The Phantons", realizaram para a TV, um gingle na propaganda do refrigerante Crush, com a música Satisfaction, dos Rolling Stones.
Excelente postagem Hedson.
ResponderExcluirEsse disco lembra os tempos dos bailinhos nos clubes da cidade! Grato!