sábado, 27 de agosto de 2011

PHONO 73 - VOLUME 1 - 1973

Phono 73 foi um festival de música realizado no Centro de Convenções do Anhembi, em São Paulo, no período de 11 a 13/05/1973. O evento foi promovido pela gravadora Phonogram, atual Universal e contou com quase todo o seu elenco.

O festival foi um evento de marketing da gravadora, que mantinha em seu "cast" grandes nomes de sucesso musical da época. Outra intenção era o de minimizar perante o governo, da fama de reduto de comunistas. Porém, em virtude do Brasil se encontrar nos anos mais pesados da ditadura militar, o evento acabou tendo um tom político forte, contrariando as intenções.

No evento, a mais célebre demonstração de censura foi quando Chico Buarque e Gilberto Gil tiveram o som de seus microfones cortados pela polícia que temia que cantassem a então recém-composta "Cálice". Outros fatos ocorridos, podem ser exemplificados pelo beijo na boca de Gal Costa e Maria Bethânia, assim como a vaia pela dupla Caetano Veloso e Odair José, cantando em duo a música do segundo " Vou tirar você desse lugar".

Atualmente este show, mesmo com limitações e com lacunas de apresentações, pode ser encontrado em DVD, nas principais livrarias (Saraiva, Fnac).

A postagem apresenta o disco volume 1 desse evento, com as participações de Toquinho & Vinicius, Jair Rodrigues, Wilson Simonal, Jorge Mautner, Caetano Veloso, Odair José, Ronnie Von, Raul Seixas, Erasmo Carlos e  Wanderléia, tendo sido lançado em 1973, pela gravadora Polygram, com o selo Mercury. As músicas do disco são:

1. Regra Três; 
2. Samba de Orly; 
3. Orgulho de um sambista; 
4. Orgulho da madrugada. 
5. Hino ao senhor; 
6. Rock da barata; 
7. Tudo se trasnformou; 
8. Vou tirar você desse lugar; 
9. Vai depressa; 
10. Loteria da babilônica; 
11. Me acende com teu fogo; 
12. Sentado a beira do caminho / Foi assim / Festa de arromba











Um comentário:

  1. Pode repostar o link?
    Os dois já se foram...
    Agradeço a atenção
    Denys P.R.
    ==============================

    ResponderExcluir