segunda-feira, 1 de julho de 2024

OS FARROUPILHAS - OS FARROUPILHAS (1963) REPOST

Hoje, reapresento uma postagem de setembro de 2011, quando o blog LaPlayaMusic Oldies tinha somente três meses de existência. 

Trata-se do álbum "Os Farroupilhas", do grupo de mesmo nome, lançado no Brasil, em 1963, pela gravadora RGE, com os selos Fermata e Farroupilha. Este material foi retirado de um disco de 78 rotações. 

Para quem não conhece Os Farroupilhas, esse grupo vocal foi criado na Rádio Farroupilha, em Porto Alegre, no fim da década de 1940. 

No início restringiam-se ao repertório típico gaúcho com sucessos como Negrinho do PastoreioBoi Barroso e Pezinho. Nesse estilo gravaram vários discos, como "Gaúcho", "Gaúchos em Hi-fi" e "Gaúchos na Cidade". 

Na década de 1960 fizeram trabalhos ligados à bossa nova, mudando um pouco o estilo. Entre seus maiores sucessos destacam-se Bolinha de Sabão, de (Orlandivo/ A. de Azevedo), Moça da Chuva, de (Paulinho Nogueira/ R. Moreira), Azul Contente, de (W. Santos/ T. Souza) e Papai Walt Disney.

Sidney Moraes, um dos integrantes, posteriormente lançou o grupo "Os Três Morais", juntamente com Jane, que depois formou o "Jane & Herondy" e mais tarde se lançou- em carreira solo como cantor de boleros, com o nome de Santo Morales.

Em meados da década de 1980, pouco antes da extinção do grupo, foi substituído por Sabá, ex-baixista dos grupos Jongo Trio e Som Três. 

Em 1997 o fundador Tasso Bangel criou outro grupo, o Sexteto Brasil de Cordas. Outros integrantes foram Danilo Vidal de Castro, Iná Bangel e Estrela D'Alva Lopes de Castro. Vale conhecer pela raridade e pela memória da música brasileira.

A seleção do disco desta postagem é composto pelas seguintes faixas:

01. Por causa de você; 
02. O que eu gosto de você; 
03. Azul contente; 
04. Moça da chuva; 
05. Insensatez; 
06. A menina de trança; 
07. Bolinha de sabão; 
08. Isto é bossa nova; 
09. Pequena marcha para um grande amor; 
10. João Sebastião Bach; 
11. Palhaçada e 
12. Vozes e flores.
















Links:


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário