sexta-feira, 6 de setembro de 2024

CAETANO VELOSO - MARCIANITA (1993 - Maxi Single)

Nesta postagem, apresento um raro "Maxi Single" do cantor brasileiro Caetano Veloso, lançado no Brasil, em 1993, pela gravadora Polygram, com o selo Philips.

Com mais de 4o álbuns lançados, o compositor, cantor, músico, produtor, arranjador e escritor baiano é considerado um dos artistas mais influentes do Brasil, desde a década de 1960.

Caetano Emanuel Viana Teles Veloso nasceu em Santo Amaro, Bahia, no dia 07 de agosto de 1942. Construiu uma obra musical marcada pela releitura e renovação, sendo considerada amplamente como possuidora de grande valor intelectual e poético. 

Embora desde cedo tivesse aprendido tocar violão em Salvador, Caetano Veloso iniciou seu trabalho profissionalmente apenas em 1965, com o compacto simples Cavaleiro / Samba em paz, enquanto acompanhava a irmã mais nova Maria Bethânia, por suas apresentações nacionais do espetáculo "Opinião", no Rio de Janeiro.

Sua carreira individual iniciou interpretando canções de bossa nova, sob influência de João Gilberto, um dos ícones e fundadores desse  tipo de música. 

Colaborou com os primórdios de de um estilo musical que ficou conhecido como MPB - Música Popular Brasileira, deslocando o melodia pop na direção de um ativismo político e de conscientização social. O nome ficou então associado ao movimento "hippie" do final dos anos 1960 e às canções do movimento da "Tropicália". 

Para mais detalhes sobre a extensa carreira do cantor, recomendo acessar o Wikipedia. 

O disco da postagem contém quatro faixas mais populares e não compostas por Caetano Veloso, que se destacaram pela interpretação imposta pelo estilo do cantor, sendo sucesso imediato nas rádios da época. 

Também cabe mencionar que a quinta faixa Pecado original é a única composição do próprio Caetano Veloso e a mesma ainda era inédita em outros formatos (Lp, K-7, Cd):

01. Marcianita (Com os Mutantes);
02. Ouro de tolo;
03. Fera ferida;
04. Sonhos;
05. Pecado original.

Bônus:
06. Só vou gostar de quem gosta de mim. 






Nenhum comentário:

Postar um comentário