O instrumentista italiano, Fausto Papetti, foi pioneiro no estilo saxofone romântico e sensual, tendo a sua obra amplamente conhecida em todo o mundo, não somente pelas seleções musicais com sucessos populares da época e de outros estilos como o jazz, mas e principalmente pelas capas audaciosas dos álbuns, onde predominavam lindas mulheres em poses sensuais.
Fausto Papetti nasceu em Viggiú, na Lombardia, no dia 28 de janeiro 1923 e morreu na cidade de San Remo, em 15 Junho de 1999. Se destacou como saxofonista, com uma extensa e produtiva discografia. Em 45 anos de carreira, ele foi sem dúvida no estilo, um dos maiores e mais talentosos saxofonistas de todos os tempos.
O auge de Fausto Papetti ocorreu por toda a década de 1960 e 1970, posteriormente continuando com menos expressão, devido a queda do gosto por orquestras e instrumentais, incluindo a América Latina.
Durante o período de maior esplendor, a década de 1970, Papetti chegou a produzir dois álbuns por ano, sendo o vigésimo, o mais vendido de todos, ocorrido no ano de 1975.
Esse instrumentista deixou seguidores, não só pelo estilo dos arranjos, mas principalmente pelo desenvolvimento das capas. Alguns desses seguidores foram Johnny Sax ou Piergiorgio Farina e Gil Ventura e até alguns instrumentistas de saxofone brasileiros.
Nesta postagem, apresento o disco "Il Mondo Di Papetti nº 3", lançado na Itália, em 1986, pela gravadora Durium. A seguir as músicas que fazem parte da seleção do álbum da postagem:
01. Aquarius;02. Imagine;03. Once in a while;04. 'A canzuncella;05. Brasilia carnaval;06. Love theme from Blade Runner;07. Cabaret;08. Don't cry for me Argentina;09. The way we were;10. Arthur's theme;11. Samba de sausalito;12. Moça;13. Isn't she lovely;14. Moonflower;15. Reality;16. Sunshine reggae.
Nenhum comentário:
Postar um comentário