2017

2017

domingo, 5 de março de 2017

WALDEMIRO LEMKE E SUA ORQUESTRA - (1973)

Hoje em nosso blog, homenageamos o músico, compositor e arranjador Waldemiro Lemke, o maestro campeão dos bailes de formatura, como era conhecido, que nasceu em 1924, na cidade de Joinville, Santa Catarina, numa família de músicos, onde ainda garoto, aprendeu a tocar violino.

Morou em Blumenau, Santa Catarina, onde conheceu a mulher, Ingeborg, e posteriormente em Santos, São Paulo. Nessa cidade, tocou num cassino da Ilha Porchat.

Quando se mudou para São Paulo, capital, Waldemiro assumiu o contrabaixo num grupo de jazz. Trabalhou nas TVs Paulista, Excelsior e Cultura, foi jurado num programa da rádio Nacional apresentado pela Hebe, e na sequência se tornou maestro.

Nos anos 1960 e 1970, formou a “Waldemiro Lemke Coral e Cordas”, uma orquestra de baile com mais de 30 integrantes que se apresentava nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Paraná.

Brincava que era o campeão das formaturas. Mas quando elas foram tomadas pelas aparelhagens eletrônicas, a orquestra se desfez. A partir desse novo contexto foi trabalhar na gravadora Copacabana Discos, elaborando arranjos para os artistas como Jair Rodrigues, Chitãozinho & Chororó, Zezé Di Camargo & Luciano, entre outros.

Em seu último dia, já com sequelas de um AVC (acidente vascular cerebral), segurou a mão do filho, Taza, e fez que tocava piano nela. Ele morreu em 2010, aos 85 anos

O álbum desta postagem foi lançado no Brasil, pela gravadora Copacabana Discos, em 1973 e já foi postado anteriormente na internet. Peço desculpas por não citar o blog que postou, pois eu simplesmente não lembro mais de onde foi baixado. Em todo caso, procurei melhorar o material.

A seleção de do disco é composta por canções sucesso nas paradas dos anos 1970, que vai de Gilberto Reis a Elton John, sendo as seguintes:

1. Ring ring (Férias na praia);
2. Skyline pigeon;
3. Les papillons (As borboletas);
4. No silêncio do teu corpo;
5. Núpcias vermelhas;
6. Não tenho culpa de não gostar de você;
7. O homem de Nazareth;
8. Entre le ciel et la mer;
9. My love;
10. Bang-bang;
11. “A” comme amour (“A” de amor
12. Vendaval














Links:


Um comentário: