quarta-feira, 10 de abril de 2024

TONY CAMPELLO - TONY ITALIANO (1964) REPOST

Atendendo a pedidos, recompartilho um disco da Pré Jovem Guarda e que foram percursores do rock nacional.

Com esse intuito trago o álbum "Tony Italiano", do cantor brasileiro Tony Campello. Esse disco foi lançado em 1964, pela gravadora Odeon. Tinha como diretor musical o maestro Lyrio Panicalli, diretor artistico Milton Miranda e coordenador de orquestração, o maestro Peruzzi.

Tony Campello (Sérgio Beneli Campelo, nasceu em São Paulo mo dia 24/02/1936 e tem atuado como cantor e produtor musical. Interessou-se por música desde os nove anos, passando a estudar sózinho violão e piano.

De 1953 a 1958, integrou o grupo Ritmos OK, em Taubaté, São Paulo e de 1956 a 1958 no Mário Genari Filho e Conjunto. Fez sua primeira apresentação em televisão na antiga TV Paulista e exibiu-se no programa "Galera do Nelson", da Rádio  Nacional, de São Paulo. 

Gravou o primeiro disco, no formato compacto simples, em 1958,  na gravadora Odeon, que tinha as faixas Perdoa-me (Forgive me) e Belo Rapaz (Handsome Boy, cantada pela sua irmã Celly Campello.

Nos dois anos seguintes, se apresentou com a irmã no programa "Celly e Tony em Hi-Fi", na TV Record, de São |Paulo, participando ainda de shows e programas de televisão, nas principais cidades do país.

Gravou seis discos no formato Long Playing - LP, pela gravadora Odeon, fazendo sucessos com as músicas Boogie do Bebê, Pertinho do Mar, Canário e posteriormente com Lobo Mau (só lançada em versão Compact Disc - CD). 

Ao lado da irmã Celly Campello, fez sucesso no final da década de 1950 e na década de 1960. Trabalhou nos filmes "Jeca Tatu", de 1959, dirigido por Milton Amaral e "Zé do Periquito", em 1960, dirigido por Mazzaropi e Ismar Porto.

Em 1961 e 1962, recebeu o troféu Chico Viola, sendo que o segundo foi em conjunto com a irmã Celly. Viajou nos dois anos seguintes para o Paraguai e Peru. Posteriormente, pela gravadora RCA Victor, produziu discos dos artistas Celly Campello, Os Incríveis, Carlos Gonzaga Chris McClayton (Cristiano) e lançou em disco, entre outros, a duppla Deny e Dino, Sérgio Reis, Silvinha e Luis Fabiano.

Em 1974, ganhou o prêmio Rock 74, pela produção do disco "Rock das Quebradas". Apresentou-se em 1975 na Boate Igrejinha, de São Paulo, onde foram organizados os shows Cuba Libre em Hi-Fi, promovendo a volta de cantores de sucesso do final da década de 1950 e inicio de 1960 (Pré Jovem Guarda), tais como: Celly Campello, Ronnie Cord, Carlos Gonzaga, George Freedman, Baby Santiago e Dan Rockabilly.

Como produtor e pesquisador de música sertaneja, produziu quase todos os discos de Sérgio Reis, desde 1967, além de série de coletâneas "Luar do Sertão", da gravadora BMG Ariola (antiga RCA Victor, a partir de 1985). Ainda faz shows pelo interior de São Paulo.

A seleção do álbum desta postagem, contém as seguintes músicas:

01. Statera no, no;
02. Uma lágrima no rosto (Una lacrima sul viso);
03. Un baccio picolissimo;
04. Que vou fazer para esquecer-te (Come potrei dsimenticarti)
05. Ogni volta (Toda vez);
06. Ieri ho incontrato mia madre;
07. Tema de amor (Motivo d'amore);
08. L'inverno cosa fait;
09. E se amanhã (E se demani);
10. Sempre feliz (Cosi felice);
11. Non ho leta (Per amarti);
12. Quando vedrai mia ragazza.
















Links:

TONY CAMPELLO - TONY ITALIANO (Mp3)




Nenhum comentário:

Postar um comentário