quarta-feira, 2 de julho de 2025

TOP OF THE POPS - VOLUME 1 (1968)

Nesta postagem, apresento o primeiro volume da série britânica "Top Of The Pops", lançada no Reino Unido, em 1968, pela gravadora Pickwick, com o selo Hallmark. 

"Top of The Pops" é o nome de uma série de discos lançada pela Pickwick Records, com o selo Hallmark, no período de 1968 a 1985, que continha versões covers anônimos de singles de sucesso da época de seu lançamento.

As gravações tinham como objetivo reproduzir o som dos sucessos originais da forma mais fiel possível. Os álbuns foram gravados por um grupo de estúdio composto por músicos de estúdio e cantores que não foram creditados, embora incluíssem Tina Charles e Elton John antes de se tornarem famosos por mérito próprio.

O produtor musical Allan Crawford concebeu a ideia para o “Top of The Pops”, tendo notado que várias gravadoras britânicas, como a “Music for Pleasure”, foram pioneiras no formato de covers anônimos durante 1967 e 1968.

A ideia principal de Crawford era criar uma série contínua de álbuns com o mesmo título. A gravadora Pickwick concordou em empreender a ideia de Crawford e o primeiro volume foi lançado em meados de 1968, contendo versões de doze sucessos, incluindo Young girl, Jennifer eccles, Do you know the way to San Jose e I can't let Maggie go. Um segundo volume foi lançado no final do ano e incluía versões de duas músicas dos Beatles.

Em 1969, novos volumes começaram a aparecer em intervalos regulares, com um novo álbum lançado a cada seis ou oito semanas. Os números dos volumes não eram indicados nas capas dos discos, e cada edição era simplesmente chamada de “Top of The Pops”, nome derivado do programa de televisão da BBC com o mesmo nome, sem marca registrada, com o qual não havia conexão direta.

No início da década de 1970, a série “Top of The Pops” obteve considerável sucesso e vendas expressivas. Álbuns de baixo custo foram aceitos nas principais paradas de álbuns do Reino Unido por alguns meses em 1971, período em que quatro discos do “Top of Tthe Pops” alcançaram o topo das paradas e dois alcançaram o primeiro lugar. No entanto, foram desclassificados no início de 1972, pois seu baixo preço foi percebido como uma vantagem injusta no mercado.

Os álbuns continuaram a ser lançados em intervalos regulares ao longo da década de 1970, com o tema geral e a arte da capa inalterada. As capas apresentavam modelos femininas em trajes de época, algumas com as modelos em roupas curtas, como minissaias e biquínis.

Além da série central de “Top of The Pops”, a Hallmark lançou um resumo anual para cada ano, começando em 1969 e terminando em 1981, além de outro em 1984 (que foi gravado especialmente, já que a série principal já havia sido encerrada). Pickwick também reuniu faixas de “Top of The Pops” para vários outros projetos de álbuns spin-off, incluindo coleções temáticas de artistas específicos (como “Top of the Poppers Sing & Play the Beatles' Golden Hits”) e uma série comercializada para crianças, sob o nome “Top of The Tots”.

Os álbuns principais também venderam bem na Europa e, no início da década de 1970, uma curta série de 'Edições Europa' especiais foi gravada e lançada, com faixas diferentes dos álbuns contemporâneos do Reino Unido.

No final da década de 1970, a principal banda de estúdio responsável pelas gravações foi dissolvida, e tanto o líder do grupo, Tony Rivers, quanto o produtor regular, Bruce Baxter, deixaram o grupo. Como resultado, a partir de 1978, a gravadora Pickwick compilou os álbuns a partir de material gravado por gravadoras externas. A série foi encerrada em 1982 com o volume 91, embora um volume único, o nº 92 tenha sido lançado em 1985.

As coletâneas de fim de ano foram lançadas no formato Cd, assim como quatro dos 92 conjuntos originais. A Pickwick também lançou uma série de coletâneas temáticas baseadas em gravações do “Top of The Pops”, em Cd’s como “Disco Fever”, “When They Was Fab” e “Knowing Me, Knowing You”, um álbum tributo ao Abba.

Além disso, a maioria dos álbuns doTop of The Pops” foi lançada em serviços de streaming de música em vários países, creditados aos "Top of The Poppers".

A seguir, a seleção das músicas que compõem o volume 1 apresentados nesta postagem:

01. Young girl;
02. My name is Jack;
03. Can't take my eyes off you;
04. Blue eyes;
05. Something here in my heart;
06. Jennifer Eccles;
07. Do you know the way to San Jose;
08. I can't let Maggie go;
09. Lovin' things;
10. Where is tomorrow;
11. La la la;
12. Boy


















Links:




.=.=.=.=.=.=.=.=.=.=.=.=.=.=.=.=.=.=.=.=.=.=.=.=.=.=.=.=.=.=.=.=.=.